OBRA: O DNIT assinou, nessa quarta-feira (11), contrato para projetos e obras de implantação do Contorno Sul Metropolitano de Maringá, na BR-376, entre os km 0 e 13, no Paraná. Foto: Divulgação/Dnit

De acordo com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), obra terá investimentos da ordem de R$ 254 milhões

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), assinou nessa quarta-feira (11), contrato para projetos e obras de implantação do Contorno Sul Metropolitano de Maringá, na BR-376, entre os km 0 e 13, no Paraná.

Segundo a Autarquia, o valor total do contrato é de R$ 254 milhões, e corresponde ao trecho de 13,18 quilômetros do Contorno Sul Metropolitano de Maringá, a ser constituído de seção transversal com duas pistas separadas por canteiro central, e larguras de 10,70 m para cada pista.

Ainda segundo o Dnit, estão previstas, também, vias laterais dentro da faixa de domínio, com passagens em desnível da rodovia, para utilização dos proprietários lindeiros.

As obras do Contorno Sul Metropolitano de Maringá pretendem desafogar o intenso tráfego de caminhões em trechos urbanos da cidade.

Infraestrutura de transportes de Maringá

De acordo com o Dnit, a infraestrutura de transportes de Maringá é marcada pela presença dos grandes eixos regionais estabelecidos pelas rodovias BR-376, PR-323 e PR-317, principais conexões da cidade com os demais polos do norte, leste e sul do Paraná e também com o estado de São Paulo.

Segundo a Autarquia, dentro dos limites de Maringá, há atualmente uma forte tendência na concentração das atividades do setor secundário nas regiões periféricas, onde o acesso aos grandes eixos de transporte mencionados acima é facilitado.

Estas atividades industriais atraem viagens de veículos de carga e de passeio dos habitantes da Região Metropolitana de Maringá e regiões próximas que se deslocam diariamente entre seus municípios, sendo Maringá o principal polo também no setor de serviços.