O DNIT lançou dois editais de licitação no Paraná. O primeiro para contratar os serviços de restauração do trecho de 12 quilômetros da BR-469, situado no interior do Parque Nacional do Iguaçu. O segundo prevê a contratação das obras de implantação e pavimentação da BR-158, entre os municípios de Campo Mourão e Palmital, no Oeste do estado.

O Parque Nacional recebe atualmente mais de 1 milhão de visitantes por ano, sendo um dos portais de entrada dos turistas no Brasil. As obras previstas no edital envolverão reparos e remendos profundos, recuperação localizada com regularização do pavimento com camada fina de 2cm e recapeamento com CBUQ de 4,5cm. Além disso, a pista será alargada para 7,2 metros. A expectativa é que as obras comecem no início do próximo ano, com investimentos de cerca de R$ 5,5 milhões.

Obras fora do parque – Estão em andamento na BR-469/PR, os serviços de restauração de um trecho de 8,7 quilômetros da rodovia entre o acesso à Ponte Tancredo Neves (km 12,7) e o Portal do Parque Nacional do Iguaçu (km 21,4). Serão investidos R$ 6,8 milhões no empreendimento, que prevê também a implantação de terceiras-faixas e adequação do trevo de acesso ao Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu

A restauração beneficiará tanto usuários locais como mais de um milhão de visitantes do Parque Nacional do Iguaçu que trafegarão pelo trecho com mais conforto e segurança. O prazo previsto em contrato para a realização das obras é de 360 dias.

Já na BR-158 as obras de implantação e pavimentação da rodovia foram divididas em 4 Lotes e prevêem além do asfaltamento, implantação de terceiras faixas, construção de uma ponte sobre o Rio Cantu e a implantação de um trecho inexistente a um custo de aproximadamente R$ 250 milhões. A previsão de início das obras é 2011.


Antigo anseio de toda a região, a interligação a ser implantada da BR-158 entre Palmital e Roncador terá 42Km de extensão. Assim, a ligação entre os dois municípios poderá ser feita em cerca de 30 minutos. Atualmente, para ir de um município ao outro é preciso fazer um desvio de 120Km, passando pela cidade de Pitanga.

Lotes das obras na BR-158:

Lote 1: Palmital à Rio Cantu – 19 quilômetros de extensão – R$ 46 milhões

Lote 2: Rio Cantu à Roncador – 22 quilômetros de extensão – R$ 51 milhões

Lote 3: Roncador à Campo Mourão – 63 quilômetros de extensão – R$ 149 milhões

Lote 4: Ponte sobre o Rio Cantu – 109 metros de extensão – R$ 4 milhões