Para quem viaja pelas estradas, os dados abaixo revelam o risco que todos vão correr em função da revogação da Lei do Descanso praticamente sacramentada ontem na Câmara, quando os parlamentares votaram a aprovação do texto básico da Câmara e deixaram para a semana que vem a votação dos Destaques.

ANO = Acidentes com veículos comerciais

2008 = 123.291
2009 = 130.529
2010 = 155.275
2011 = 162.220
2012 = 153.590
* Dados referentes apenas a acidentes nas rodovias federais

O Atlas da Acidentalidade, divulgado há poucos dias pelo Programa Volvo de Segurança no Trânsito, comprovou a queda do número de acidentes, mortos e feridos com a entrada em vigor da Lei 12.619/12, a chamada Lei do Descanso do Motorista Profissional. Com apenas seis meses de vigência a Lei produziu efeitos imediatos. Os números são impressionantes, o número de acidentes com veículos comerciais baixou pela primeira vez no período analisado. Em 2008 foram 123.291 acidentes, em 2009 totalizou 130.529, em 2010 a tendência de aumento continuava com 155.275 acidentes com veículos comerciais. Em 2011 mais 162.220 acidentes mas em 2012, quando entrou em vigor a Lei do Descanso em 17 de junho, com fiscalização precária e menos de 6 meses em vigor , os acidentes baixaram para 153.590 acidentes com veículos comerciais.
São dados apenas nas rodovias federais e revelam , pela primeira vez desde 2008, uma forte tendência de queda pois a curva de crescimento indicava que em 2012 seriam aproximadamente 170 mil acidentes com veículos comerciais.
Apesar de dados como esse, os parlamentares da batizada “Bancada da Morte” querem revogar a Lei e colocar em vigor uma nova legislação que, tende a provocar mais mortes do que já ocorria anteriormente.
Para mais detalhes e nomes dos deputados que votaram a favor da revogação da Lei e que esta semana devem confirmar seu voto, leia a matéria do Estradas: https://estradas.com.br/lei-do-descanso-dos-motoristas-profissionais-pode-ser-revogada-esta-semana/
Os interessados em conhecer quais são as empresas que fazem parte da Associação Nacional dos Usuários do Transporte de Cargas (ANUT), entidade que desde o início foi contra os termos da Lei 12.619/12 e cujas propostas foram adotadas pelos deputados que lideram a revogação da Lei do Descanso, basta visitar http://www.anut.org/05_Associadas.asp . Todas as propostas apresentadas pelo Diretor Técnico da entidade, convocado pelo Deputado Nelson Marquezelli para a fazer sua exposição na Comissão Especial. O que revela o poder de convencimento da entidade com os parlamentares. Curiosamente, as propostas apresentadas pelo Forum Nacional em Defesa da Lei 12.619/12, que reúne Confederação dos Trabalhadores em Transportes Terrestres, associações de vítimas de trânsito, entidades médicas, de magistrados, auditores fiscais do trabalho, ministério público do trabalho, foram rejeitadas.Os parlamentares da Comissão Especial deram prioridade absoluta as propostas que atendem o interesse econômico.