Primeiro pórtico do sistema free flow começa a operar na ERS-122, nesta sexta (15)
NOVO SISTEMA: Primeiro pórtico do sistema free flow começa a operar na ERS-122, nesta sexta (15). Foto: Divulgação/CSG

A partir de 23h desta quinta (14), a praça física no km 101 da rodovia será desativada; e à 0h começa a cobrança no pórtico, no km 108, em Antônio Prado

A partir de 0h desta sexta-feira (15), entra em operação o primeiro pórtico do sistema free flow na ERS-122,no km 108, em Antônio Prado (RS). Uma hora antes, ou seja, às 23h desta quinta-feira (14), a praça física de Flores da Cunha, no km 101 da ERS-122 será desativada. O valor da tarifa no pórtico será o mesmo cobrado atualmente na praça física, ou seja, R$8,30.

Segundo a concessionária, o novo sistema substituirá as praças de pedágio convencionais nessas localidades por pórticos de cobrança com fluxo livre. O free flow terá a gestão da concessionária Caminhos da Serra Gaúcha (CSG), que é a responsável pelo chamado Bloco 3 do plano de concessões de rodovias do governo do Rio Grande do Sul.

Conforme o diretor-presidente da CSG, Ricardo Peres, a comodidade para efetuar o pagamento da taxa é um dos diferenciais do free flow.Para o usuário, o principal será o aumento da fluidez da locomoção e a comodidade no pagamento. Esse pagamento, para usuários que não tenham a tag de pedágio, pode ser feito até 15 dias após a passagem pelo trecho, então poderá ser realizado de casa, do trabalho, de onde quer que se esteja, por meio do nosso site ou do aplicativo. Além disso, o usuário frequente poderá se beneficiar de um desconto progressivo, à medida que usa a via“, explicou Peres.

Como funciona

A leitura das placas permite a entrada dos veículos no sistema, que também identifica a quantidade de eixos rodantes e suspensos. Com base nisso, é gerada a cobrança correspondente ao veículo e aos trechos percorridos. Quando a placa é identificada corretamente, o valor devido fica disponível para pagamento.

As imagens passam por revisão humana, caso as câmeras tenham algum problema para identificar as placas e, somente após a confirmação, a cobrança é registrada no sistema.

Veículos equipados com tag de pedágio terão o pagamento automaticamente debitado, com um desconto de 5% no valor. Além disso, usuários frequentes poderão desfrutar de descontos progressivos, começando em 5% e podendo chegar a 20%, dependendo da frequência de passagem pelo mesmo trecho no mesmo sentido (válido apenas no mês em que a quantidade de passagens necessárias for atingida).

Inicialmente, a tarifa do pórtico de Antônio Prado será equivalente à praticada na praça de pedágio de Flores da Cunha, que é de R$8,30. Entretanto, um dos objetivos do governo ao implementar essa medida é ampliar o número de pórticos ao longo das rodovias para reduzir o valor de cobrança em cada ponto de passagem.

O exemplo é uma rodovia de 60 quilômetros de extensão onde só existe uma praça física que cobra tarifa de R$ 10. Esse é o modelo atual das concessões de estradas brasileiras. Com o free flow estabelecido no Rio Grande do Sul, usando o mesmo exemplo, poderão ser instalados quatro pórticos nesse trecho (mantendo uma distância de 15km entre eles), com cada um cobrando R$ 2,50, o que vai tornar o valor proporcional ao trajeto percorrido.

Pagamento

Para efetuar o pagamento, os usuários contarão com diversas opções facilitadoras por meio do site da concessionária CSG e do aplicativo CSG FreeFlow (disponível para os sistemas Android e iOS). Ambos permitem pagamentos com ou sem cadastro, sendo que usuários cadastrados poderão usufruir de descontos adicionais. O sistema aceitará pagamentos por cartão de crédito e pix.

Para consultar débitos, os usuários podem se cadastrar e inserir os dados dos veículos desejados para monitorar os valores a serem pagos. Outro benefício para os usuários cadastrados será a capacidade de inserir créditos na conta para cobranças automáticas – lembrando que esses créditos só serão válidos para cobranças posteriores à sua inserção.

Concessão do Bloco 3

O conjunto de estradas concedidas representa 271,5 quilômetros. A concessão de 30 anos prevê investimentos de mais de R$ 4,6 bilhões por parte da concessionária CSG, em obras de duplicação de 67% dos trechos (120 quilômetros); implantação de 59,96 quilômetros de terceiras faixas; ampliação da segurança viária e sinalização; atendimento 24 horas e manutenção; entre outras ações.

Localização dos pórticos

Os pórticos estão sendo posicionadas em quilômetros próximos aos apontados previamente no contrato de concessão do Bloco 3 – onde, originalmente, seriam instaladas praças de pedágio. A quilometragem das rodovias está sujeita a alterações.

  •  ERS-122, no km 108 – à 0h desta sexta-feira (15)
  •  ERS-122, no km 151 – previsão para fevereiro/2024
  •  ERS-446, no km 6 – previsão para fevereiro/2024
  •  ERS-122, no km 45 – previsão para fevereiro/2024
  •  ERS-240, no km 30 – previsão para fevereiro/2024
  •  ERS-122, no km 4 – previsão para fevereiro/2024

Com informações da Ascom do Daer