Morre 1ª vítima de acidente com ônibus irregular a serviço da Cutrale
TRISTEZA: Morre a primeira vítima do acidente na Vicinal, em Avaré (SP), nessa quinta (16), com 37 feridos. Bruno Paulo, de 28 anos, não resistiu aos ferimentos. Foto: Reprodução/Redes Sociais

Bruno Augusto Fernandes não resistiu aos ferimentos; sua morte foi confirmada pela empresa Cutrale, que não explicou sobre a irregularidade no ônibus

Morre um dos 37 feridos no sinistro (acidente) ocorrido na manhã dessa quinta-feira (16), no km 10 da Estrada Vicinal Padre Léo Kruch, entre Avaré (SP) e Itatinga (SP), envolvendo o ônibus Mercedes-Benz, irregular, que transportava trabalhadores rurais a serviço da empresa Cutrale.

O jovem Bruno Augusto Fernandes Paulo, de 28 anos, morador de Avaré (SP), ficou ferido no sinistro e foi levado ao hospital da cidade. Porém, não resistiu aos ferimentos e faleceu, ainda nessa quinta-feira (16). Ele deixa esposa e uma filha, ainda bebê.

Estradas apurou que dentre os feridos, a maioria em estado leve, dois permanecem internados em observação.

Ainda conforme apuração da reportagem, o veículo modelo Caio Apaches 21 U, ano 1999, está com cronotacógrafo vencido desde maio deste ano; portanto estava proibido, por lei , de circular no trânsito, seja, no perímetro urbano, rural ou rodoviário.

Em contato, ainda na tarde de quinta (16), com a empresa Cutrale, a reportagem recebeu na manhã desta sexta-feira (17), a seguinte explicação:

A Cutrale confirma com pesar que registrou na data de hoje um acidente envolvendo colaboradores da empresa, em ônibus transportando funcionários da cidade de Avaré-SP, que iriam trabalhar na colheita em uma fazenda na mesma cidade. Os passageiros foram socorridos imediatamente e infelizmente um deles veio a falecer, enquanto os demais foram liberados após atendimento médico – à exceção de dois colaboradores que estão em observação com previsão de liberação ainda na data de hoje. A empresa lamenta profundamente o falecimento e está prestando a assistência necessária aos colaboradores, bem como apurando detalhadamente o fato ocorrido.”

O Estradas manteve contato com a Delegacia de Polícia Civil de Avaré, que deve cuidar das investigações.

Da mesma foram, a reportagem manteve contato com o Ministério Público do Trabalho (MPT), em Campinas (SP), para saber se haverá alguma intervenção para apurar possíveis irregularidades na forma de trabalho a que estão expostos os trabalhadores.

Quanto à jornada de trabalho do motorista Jackson, a Cutrale não se manifestou, assim como não o fez a respeito das irregularidades no ônibus.

Na tarde dessa quinta-feira (16), o Estradas solicitou informações à Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de transporte do Estado de São Paulo (Artesp) para saber o ônibus estava regularizado junto à Agência.

Por meio de sua assessoria de imprensa, a Artesp respondeu que o veículo envolvido no sinistro não tem registro na Artesp.

O Estradas aguarda as respostas do MPT de Campinas e da Delegacia de Avaré (SP).

Morre 1ª vítima de acidente com ônibus irregular a serviço da Cutrale
AVARÉ: Morador de Avaré (SP), Bruno Paulo, 28, era casado e tinha uma filha bebê. Foto: Reprodução/Redes Sociais

O Sinistro

Segundo informações do motorista, havia 42 pessoas a bordo no momento do sinistro, por volta de 7h. Ele disse que furou um pneu dianteiro, o que provocou a perda do controle do veículo.

O motorista Jackson, que presta serviço à empresa Cutrale, não conseguiu parar o veículo, que percorreu alguns metros até cair em uma pequena ribanceira na estrada.

Das 37 pessoas que ficaram feridas, um faleceu e duas permanecem internadas, em Avaré (SP). As outras 34 já tiveram alta médica.