Moradores dos bairros Helvétia e Jardim Brasil, de Indaiatuba, apresentam nesta terça-feira uma proposta alternativa para evitar a
fuga de veículos do pedágio principal existente no Km 61 da Rodovia Santo Dumont (SP-75), sem prejudicar os moradores dos dois bairros.

A proposta prevê a colocação de pedágios em locais diferentes do proposto pela Rodovias das Colinas e será apresentada na sede da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp), em reunião no período da tarde com representantes dos moradores, da agência e da Rodovias das Colinas.

A polêmica com os moradores começou quando a Colinas anunciou que faria a instalação de dois pedágios nas vias de entrada e saída dos dois bairros de Indaiatuba, que ficam às margens da rodovia, há um quilômetro do pedágio principal. A concessionária informou que estas vias são utilizadas como rota de desvio por 11 mil veículos por dia e, por isto, seria necessários novos pedágios no local. Estes novos pedágios foram contestados pelos moradores, que conseguiram adiar o início das obras, previsto para 6 de novembro passado.

A Prefeitura de Indaiatuba conseguiu a isenção da cobrança destes novos pedágios aos moradores do município, liberando a passagem dos veículos com placas da cidade. Além disso, haverá isenção aos moradores de Indaiatuba que têm veículos com placas de outras cidades, através de cadastro. Esses moradores terão um ano para transferir a placa para Indaiatuba. A concesionária fará também um investimento de R$ 25 milhões em viadutos e vias próximas, sem custos para o Poder Público.

Mesmo assim, os moradores alegaram que ocorreriam outros prejuízos aos moradores dos bairros, em festas típicas tradicionais e em festas de casamento, comuns na região. José Luiz Sigrist, um dos representantes dos moradores, disse que o objetivo da reunião desta terça-feira é de sensibilizar a concessionária e a Artesp sobre a importância dos dois bairros e sobre os prejuízos que trarão aos moradores se houver pedágio nos acessos. “Para evitar a fuga existem outras alternativas” , salientou Sigrist.

A comunidade formada pelos dois bairros querem confirmar o direito de isenção do pagamento dos pedágios e transferir os locais
pretendidos pela concessionária. A proposta dos moradores prevê três bloqueios (ou pedágios) na mesma linha, ou direção, do pedágio principal, existente no Km 61. “Os três pedágios evitariam a fuga do pedágio principal e não afetariam a comunidade dos dois bairros” , explicou.

Um dos pedágios seria colocado depois do cemitério de Helvétia, há uns dois quilômetros da rodovia Santos Dumont. O segundo pedágio seria do outro lado, próximo à SP-73, Estrada Velha de Indaiatuba, há uns dois quilômetros também da rodovia e do pedágio principal. O terceiro pedágio seria no início da Rodovia Engenheiro Paulo de Tarso Tavares (antiga Estrada do Morro Torto), que liga Indaiatuba até o Aeroporto de Viracopos.

A concessionária, através de sua assessoria, informou que suspendeu provisoriamente o início dos trabalhos até quarta-feira, mas que vai manter a construção das praças de pedágio porque há autorização do Governo de São Paulo e da Artesp. O objetivo é de iniciar a cobrança em dezembro.