A manhã desta quarta-feira (1) foi marcada por protestos nas rodovias da Bahia. Em Barreiras, cerca de 100 estudantes da UNEB (Universidade do Estado da Bahia) fecharam a BR-242 com pedaços de concretos e pneus queimados, contra a falta de professores na instituição. A manifestação causou um longo engarrafamento no local, de acordo com a Polícia Rodoviária Federal.

O grupo de manifestantes em Barreiras foi composto por professores e alunos dos cursos de biologia, agronomia e pedagogia, mais prejudicados. Segundo o diretor geral do campus da UNEB, Joaquim Neto, existe previsão de contratação de novos professores nos próximos meses, mas em regime temporário. Hoje no campus de Barreiras faltam 50 professores.

Já em Itabuna, cerca de quinhentos integrantes do Movimento de Luta pela Terra (MLT) e da Central dos Trabalhadores do Brasil (CTB) protestaram contra a privatização da BR 101 e a demora na desapropriação de terras para reforma agrária.