Mecanismo tem ajudado condutores a evitar colisões traseiras – uma das principais causas de sinistros no sistema administrado pela concessionária Entrevias
Considerado um dos principais tipos de acidente (sinistro) registrados em todo o trecho sob da concessionária Entrevias, sobretudo nas rodovias da região de Ribeirão Preto (SP), a colisão traseira está relacionada ao excesso de velocidade e à falta de distanciamento seguro entre os veículos.
Ao menos esse é o resultado de estudos e acompanhamentos internos nos 570 quilômetros de rodovias sob concessão da empresa. Muitas ocorrências envolvem choque em defensas, barreiras, elementos de drenagem, placas e postes, além de quedas de motocicletas.
Diante disso, a concessionária tem atualizado constantemente seus serviços para minimizar os casos de colisão e alertar os condutores sobre tais problemas. Uma das medidas mais recentes, foi a implantação de um sistema de sensores que detecta veículos em baixa velocidade trafegando no local.
Segundo a concessionária, esse dispositivo está no km 314 da Rodovia Prefeito Antônio Duarte Nogueira (SP-322), o Anel Viário Sul de Ribeirão Preto (SP), é trata-se de uma sinalização vertical, instalada em um semipórtico, que conta com dispositivos luminosos que acendem de forma intermitente, chamando a atenção dos condutores sobre a presença de tráfego intenso e lento à frente.
Balanço
De acordo com um balanço da concessionária, em 2022, considerando todas as rodovias administradas pela empresa, na região de Marília (SP) e de Ribeirão Preto (SP), foram registrados:
- 333 sinistros do tipo choque (31,1%),
- 254 sinistros do tipo colisão traseira (23,7%)
- 180 sinistros do tipo tombamento, principalmente de motocicletas (16,8%)
O trecho que recebeu esse sistema é considerado um ponto estratégico por concentrar tráfego expressivo, por permitir ao condutor que precisa adentrar ao início do Anel Viário para pegar a saída em direção a Araraquara (SP), além de alertar o condutor para redobrar a atenção para o trânsito logo à frente, reduzindo a velocidade.
Sempre que é detectada uma maior quantidade de veículos lentos passando pelo local, uma equipe do Centro de Controle Operacional (CCO) aciona o sistema de focos de led. Geralmente, o acionamento ocorre na parte da manhã, entre 7h e 8h, e no fim de tarde, entre 17h e 20h.
Somam-se a esse novo recurso, os painéis de mensagens variáveis, que são amplamente utilizados para informar sobre os riscos da colisão traseira, desvios e outros incidentes ao longo da rodovia, e as campanhas de conscientização com usuários da rodovia.
Prevenção
O comportamento ao volante é decisivo para a proteção coletiva nas estradas. Atitudes simples ajudam a prevenir sinistros, como manter uma distância segura entre veículos. Assim, o condutor tem um tempo maior de resposta e reflexo imediato aos estímulos, como frear a tempo de evitar uma colisão.
A recomendação é estar atento às movimentações no trânsito e, assim que avistar qualquer eventualidade, reduzir a velocidade do veículo para que consiga tomar a melhor decisão.
Faixas de aceleração e desaceleração
O momento de entrada e saída de um veículo para a rodovia ou para as vias marginais merece atenção dos motoristas e motociclistas, especialmente os que trafegam em trechos urbanos.
As faixas de aceleração e desaceleração são instrumentos importantes na sinalização viária e favorecem a segurança. São indicadas por uma pintura zebrada, na cor branca, no solo dos acostamentos e ficam próximas às saídas e às entradas da rodovia. A principal função é oferecer espaço suficiente para acelerar ou diminuir a velocidade.
Mais informações no site: www.entrevias.com.br ou pelo telefone 0800 3000 333.