De acordo com ANTT, evento ocorre na B3, em São Paulo, a partir das 14 horas; trecho concedido tem 850 km de extensão
A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e a B3 convidam a imprensa para acompanhar pela internet, a partir das 14h , desta quinta-feira (29), o leilão para a concessão da rodovia BR-153/414/080/TO/GO por um prazo de 35 anos, prorrogáveis por mais 5 anos.
O leilão mescla duas formas de disputa e considera o menor valor de tarifa básica de pedágio e o maior valor de outorga. A proponente vencedora ficará responsável pela infraestrutura e a prestação dos serviços públicos de recuperação, conservação, manutenção, operação, implantação de melhorias e ampliação de capacidade das rodovias. A concessão prevê aporte de R$ 14 bilhões entre investimentos e custos operacionais ao longo do período.
Trecho concedido
A concessão de 850,7 quilômetros de extensão será por 35 anos, prorrogáveis por mais 5 anos, e prevê obras de infraestrutura e prestação do serviço público de recuperação, conservação, manutenção, operação, implantação de melhorias e ampliação de capacidade das rodovias nos seguintes trechos:
– Rodovia BR-153/TO – De Aliança do Tocantins (TO) à divisa de estado com Goiás;
– Rodovia BR-153/GO – Da divisa do estado de GO com TO até Anápolis (GO);
– Rodovia BR-414/GO – De Assunção de Goiás (GO) até Anápolis (GO); e
– Rodovia BR-080/GO – Do entroncamento com a BR-414 em Assunção de Goiás (GO) até o entroncamento com a BR-153.
Inovações
O edital e o contrato apresentarão significativos avanços e inovações na modelagem. Os mecanismos propostos estão adequados à lógica de regulação responsiva e promovem a inserção de incentivos corretos para boa execução das obras e serviços, para melhor atendimento dos usuários e para assegurar higidez financeira ao longo de todo prazo contratual.
– Leilão híbrido – O edital prevê a combinação dos critérios de menor tarifa e maior outorga no leilão. É a primeira licitação que ocorrerá nesse modelo.
– Desconto Básico de Tarifa (DBT) e Desconto de usuário Frequente (DUF) – aos usuários do sistema de pagamento automático, com TAGs eletrônicos acoplados aos veículos e aos usuários do sistema automático em veículos das categorias leves (automóveis e caminhonetes, com reboque ou semirreboque, motos e triciclos), que utilizam a rodovia para a realização de deslocamentos frequentes, usualmente entre municípios próximos, com distâncias de percurso menores que as dos trechos de cobertura das praças de pedágio.
– Alocação e detalhamento dos riscos – aperfeiçoamento de algumas das subcláusulas de alocação de riscos a fim de preencher eventuais lacunas que poderiam posteriormente resultar em questionamentos arbitrais ou judiciais.
– Mecanismo de Proteção Cambial – Mecanismo de proteção financeira ao Poder Concedente e à concessionária para mitigar os efeitos advindos da variação cambial.
– Mecanismo de mitigação de riscos – Com fins de mitigar o risco de receita tarifária relativo aos ciclos de investimentos, de modo a assegurar a execução dos investimentos previstos, independentemente de variações na demanda.
– Melhorias nas cláusulas de resolução de controvérsias – As cláusulas foram reformuladas, de maneira torná-las aderentes à legislação que versa sobre o assunto, assim como consolidar os mecanismos a serem utilizados.
– Acordo Tripartite – Acordo facultativo celebrado entre a Concessionária, os financiadores e a ANTT que tem por finalidade balizar a discussão entre as partes.
– Recursos Vinculados – Valores depositados pela concessionária para a formação de reserva de contingência da Concessão, com destinação exclusiva à compensação de eventos previstos no Contrato.
– Extinção Antecipada da Concessão – As cláusulas referentes às hipóteses de extinção antecipada do contrato de concessão foram adequadas, refletindo as alterações legislativas ocorridas.
Investimentos
Está previsto o aporte de R$ 14 bilhões entre investimentos e custos operacionais ao longo do período da concessão. Com a operação, estimam-se 119.422 empregos (diretos e indiretos) no decorrer desse tempo.
Principais obras
Confira o quadro abaixo com as principais obras previstas no Programa de Exploração da Rodovia (PER):
Pedágios
O projeto prevê a instalação de nove praças de pedágio, que geram empregos nas cidades ao redor: Aliança (TO), Figueirópolis (TO), Talismã (GO), Santa Tereza de Goiás (GO), Uruaçu (GO), São Luiz do Norte (GO), Jaraguá (GO), Barro Alto (GO) e Planalmira (GO).
A Tarifa Básica de Pedágio máxima a ser considerada para a elaboração da proposta econômica escrita é de R$ 0,12200/km para trechos homogêneos de pista simples e de R$ 0,17081/km para trechos homogêneos de pista dupla, referenciadas a julho de 2019. Sobre essas tarifas, podem ser oferecidos no leilão descontos de até 16,25%.
Para saber tudo sobre o projeto, clique aqui.
Serviço:
Leilão da BR-153
Data: quinta-feira (29 de abril de 2021)
Horário: 14h
Local: B3 – Rua XV de novembro, 275. Centro, São Paulo
Medidas de segurança
Os eventos realizados durante a pandemia da Covid-19 estão adaptados para garantir a segurança de todos, obedecendo às regulamentações estadual e municipal vigentes em São Paulo e as recomendações do Ministério da Saúde.
Dentre as medidas de segurança adotadas e seguindo as recomendações das autoridades de saúde, o uso de máscaras é obrigatório durante todo o evento para quem estiver participando de forma presencial. Além disso, os participantes deverão permanecer em locais previamente designados, com espaçamento de dois metros entre os assentos.
Com informações da ANTT
Obra de suma importância, para integração e desenvolvimento da região centro/norte
Prezado, Hélio da Silva, bom dia!
Obrigado por nos prestigiar.
Atenciosamente,
Equipe Estradas
Só agora??? Por isso que o pavimento ainda está péssimo em diversos locais.
Não tenho problema em pagar pedágio, desde que a rodovia esteja segura.
Em seis meses os pedágios deverão estar prontos, como foi na BR-365. Nisso a concessionária é bom.
Prezado Pedro Guimarães, bom dia!
Obrigado por nos prestigiar!
O senhor pode fazer essa mesma manifestação também à ANTT, responsável pelo leilão da rodovia (https://www.gov.br/antt/pt-br/canais-atendimento/ouvidoria).
Atenciosamente,
Equipe Estradas