Trecho da MGC-122 recebe obras de recuperação do pavimento, em Janaúba
RECUPERAÇÃO: Melhorias serão feitas em 111 km, de Nova Porteirinha (MG), passando por Janaúba (MG) até o entroncamento da BR-251, sentido Montes Claros (MG). Foto: Divulgação/DER-MG

Serviços – realizados pelo DER de Minas, responsável pela rodovia – devem ser concluídos em fevereiro de 2025

Trechos da rodovia MGC-122, nas proximidades do município de Janaúba, no Norte de Minas Gerais, estão recebendo serviços de recuperação funcional, de Nova Porteirinha (MG), passando por Janaúba (MG) até o entroncamento da BR-251, sentido Montes Claros (MG), com 111 quilômetros, de acordo com o Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG).

Incluída no programa Provias, a conclusão das obras está prevista para fevereiro de 2025. Com isso, os usuários da MGC-122 terão mais segurança e o leito da pista terá novo pavimento, nova sinalização horizontal e vertical, além de melhorias no sistema de drenagem. Os investimentos são de R$ 88 milhões.

De acordo com o diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG), Rodrigo Tavares, a realização dessas obras na região Norte vai beneficiar cerca de dois milhões de mineiros, uma vez que elas estão em uma área de transição com o Vale do Jequitinhonha. “Além de garantir mais segurança no ir e vir para os motoristas, vai melhorar as condições de logística para o escoamento da produção do agronegócio, desenvolvido na área de irrigação do Projeto Jaíba”, enfatiza.

Novo contrato

Segundo o DER de Minas, além dos investimentos do Provias, um novo contrato de manutenção será assinado até a primeira quinzena de março, contemplando operação tapa-buraco, pinturas de faixas de sinalização, placas e patrolamento da unidade regional do DER de Janaúba. Fazem parte deste contrato 676,4 quilômetros de vias, sendo 618,7 de pistas pavimentadas e 57,7 de estradas de terra.

Ainda conforme cronograma de investimentos, anualmente, são aplicados R$16 milhões na manutenção rotineira das rodovias próximas a Janaúba, entre elas, a MG-120, MGC-122, MG-401, LMG-510, LMG-516, LMG-633, LMG-645 e os acessos a cinco municípios.

Concluídas

Em 2023, o DER de Minas investiu R$ 82 milhões na recuperação funcional de 175 quilômetros de rodovias na região Norte Mineira. Um novo pavimento foi aplicado em 35 quilômetros, da LMG-633, entre Mocambinho e o entroncamento da MG-401. O mesmo processo foi executado em 140 quilômetros da MG-401, no trajeto entre Porto Matias Cardoso e o perímetro urbano de Janaúba.

Os valores investidos nestas duas obras fazem parte do Acordo de Reparação ao rompimento das barragens em Brumadinho, assinado pelo Governo de Minas, Ministério Público de Minas Gerais, Ministério Público Federal e Defensoria Pública de Minas Gerais com a Vale. O rompimento tirou a vida de 272 pessoas e gerou uma série de danos sociais, econômicos e ambientais.

Recuperação

O processo de engenharia conhecido como recuperação funcional é um tipo de obra que tem como objetivo reestabelecer as condições iniciais do pavimento, melhorando assim suas funcionalidades. Trata-se de uma manutenção preventiva, feita antes de ocorrer o desgaste total, adiando a necessidade da realização de restauração.

Na primeira fase das intervenções, trabalhadores fazem o tapa-buraco e os remendos profundos, dependendo do caso, e o reperfilamento ou fresagem (colocação de uma nova camada de asfalto para nivelar e corrigir) do pavimento.

Em seguida, é aplicado um revestimento asfáltico, que é a camada superior destinada a resistir, diretamente, às ações do tráfego e transmiti-las de forma atenuada às camadas inferiores, impermeabilizando o pavimento, além de melhorar as condições de rolamento.

A obra é finalizada com a pintura da sinalização horizontal, implantação de tachas refletivas no eixo e bordos, além da revisão da sinalização vertical, com colocação de novas placas e o reestabelecimento dos dispositivos de drenagem. Mais informações no site do DER-MG.

5 COMENTÁRIOS

  1. Janaúba a Espinosa, simplesmente não existem né. Todo ano é a mesma palhaçada e ninguém faz nada. Não sabem tapar um buraco de forma decente e nem reformam o trecho.

  2. Bom dia

    Essa estrada q nem sei sei pode ser chamada de pista , precisar é de um asfalto novo começando em montes claros até Espinosa q isso é uma vergonha, muitos anos sempre a msm coisa. Esse negócio de tapa buraco é engana o povo dizer q estão trabalhando. Primeira neblina volta tudo novamente, entretanto msm sem buraco antes é pior do q estrada de chão , muitos altos e baixos , estraga pneu de mais e suspensão. Pronto falei

  3. Por que não faz a melhoria até Espinoza. Ia ficar muito bom. Sempre tô usando esses BR aí viajo direto pra Monte azul.

  4. Meu Deus tomara que saia do papel essa obra tão falada e esperada por a população mineira . Pensem num sofrimento que passam motoristas que trafegam pela BR 122. Eu mesmo sou um que todos enfrento essa buraqueira.

  5. Entre o trevo de Capitão Enéas a dívida com a Bahia não tem rodovia tem um buraco com rodovia, precisamos e de uma implantação de rodovia e não uma conserrva de tapa buraco, precisamos urgentemente de politicos responsáveis e preocupados com a situação que se encontra este canto de Minas.

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