NOVA PONTE: DEER de MG substitui ponte sobre o Rio Vermelho, na BR-010, em Serra Azul de Minas, na região Central do estado. Foto: Divulgação

De acordo com o DEER, nova ponte substitui a antiga travessia em madeira

A construção de ponte de concreto sobre o Rio Vermelho, no segmento não pavimentado da rodovia MG-010, Km 274, próximo ao município de Serra Azul de Minas, na região Central do estado, será concluída até o início de novembro, conforme cronograma do Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DEER/MG).

A nova edificação substitui a antiga travessia em madeira, que já estava desgastada devido ao tráfego de veículos e à ação do tempo.

A ponte terá 28 metros de comprimento por 8,8 metros de largura, com duas pistas de rolamento. Para a finalização, nos próximos dias, ainda serão executados serviços no tabuleiro (parte de superior da ponte) e o encabeçamento da estrutura, que é a união da ponte com a rodovia.

Para o diretor de Manutenção do DEER/MG, Marcos Frade, a substituição da ponte de madeira por ponte de concreto garante mais segurança às famílias que circulam por este caminho, transportando seus produtos agrícolas, bem como ao transporte escolar, além de garantir melhores condições de trafegabilidade para o usuário de modo geral.

Acordo

A obra está sendo executada por meio de um acordo assinado entre o Governo de Minas, com a assistência da Advocacia-Geral do Estado, e uma empresa privada. O documento prevê que a empresa construa nove pontes em concreto armado em várias localidades mineiras. Em contrapartida, serão extintas dívidas fiscais e passivos tributários de ICMS da instituição privada.

Todas as obras passam por aprovação prévia do por parte do DEER/MG. O órgão é o responsável pela inspeção técnica de todas as etapas, como análise dos projetos executivos, dos memoriais de cálculos, dos estudos topográficos, hidrológicos e geotécnicos e, também, pela fiscalização da execução dos trabalhos.

Relação de pontes para substituição de tabuleiro de madeira ou reconstrução previstas no acordo:

Rodovia Trecho Município
1 BR-460 São Lourenço-Entrº BR/354 São Lourenço
2 MG-010 Serra Azul de Minas – Rio Vermelho Serra Azul de Minas
3 LMG-654 São João da Vereda – Coração de Jesus Joaquim Felício
4 LMG-654 São João da Vereda – Coração de Jesus Montes Claros
5 LMG-718 Entrº BR-418 – Vila Pereira Nanuque
6 LMG-698 Canabrava – Córrego do Cachorro João Pinheiro
7 LMG-690 Ribeirão Segredo – Entrº BR/040 João Pinheiro
8 LMG-745 Brejão – Entrº MG-190 Monte Carmelo/Coromandel
9 LMG-826 Oratórios – Amparo da Serra Oratórios

DEIXE UMA RESPOSTA

Você digitou um endereço de e-mail incorreto!
Por favor, digite seu nome aqui