Liberação de acostamento para o tráfego na BR-101/SC começa nesta sexta (15)
Liberação de acostamento para o tráfego na BR-101/SC começa nesta sexta (15). Foto: Divulgação/AESCOM-MT

Medida, em caráter experimental somente neste fim de semana, visa melhorar a fluidez do tráfego na temporada de verão e período de férias na região

Uma medida inédita começa a ser experimentada em um trecho de 35 quilômetros na BR-101/SC, entre Itapema e Navegantes, próximo ao trevo da BR-470, a partir de 14h desta sexta-feira (15) e segue no sábado (16) e domingo (17), no mesmo período.

De acordo com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), trata-se de uma resposta à demanda de prefeitos que integram a Associação dos Municípios da Região da Foz do Rio Itajaí (AMFRI).

Segundo a Agência, é um apoio para a liberação experimental do acostamento em um trecho da BR-101/SC. A iniciativa, ocorrerá somente neste fim de semana, dias 15, 16 e 17 de dezembro, das 14h às 22h, no sentido Norte da rodovia, com o propósito de melhorar a fluidez do tráfego na região, por conta do aumento de veículos em decorrência da temporada de verão e período de férias.

Ainda de acordo com a ANTT, a medida inédita tem o amparo legal da Portaria n° 29 de 05/12/2023 da Polícia Rodoviária Federal (PRF). A operação será realizada pela concessionária Arteris Litoral Sul, em parceria com a PRF.

A ANTT, representada pelo coordenador regional Orlei Silveira, enfatizou que o teste será fundamental para a tomada de decisões sobre a liberação dos acostamentos, buscando garantir a fluidez sem comprometer a segurança viária. “Caso o uso provisório do acostamento proporcione resultados positivos, pode seguir em uso enquanto outras medidas, de caráter definitivo, estão sendo estudadas e implementadas“, explicou.

Medida importante para a região

O presidente da AMFRI e prefeito de Bombinhas, Paulo Muller, ressaltou a importância da ação para a melhoria do trânsito na região durante o período de alta temporada. “A solução para a melhoria do trânsito nessa região é uma demanda antiga dos moradores, e por isso, trabalhamos diariamente junto aos órgãos competentes para encontrar uma solução para a temporada, prezando sempre pela segurança de todos”, destacou.

Já o superintendente da PRF em Santa Catarina, Manoel Fernandes Bittencourt, salientou que a liberação do acostamento não é a solução ideal, mas que diante da saturação do fluxo na BR-101 e da falta de alternativas a curto prazo, torna-se uma medida possível para melhorar a fluidez do tráfego na região.

Arteris está comprometida com a segurança

Na opinião do diretor-superintendente da Arteris Litoral Sul, Cesar Sass, o compromisso da concessionária com a segurança dos usuários da BR-101 e a parceria com a ANTT para melhorar o fluxo viário são os principais motivos para a iniciativa. “Atenderemos à solicitação da melhor maneira possível, sempre em colaboração com a PRF, e continuaremos com nossas equipes operacionais mobilizadas para garantir uma viagem segura e tranquila a todos“, assegurou.

Após o período de teste, a continuidade da operação será avaliada pelos órgãos competentes, considerando a eficácia da medida e os impactos no tráfego da região, reforçando o comprometimento da ANTT em buscar soluções inovadoras para aprimorar a mobilidade e segurança viária no país.