O inquérito que apura o acidente em que morreram 13 pessoas no município de Sousa será encerrado e entregue à Justiça pelo delegado Sílvio Bardasson nesta terça-feira. Ele não adiantou mais informações sobre o relatório final que iria concluir ontem, mas disse que hoje fornecerá detalhes sobre o indiciamento do culpado – ou dos culpados – sobre o acidente.

Embora não tenha adiantado mais detalhes, o delegado deve indiciar o motorista do ônibus da Prefeitura de Vieirópolis, José Dionísio Ramalho, que, de acordo com o laudo da reconstituição do acidente, ao tentar ultrapassar uma carroça, mesmo sem possuir condições favoráveis para a manobra, teria provocado a colisão com a lateral da caminhoneta, matando 13 e ferindo 15 pessoas, a maioria estudantes que viajavam na carroceria da caminhoneta atingida pelo ônibus.

Sílvio Bardasson recebeu o laudo no dia 30 de junho e aguardou o retorno do inquérito, entregue à Justiça no dia 28 de junho com o pedido de um novo prazo, para então concluir o inquérito. No laudo da reconstituição, feito pelos peritos criminais Joelson dos Santos Silva e Manoel Trigueiro Pereira e assinado pelo diretor do Departamento de Criminalística, Humberto Jorge de Araújo Pontes, constam informações de que o motorista invadiu a faixa contrária em aproximadamente 80 cm e que a velocidade em que ele trafegava era de cerca de 80 km/h, que contradizem a versão apresentada pelo motorista.

O acidente aconteceu no dia 23 de maio, entre os municípios de Sousa e Uiraúna, e a reconstituição foi feita em 4 de julho, a pedido do próprio delegado.