Mais de 2 mil quilômetros de vias estaduais mineiras são recuperadas, entre 2023 e 2024
MELHORIAS: Mais de 2 mil quilômetros de vias estaduais mineiras são recuperadas, entre 2023 e 2024. Foto: Divulgação/DER-MG

Serviços foram realizados pelo Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG), ao custo de cerca de R$2 bilhões

Quase dois mil quilômetros de rodovias mineiras foram recuperadas, nos últimos dois anos, o que eliminou 91 pontos críticos em trechos pavimentados e não pavimentados da malha estadual, no mesmo período. O investimento foi da ordem de R$1,8 bilhão.

De acordo com o Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG), os números são do balanço de ações que aponta, ainda, a pavimentação de 142 quilômetros de novas rodovias em 2024, além de 464 quilômetros de trechos recebendo asfalto, cujas obras estão em andamento, e 144 quilômetros em licitação, o que representa um investimento total de quase R$1,5 bilhão.

Na avaliação do diretor-geral do DER-MG, Rodrigo Tavares, 2024 foi um ano de muitas realizações que exigiu esforço, dedicação e superação dos servidores da autarquia, mas 2025 será muito mais desafiador.

Fechamos 2024 com quase dois bilhões de reais em editais publicados e obras licitadas. Todo esse recurso será transformado em melhorias para a população mineira, por meio da infraestrutura rodoviária”, esclarece.

Segundo Tavares, a previsão orçamentária de 2025 para recuperação funcional das rodovias, manutenção e conservação rotineira e eliminação de pontos críticos também é robusta e ultrapassa a casa de R$ 1,2 bilhão.

O levantamento apresentado envolve obras do programa Caminhos para Avançar, maior conjunto de obras de infraestrutura rodoviária das últimas décadas“, acrescenta.

Outras ações

Além do programa, o DER-MG desenvolveu diversas atividades na área de planejamento, engenharia e inovação, com destaque para a elaboração do projeto piloto em BIM da interseção de Capitão Enéas; gestão de 26 contratos e publicações de editais para contratação de apoio, estudos geotécnicos e sondagens.

De acordo com a Autarquia, as ações ambientais também ganharam destaque com 96 estudos e projetos na área para licenciamento ambiental e 342 ações desenvolvidas para o atendimento das condicionantes exigidas por lei e 176 processos formalizados nos órgãos ambientais.

Ainda conforme o DER, a segurança viária também foi contemplada com o monitoramento de velocidade e de peso nas rodovias estaduais mineiras por meio de 531 radares fixos. Esse número deve dobrar no próximo ano em função de um novo edital que deverá ser lançado ainda neste ano.

Além disso, 40 balanças entraram em operação e foram monitoradas remotamente por meio do Centro de Controle e Operações do DER-MG. Mais informações no site do DER-MG.

1 COMENTÁRIO

  1. Parabéns pelo governador Romeu Zema de Minas Gerais e sendo do Partido Novo, pelo brilhante trabalho que vêm fazendo pelas estradas estaduais mineiras – mais nunca devemos esquecer das gestões esquerdistas anteriores que geriram o estado de Minas Gerais durante anos e deixaram o estado às traças à exemplo das estradas, e olha que aqui quem estar falando nem é um mineiro sou maranhense, mais falo pelo reconhecimento do grande trabalho que o Zema vem fazendo pois ele é um grande gestor e acompanho-o. Ah’ quem derá se tivéssemos um gestor competente como o Zema aqui no Maranhão também. Aqui no Maranhão as rodovias federais (as BRs) são horríveis em qualidade, dirá então as estradas estaduais (as MA) que são muito mau cuidadas, vale destacar também que desde que me entendo por gente só a Esquerda governa aqui. Queria destacar aqui também o grande trabalho administrativo que fazem os gestores políticos do Partido Novo como prefeitos, governadores, deputados e senadores, talvez se tivéssemos o Romeu Zema como presidente e sua grande equipe técnica do DER-MG na gestão do DNIT do Ministério dos Transportes, pois tragédias como essa ponte recente entre o meu estado e o TO teriam sido evitadas, ou pelo menos de imediato a ponte teria sido “interditada” o mínimo que poderiam ter feito para prevenir mais uma tragédia (evitável) que ocorreu no Brasil e também se estivessem pessoas “competentes” à frente dos órgãos do governo. Aqui não estou sendo fanático político ao relatar isso, pois assim como cidadãos devemos fiscalizar e acompanhar a gestão dos políticos (principalmente dos governadores e prefeitos que estão mais próximos do povo), logo então devemos também como cidadãos reconhecer o trabalho quando “competente, honesto e transparente com o erário público” os políticos fazem, e no caso do governador de Minas Gerais ele faz muito até o momento, por isso foi reeleito e tem a gestão muito bem avaliada pelo povo mineiro. Queria destacar também, o Partido Novo pelo menos no campo da economia eles defendem segundo seus estatutos; uma “economia liberal” como a favor das privatizações de empresas públicas estatais; a favor das concessões de ativos públicos dos governos como rodovias, portos e aeroportos; são a favor da redução de impostos ou a extinção de alguns deles; são a favor da desburocratização total da economia como exemplo facilitar o ambiente de negócios; são a favor da economia de livre mercado para facilitar os negócios entre os países – e o Brasil é oposto nisso, e por fim não menos importante, o Novo defende à “meritocrácia” como a indicação baseada na formação profissional e técnica para cargos públicos – pois eles eles acreditam que uma boa gestão pública começa pela qualificação profissional das pessoas certas para os cargos chaves da administração pública seja em qual esfera for, etc, entre outros motivos, onde tudo isso melhoraria a médio e longo prazo a vida de toda a população.

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