De acordo com a concessionária Rota do Oeste, fluxo de veículos havia sido interrompido por conta das obras subaquáticas
Com a conclusão das obras subaquáticas na ponte sobre o rio Vermelho, no Km 202 da BR-364, em Rondonópolis (MT), o tráfego de veículos foi parcialmente liberado às 9h deste sábado (14), de acordo com a concessionária Rota do Oeste.
Ainda segundo a empresa, a estrutura está localizda próxima ao viaduto da avenida Presidente Médici. A interdição foi realizada após análise da empresa, que identificou a necessidade de recuperação da fundação que sustenta a ponte.
De acordo com a concessionária, para auxiliar os motoristas, as equipes operacionais da empresa e da Polícia Rodoviária Federal (PRF) estarão nas intermediações da ponte coordenando o fluxo de veículos.
Liberação sentido Cuiabá-Rondonópolis
Com a liberação de uma faixa da pista sentido sul (Cuiabá-Rondonópolis), o tráfego na região volta a ser operado em mão dupla. Porém, haverá um estreitamento na pista para quem trafega no sentido Cuiabá-Rondonópolis.
O gerente de Obras e Conservação da Concessionária, Luciano Uchoa, destaca que uma faixa de rolagem permanecerá bloqueada, seguindo a recomendação do laudo técnico emitido por empresa especializada em monitoramento. Segundo o documento, a velocidade na ponte não deve ultrapassar 40 km/h.
“O trecho está todo sinalizado, indicando aos motoristas sobre a importância de trafegar dentro do limite de velocidade determinado para a região. Pedimos aos usuários que sigam as orientações de segurança”, explica Uchoa.
Obra
A etapa subaquática de recuperação da ponte sobre o rio Vermelho teve início em 14 de outubro e o serviço foi realizado por empresa especializada contratada pela Rota do Oeste. O serviço foi orçado em R$ 820 mil e utilizou tecnologia empregada em portos e plataformas petrolíferas.
Com a conclusão da obra subaquática, a Concessionária segue dando continuidade nos serviços para recuperação total da estrutura que conta com quase 70 anos, de acordo com Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
“A recuperação dos tubulões era a parte mais crítica e indispensável para a segurança dos usuários. A nova etapa é concentrada na elaboração do projeto que prevê a recuperação total da ponte, abrangendo a mesoestrutura e o tabuleiro”, aponta Uchoa.
Para iniciar a nova frente de serviços, é necessário que o nível do rio esteja mais baixo, quando as chuvas diminuem em Mato Grosso. O período coincide com o fim do escoamento da safra de soja, quando o fluxo de veículos na rodovia fica menos intenso.