O Instituto de Pesos e Medidas (Ipem) de São Carlos fez nesta quinta-feira (19) a aferição de dois radares na Rodovia Washington Luís, na região de Rio Claro. O procedimento é necessário para que os equipamentos possam voltar a operar, depois que teve peças roubadas.

Um trecho da pista no sentido interior foi interditado parcialmente, enquanto técnicos do instituto e funcionários da concessionária trabalhavam na aferição. Depois do conserto, o radar precisa passar por teste para voltar a acusar o excesso de velocidade. Os técnicos passaram cinco vezes pelo local com o carro do Ipem, que possui um aparelho capaz de aferir se a velocidade medida pelo radar está correta.

Nas rodovias com velocidade máxima de até 100 km/h, a tolerância de erro do equipamento é de 7 km/h, para mais ou para menos. Acima de 100 km/h, a tolerância é de 7%. A aferição é feita uma vez por ano e deve constar nas multas.

De acordo com a Agência Reguladora de Transporte no Estado de São Paulo (Artesp), são 109 radares nas rodovias privatizadas. Nas administradas pelo Departamento de Estradas e Rodagem são 53.

Neste ano, 27 radares foram danificados e 16 foram roubados no Estado. Um dos casos foi registrado em São Carlos. Em março, um radar móvel foi roubado por dois homens, que renderam o operador na Rodovia Washington Luís.

Apesar das medidas adotadas pelo Inmetro e pelo Ipem para fiscalizar os radares, é comum a desconfiança por parte dos motoristas. O chefe do Ipem, Luiz Roberto Hasiler, diz que quem se sentir prejudicado pode recorrer das multas no DER.

O motorista que ultrapassa em 20% a velocidade máxima permitida recebe multa que quase R$ 85, além de perder quatro pontos na carteira. Acima de 50% do limite permitido, o valor sobe para quase R$ 575, mais sete pontos e suspensão da carta de habilitação.