Motoristas morrem em colisão de ônibus da GIPSYY com caminhão na BR-050/MG
TRISTEZA: Motoristas morrem em colisão de ônibus com caminhão na BR-050, em Uberaba (MG). Foto: Reprodução/Redes Sociais

Ocorrência foi registrada na madrugada desta quinta-feira (14), em Uberaba. Feridos foram socorridos a hospitais em Uberlândia

Um grave sinistro (acidente) de trânsito no km 108 da BR-0050, em Uberaba (MG), na madrugada desta quinta-feira (15), envolvendo um ônibus, da empresa GIPSYY, tendo como parceiro a Catedral, e um caminhão deixou os motoristas (principal e auxiliar) mortos, além de 10 feridos, sendo duas em estado grave.

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) de Minas Gerais, as mortes dos motoristas do ônibus foram constatadas no local do sinistro. O principal tinha 43 anos e o auxiliar, 66 anos.

Segundo a Corporação, a colisão foi por volta das 2h30. O ônibus, com 43 passageiros, fazia o trajeto São Paulo (SP) – Goiânia (GO) quando colidiu na traseira do caminhão Mercedes-Benz, modelo 2013, tipo carroceria, que transportava laranjas.

De acordo com a concessionária responsável pela rodovia, quatro feridos foram levados para o Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HC-UFU) e outros quatro, para a Unidade de Atendimento Integrado (UAI) Pampulha. O caminhoneiro Wilmondes L. Nunes de Souza não se feriu.

Segundo o caminhoneiro a uma emissora de TV, ele fazia o trajeto Olímpia (SP) a Uberlândia (MG). “Eu estava devagar na subida, quando senti a pancada. Encostei o caminhãozinho, olhei pra trás e o ônibus estava enfiado na traseira do caminhão“, explicou.

Motoristas morrem em colisão de ônibus da GIPSYY com caminhão na BR-050/MG
CAMINHÃOZINHO: Caminhoneiro Souza disse que seu “caminhãozinho ficou destruído“. Foto: Reprodução/RS

Souza disse ainda que o motorista do ônibus deve ter cochilado, porque no local a faixa é dupla. “Dava para ele ter passado do outro lado. O caminhão anda devagar, está carregado“, disse Souza.

O caminhoneiro informou ainda que conversou com alguns passageiros, e um deles disse que o motorista estava com sono. “Ele passou muitas vezes água no rosto de SP até aqui, Uberaba“, frisou.

Motoristas morrem em colisão de ônibus da GIPSYY com caminhão na BR-050/MG
NA SUBIDA: “Eu estava devagar na subida antes do pedágio, quando senti a pancada. Olhei pra trás e via o ônibus enfiado na traseira do meu caminhão”, disse Wilmondes Souza. Foto: Reprodução/TV Record

A pista teve de ser parcialmente interditada no trecho entre Uberaba e Uberlândia, e o tráfego fluiu pela faixa da esquerda por algumas horas até ser liberado no início desta manhã.

Multas por excesso

O Estradas apurou que o ônibus envolvido no sinistro é um Mercedes-Benz, ano 2020, modelo Paradiso DD, e tem 14 multas em abeto no sistema do Departamento Nacional de Infraestrutura de Terrestres (Dnit), sendo sete por excesso de velocidade em até 20% e as outras “não identificação do condutor infrator, imposta à pessoa jurídica“, recebidas pelo veículo, no período entre agosto de novembro deste ano.

Já no sistema da PRF, não há registro recente de multas.

Motoristas morrem em colisão de ônibus da GIPSYY com caminhão na BR-050/MG
MERCEDES-BENZ: Ônibus Mercedes-Benz, ano 2020, foi o que se envolveu na colisão traseira na BR-050, resultando nas mortes dos motoristas. Foto: Rodrigo Coimbra/Ônibus Brasil

Alerta

Estradas tem realizado diversas campanhas de segurança viária alertando sobre os perigos de viajar cansado e falta do uso do cinto de segurança, entre outros temas. Veja mais sobre as campanhas nos links abaixo?

Detalhes

O Estradas manteve contato com a empresa responsável GIPS YY, com a Agencia Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), com a Polícia Rodoviária Federal de Minas Gerais (PRF-MG) e com a Catedral para saber mais detalhes da ocorrência.

No caso da ANTT a reportagem quer saber se a linha, a empresa e o ônibus estavam autorizados para a viagem. Até a publicação desta matéria, não recebeu resposta de nenhuma das partes.

Às 13h03, a PRF-MG, por meio do Núcleo de Comunicação Social, enviou as seguintes informações sobre o sinistro:

Em Uberaba/MG, na BR 050, km 106, em 14/12/2023 02:45, ocorreu acidente tipo colisão traseira com veículo de transporte de passageiros, itinerário São Paulo/SP x Goiânia/GO, com 10 vítimas, sendo 02 mortas ( motoristas titular e reserva do ônibus), 02 graves e 06 leves, envolvendo 02 veículos, sendo 01 ônibus x 01 caminhão. Boletim de Ocorrência ainda em confecção. Os procedimentos legais previstos na legislação foram cumpridos. Perícia Técnica do acidente ficará sob responsabilidade da PCMG.”
ANTT se manifesta

Às 17h41, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT),por meio de sua assessoria de imprensa enviou a seguinte nota:

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) lamenta e expressa solidariedade aos familiares das vítimas do acidente envolvendo um ônibus e uma carreta na madrugada desta quinta-feira (15/12), no km 106 da BR-050, em Uberlândia (MG). A Agência esclarece que fornecerá todas as informações necessárias, quando solicitadas, às autoridades de segurança pública para apoiar as investigações. O ônibus, de placa RES-3136, pertencente à empresa Kandango Transportes e Turismo Ltda, é habilitado para o transporte interestadual de passageiros na modalidade regular e fretamento. O veículo possui Certificado de Segurança Veicular (CSV) e tacógrafo regularizados. Vale destacar que, nas empresas outorgadas pela Agência, a ocorrência de acidentes exige a comunicação dos fatos, sendo abertos procedimentos para verificação das condições de segurança conforme a causa.

Em relação à Gipsyy, é importante ressaltar que não se trata de uma empresa sujeita à fiscalização direta da ANTT, pois é um aplicativo e não uma empresa de transporte. No contexto da ANTT, as responsabilidades recaem sobre as transportadoras, como a Kandango.”

Matéria atualizada às 17h45 com informações da ANTT 

7 COMENTÁRIOS

  1. Acho um ponto muito negativo uma empresa de grande porte fazer viagens com vidas trafegando grandes disrancias com só dois motorista um em descanso dentro do proprio veículo de viagem junto com os passageiro.nao tem condições algumas de repouso suficiente no corpo humano e também psicologicamente para manter segurança com a via e com o próprio veículo. Acho que tem que ter uma jornada de 8 horas no volante e descanso de 11 horas da jornada de 8 horas dirindo no mínimo fora da regra de 9 horas aí tem equipamento viagem com segurança passageiros no destino sem ocorrência alguma pq o principal equipamento que é o motorista chega no destino com passageiros equipamento sem ocorrência aí todos ficam em paz .mas dá forma que está com dois motoristas viajando por mais de 2000 km como por exemplo essa mesma empresa passa em Salvador Bahia xPará São Paulo na rodoviária a rodoviária de São Paulo cada um destes roda 1000 km como que existe descanso nestes dois espaços de um para o outro aí vai ter só tragédia não vai parar neste na condição que está.partindo de ssaxssp tem que ser no mínimo jornada de 8 horas por motorista tendo ponto de apoio para os motoristas ter descanso de no máximo 11 horas e mínima 9 horas para una nova jornada de viagem.se não tomar providência a polícia rodoviaria federal onde for rodovia federal com o DNITT EM fiscalizar a jornada do motorista fiscalizando os disco de tacografo rigorosamente vai acentecer não vai ser só estes mas vários com a incompetência das empresas qual está com esta forma de escala maltratando os parceiros que são os motoristas passageiros e equipamentos nunca vai chegar ao destino sem ocorrência.pq com proficionais descansados as ocorrência acontecem imagine um proficional com 1000 km rodado como sai de SSa xSSP com dois motoristas São distância de 2200 km para dois motoristas .OBS se pegar estes 2200km e dividir por 8 hora para cada motorista tem ideia quantos motoristas opera de Salvador X São Paulo neste mesmo equipamento que se chama ônibus mas vidas que vão tantas vidas inocentes ao um propósitos de ver seus queridos em qualquer situação que seja chegarem em um cachao para seminários qm tem culpa nesta situação? Autoridades tem que acordar com a fiscalização pelo principal que é o condutor pq precisa do trabalho e é oprimido pelo patrão ameaçado pelo gestores das garagens, escalate ,gerentes ,incompetentes na função pq fica na sala gelada para receber elogios dos patrão quando k motorista na rodovia passando por vários perigos qdo chega no terminal rodoviário q dar o desembarque vai para garagem fazer higiene do ônibus nada de elogio sim tem horário já de volta esse é o elogio aí vem a punição sr o motorista se falar que não tem condições de viagem o gerente mas o escaldante mas chefe de tráfego fala que não tem outro vai vc mesmo aí vem o mérito do motorista pq fez uma boa viagem chegou com equipamento intacto eles não tem valor algum mas aí o merito vem de gerente para gerente que o patrão dar e não ao pobre motorista que está com patrimônio mas vidas nas estradas patrimônio esse que custa mas de 200000milhoes tem seguros e o patrimônio vidas que não tem preço nem seguro que traga de volta aí onde está o valor que está no motorista qual fez um trajeto de 4400km como é de ssa xssp ida e volta qual responsabilidade que teve um gerente um escalante chefe de tráfego o agente portaria que abre o portão da garagem quando o motorista sai para fazer a viagem e voltar com o patrimônio como saiu . Aí quando acontece o acidente o motorista morre os passageiros morrem quando fica com sequelas para a vida é o patrimônio seguro paga vem reforma volta ao sistema e a vida do motorista é dos passageiros qual valor do motorista pior possível que a família fica totalmente desprezadas pq as empresas não têm respeito algum para antiquários.agora está o gerente despachantes chefe de tráfego agente portaria todos com vidas e levam os elogios e os motoristas qual pontuação que saíram e chegaram sem alguma ocorrencia

    • Cara de crítica da empresa concorrente, a qual não vou citar nome e que vejo mesma situação, dois motoristas, trechos grandes, mas ela pode!

      • Para nós a empresa não interessa. Pode ser grande , pequena, irregular, de aplicativo. Estão ocorrendo vários casos de colisão traseira de madrugada de motoristas de ônibus com a traseira de caminhões. A maioria em trechos de pista dupla, com vários óbitos e muitos motoristas mortos ou feridos gravemente. Os indícios são majoritariamente de fadiga, inclusive com testemunho dos passageiros ou reconhecimento do condutor, quando sobrevive. O importante é que sejam respeitadas as leis e que motoristas, passageiros e demais usuários das rodovias, possam circular com um mínimo de seguraança. Existe um sistema de exploração de motoristas profissionais no Brasil que precisa ser combatido. Até porque causa a morte de muita gente.

  2. O que tem a ver se o ônibus tinha muita ou não? O que se tem de levar em consideração é se o motorista em questao tinha tais infrações….
    Muitas das vezes esses caminhões “muriçocas” trafegam a menos de 70% da velocidade autorizada na via quando que o permitido é a no mínimo 50% facilitando assim as colisões traseiras.

    • A quantidade de multas de uma empresa revela como trabalham seus motoristas. No caso da colisão em questão, o trecho era de pista dupla e , caso o motorista estivesse atento, bastaria usar a segunda faixa. Ainda mais de madrugada, quando o volume de tráfego reduz muito. Por fim, os próprios passageiros relataram que o motorista estava cansado. Inclusive, dois motoristas a bordo é indício de excesso de jornada, porque veículo em movimento não é local de descanso de trabalhador. O que revela que o Ministério Público do Trabalho deveria investigar as condições dos motoristas nesta empresa.

      • Essas empresas são proprietárias de vários veículos e torna-se impossível não acontecer multas…Quanto às viagens em dupla realmente falta agora é fiscalização pois este tipo de viagem está proibido de acordo com a ultima atualização da Lei do Motorista…

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