LIBERADA: Desde o fim de semana, a MGFC-259, entre Serro e Sabinópolis, está liberada ao tráfego de veículos. Foto: Divulgação/DER-MG

De acordo com o Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG), serviços de recuperação devem ser concluídos em junho deste ano

Liberada ao tráfego, nesse fim de semana, a rodovia MGC-259, entre Serro e Sabinópolis, em Minas Gerais, estava interditada desde janeiro deste ano, por conta de problemas na altura do km 393, na região central do Estado.

De acordo com o Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG) , mesmo com a obra em andamento, a retomada do fluxo de veículos foi realizada observando a segurança dos usuários. Com a medida, os usuários deixam de utilizar desvios que aumentavam em cerca de 100 quilômetros o trajeto.

Segundo o DER, a nova estrutura com quatro linhas de passagem, com 2,8 metros de diâmetro, aumenta em 25% a capacidade de vazão de água pelo local. A obra deve ficar completamente pronta em junho, após a conclusão da drenagem e pavimentação, além da sinalização horizontal e vertical. O investimento é de R$ 1 milhão.

De acordo com o Departamento, o bueiro apresentava sinais de fadiga pela ação das águas e pelo intenso fluxo de veículos com excesso de carga que circulavam pelo ponto. Em fevereiro de 2022, o DER, que já monitorava a situação do segmento, foi obrigado a restringir o tráfego a veículos maiores de 2,5 metros de largura. No dia 8 de janeiro deste ano, um grande volume de chuvas rompeu definitivamente o bueiro triplo tubular metálico.

Nossas equipes de trabalho se empenharam em restabelecer o tráfego no trecho no mais curto prazo possível devido à importância dessa rodovia para quem busca atendimento médico especializado em Diamantina, para o turismo e, sobretudo, para a comunidade estudantil de diversos municípios da região que utilizam a rota para acessar outras localidades”, explica o diretor-geral do DER-MG, Rodrigo Tavares.

Com informações da Ascom do DER-MG