PARCERIA: DER-PR, em parceira com a Klabin, liberou 2,5 quilômetros ao tráfego, entre a rotatória do distrito industrial, em Telêmaco Borba (PR), e o acesso à PR-340, entre os km 221 e 223 Foto: Divulgação/DER-PR

De acordo com o DER-PR, foram liberados 2,5 quilômetros, entre a rotatória do distrito industrial, em Telêmaco Borba (PR), e o acesso à PR-340, entre os km 221 e 223

A Secretaria estadual de Infraestrutura e Logística (SEIL) e a Klabin entregaram três novos trechos de terceira faixa na PR-160, que liga Telêmaco Borba e Imbaú, no Estado do Paraná.

De acordo com a SEIL, ao todo, cinco novos segmentos estão previstos para o trecho de 26,5 quilômetros nos Campos Gerais. Com investimento aproximado de R$ 28 milhões, as obras são fruto de uma parceria da Klabin com o Governo do Estado, por meio da SEIL, do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR) e da Secretaria da Fazenda.

Os trechos foram entregues recentemente, totalizando 2,5 quilômetros, localizados entre a rotatória do distrito industrial, em Telêmaco Borba (PR), e o acesso à PR-340, entre os km 221 e 223.

Além disso, outros dois segmentos, dentro da mesma obra e próximas ao perímetro urbano de Imbaú (PR), já estão em execução e previstos para serem entregues no segundo semestre deste ano. Eles operam no sistema ‘Pare-e-Siga’, de segunda a sábado, das 7h às 18h, entre os km 230 e 235. A previsão é que o trânsito na região funcione desta maneira até o mês de outubro deste ano.

Durante o período de obras, os condutores devem redobrar a atenção ao passar pelo local, respeitando a sinalização da obra e os limites de velocidade. Os moradores da região devem prestar atenção ao sair de suas propriedades ou estradas rurais e acessar a rodovia.

Segundo o DER-PR, é importante observar o sentido do fluxo do tráfego para prosseguir, assim como respeitar a sinalização dos operadores presentes na região. Em caso de chuva ou baixa visibilidade, os serviços poderão ser adiados ou suspensos. Eventualmente, durante esse período, a rodovia poderá passar por bloqueios temporários.

De acordo com a SEIL, o objetivo das obras é melhorar a segurança viária, a logística e o tráfego da região, além de ampliar o desenvolvimento das comunidades locais. “A entrega desta obra é mais um importante marco para a região. Sabemos da importância desse trecho para a locomoção dos moradores de Telêmaco Borba (PR) e Imbaú (PR) que transitam por ali diariamente, proporcionando maior segurança para as comunidades”, destaca João Braga, diretor de Projetos e Engenharia da Klabin.

O Governo do Paraná é um grande aliado do setor privado, pois há um objetivo em comum: o desenvolvimento econômico do Estado, com responsabilidade socioambiental. A Klabin, uma das empresas mais importantes para a economia do Sul do país, é um exemplo dessa colaboração com os investimentos em obras na região de Telêmaco Borba”, afirma o secretário de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex.

Mais obras na região serão realizadas por meio da parceria do Governo do Estado com a Klabin. A empresa é a maior produtora e exportadora de papéis para embalagens e embalagens de papel do Brasil. Na última década, os investimentos da Companhia no Paraná superaram a marca de R$ 20 bilhões.

MAIS SEGURANÇA: Trechos entregues recentemente, totalizam 2,5 quilômetros, entre a rotatória do distrito industrial, em Telêmaco Borba (PR), e o acesso à PR-340, entre os km 221 e 223. Foto: Divulgação/DER-PR

Sobre a Klabin

Maior produtora e exportadora de papéis para embalagens e de soluções sustentáveis em embalagens de papel do Brasil, somente no Paraná, a empresa gera mais de 11 mil empregos (diretos e indiretos), em mais de 25 municípios próximos das operações da Companhia, principalmente, na região dos Campos Gerais. A empresa é pioneira na adoção do manejo florestal em forma de mosaico, que consiste na formação de florestas plantadas entremeadas a matas nativas preservadas, formando corredores ecológicos que auxiliam na manutenção da biodiversidade. A área florestal da Companhia no estado compreende o total de 433 mil hectares, sendo 176 mil de mata nativa.

Toda a gestão da empresa está orientada para o Desenvolvimento Sustentável. Na região dos Campos Gerais a Klabin desenvolve boa parte dos seus programas socioambientais, com destaque para o Semeando Educação, “Matas Sociais – Planejando Propriedades Sustentáveis”, Matas Legais, Programa de Resíduos Sólidos, Programa Klabin Caiubi, Força Verde Mirim e Protetores Ambientais.

A Klabin integra, desde 2014, o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), da B3, e em 2020 passou a integrar o Índice Dow Jones de Sustentabilidade, com participação na carteira Índice Mundial. Também é signatária do Pacto Global da ONU e do Pacto Nacional para Erradicação do Trabalho Escravo, buscando fornecedores e parceiros de negócio que sigam os mesmos valores de ética, transparência e respeito aos princípios de sustentabilidade.

Com informações da Ascom do DER-PR