Um ônibus da Viação Piracicabano foi incendiado na noite de ontem por moradores na Rodovia Anchieta, trecho de serra pertencente ao município de Cubatão, litoral paulista.

Segundo a polícia, o motorista disse que ao parar o ônibus em um ponto, o coletivo foi invadido por algumas pessoas que mandaram que todos os passageiros descessem. Entre vândalos e passageiros segundo testemunhas, havia cerca de 30 pessoas. Imediatamente, o coletivo foi cercado e incendiado pelos moradores do bairro.

Segundo a polícia, o ato de vandalismo foi um protesto dos moradores da região contra o número insuficiente de ônibus e a má qualidade no transporte local. Os bombeiros ainda foram acionados, mas muito pouco puderam fazer para evitar a destruição por completo do ônibus.

Congestionamento

Apesar do ônibus em chamas não ter ocupado nenhuma faixa de rolamento, motoristas que desciam a serra foram obrigados a reduzir a velocidade, o que gerou um congestionamento de quase três quilômetros. No ato de vandalismo, ninguém foi preso nem ficou ferido.