Mãe e filhote de lagartos-teiú e cuíca são resgatados às margens da BR-470/SC
VALE DO ITAJAÍ: Cuíca (foto) além de mãe e filhote de lagartos-teiú e cuíca são resgatados em trecho da duplicação da BR-470/SC. Foto: Divulgação/DNIT

Animais foram flagrados e recolhidos pelas equipes de meio ambiente do DNIT, no início deste mês, nos lotes 2 e 4 da duplicação da via, no Vale do Itajaí (SC)

Equipes do meio ambiente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) resgataram uma mãe e um filhote de lagartos-teiú, durante corte de árvores no km 64 da BR-470/SC, em Indaial, no lote 4 da duplicação. Também foi resgatada uma cuíca, que estava no km 40 da rodovia, no lote 2, em Gaspar (SC).

De acordo com os biólogos da Autarquia, tanto os lagartos quanto a cuíca são inofensivos para os seres humanos e importantes no controle de insetos e pequenos animais, contribuindo para o equilíbrio do ecossistema da região.

Segundo o Dnit, assim que foram colhidos, os animais foram registrados e em seguida devolvidos à natureza, em local próximo, com as mesmas características do meio em que desses bichinhos vivem.

Mãe e filhote de lagartos-teiú e cuíca são resgatados às margens da BR-470/SC
LAGARTO-TEIÚ: Equipes de meio ambiente do Dnit também resgataram a mãe e o filhote de lagartos-teiú. Foto: Divulgação/DNIT

Plantas

De acordo com a Autarquia, esse procedimento ocorre quando são encontradas algumas espécies de plantas. Elas são realocadas para novos ambientes a fim de minimizar e compensar o impacto ambiental da obra de duplicação na rodovia.

Segundo o Departamento, o trabalho de resgate é feito pelo serviço de gestão ambiental da obra, que tem à frente de trabalho biólogos e técnicos de meio ambiente, com o propósito de acompanhar a correta realização dos serviços ambientais, com cuidado com a fauna, flora, mananciais e ruídos.

Veja mais sobre animais silvestres

SP-322 “ganha” sinalização de alerta para travessia de animais silvestres

Duplicação da SP-333 deve aumentar a segurança de animais silvestres

VÍDEO: Idoso é preso pela 5ª vez por tráfico de animais silvestres, em Goiás

Mais de 600 animais silvestres são protegidos com obra na BR-163/SC