A pavimentação asfáltica da SC-100, rodovia que serve de alternativa para quem quer evitar os congestionamentos na BR-101 entre Tubarão e Laguna, em Santa Catarina, só deve ser concluída no verão de 2012. A licitação foi feita em setembro, mas ainda falta a assinatura da ordem de serviço, prevista para novembro. O prazo de conclusão da obra é de um ano.
A rodovia é usada como desvio para quem segue do Sul em direção à Grande Florianópolis. O atalho, entre Jaguaruna e Laguna, passa também pela SC-487, sem precisar passar por Tubarão e Capivari de Baixo.
A distância é quase a mesma que pelos 40 quilômetros da BR-101 entre o acesso de Jaguaruna e a rótula do trevo de Laguna. A viagem pela rota do interior de Jaguaruna tem 38 quilômetros até a balsa em Laguna. Mas em épocas como feriados, dias que antecedem o Carnaval e finais de semana com tempo bom, o tráfego no sentido Sul-Norte fica sobrecarregado e a BR-101 pode apresentar mais de 20 quilômetros de congestionamento entre Tubarão e o trevo de Laguna.
Em situações assim, pode-se levar até duas horas na lentidão da estrada e o tempo da viagem pode ser menor, caso o motorista opte pela rota alternativa nas rodovias estaduais que passam por Jaguaruna, Praia do Camacho e Farol de Santa Marta.
Esse roteiro tem 38 quilômetros, sendo que 18 pela SC-487, cuja pavimentação asfáltica foi inaugurada há menos de um ano. A rodovia está em excelentes condições e é bem sinalizada. A partir do Balneário Camacho, o veranista segue pela SC-100 até o canal da balsa, em Laguna. A estrada é de chão e as condições de uso dependem da manutenção.
— Em dias com longas filas na BR-101, o acesso a Laguna pelo interior de Jaguaruna é uma alternativa bastante interessante, pois é uma viagem bem mais rápida e com boas atrações para se observar. O único problema pode ser a travessia da balsa — informa o responsável da Polícia Rodoviária Estadual (PRE) na região, sargento Marcelo Walterkemper.
A balsa, de fato, pode ser o único inconveniente desse “plano B” para fugir das complicações da BR-101. Dependendo do movimento de veículos, a travessia pode demorar.
— Em dias de movimento intenso, podemos ter duas balsas e o ferryboat. Com isso dá para atravessar 70 veículos em meia hora — explica Doralino Brustolon, responsável pela empresa Laguna Navegação Ltda.
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