Motorista de ônibus morre no bagageiro em tombamento com mais 6 mortos na BR-135/PI
TOMBAMENTO: Motorista de ônibus morre no bagageiro em tombamento com mais 6 mortos na BR-135/PI. Empresa não esclareceu porque o motorista dormia no bagageiro. Foto: Reprodução/Redes Sociais

Coletivo, da empresa Baleia Turismo, transportava 44 pessoas, dentre elas, dois motoristas; sendo que um deles dormia no bagageiro quando o colega perdeu o controle do veículo, que tombou. A rota era Tianguá(CE) – São Paulo(SP).

O tombamento ocorreu na madrugada desta terça-feira (7), na BR-135, entre São Gonçalo do Gurgueia e Corrente, no sul do Piauí, deixou ao menos sete mortos e 19 feridos.

Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o veículo transportava 44 pessoas, incluindo 42 passageiros e dois motoristas. Entre as vítimas fatais estão cinco homens e duas mulheres.

1- Kaíque Glauber Lúcio de Farias (motorista do bagageiro)
2- Antônio Jackes Pereira de Vasconcelos
3- Emanuel da Cruz Silva Belizardo
4- Miguel Oliveira de Freitas
5- Antônia de Maria Castro
6- Graceli Barroso Rufino de Freitas
7- Alexandre Barros Teófilo

Já os 19 feridos, com idades entre 7 anos e 62 anos, foram socorridos e encaminhados aos hospitais regionais de Corrente (PI), Bom Jesus (PI) e Floriano (PI). O estado de saúde das vítimas não foi divulgado.

De acordo com avaliação preliminar, as possíveis causas para o sinistro (acidente) incluem defeito mecânico e a falta de reação do motorista, que pode ser provocada por fadiga.

A empresa Baleia Turismo, responsável pelo veículo, lamentou o ocorrido em nota divulgada nas redes sociais. A empresa informou que enviou uma equipe ao local para colaborar com as investigações e expressou condolências às famílias das vítimas. Entretanto, não deu nenhuma explicação de como um motorista dormia no bagageiro.

Segundo informações da imprensa da região, a PRF teria informado que a documentação do ônibus e as habilitações dos motoristas estavam em conformidade com a legislação.

Motoristas revezando e descansando no veículo em movimento é ilegal

Apesar de as informações indicarem que supostamente o ônibus estaria regular, o STF decidiu em julho de 2023 que dois motoristas não podem revezar por longas horas ao volante e que não é considerado descanso dormir em veículo em movimento.

Quanto mais dormir no bagageiro. Informação veiculada por vários veículos da região e confirmada pelos familiares para um site de notícias. Até o momento o Estradas desconhece se a PRF autuou a empresa por isso.

O motorista Kaíque Farias morreu no bagageiro de forma desumana Foto; Redes Sociais

Embora já foram encontradas pelo portal diversas multas, dentre elas uma recente no estado de São Paulo, no último dia 4 de janeiro,  por conduzir o veiculo com equipamento obrigatório em desacordo com o estabelecido pelo Contran.

Caso a autuação seja quanto ao tacógrafo, comprometeria a própria perícia, pois o equipamento registra velocidade praticada, distância percorrida e tempo de direção contínua.

Para o coordenador do SOS Estradas, Rodolfo Rizzotto, é preciso de apuração rigorosa deste caso. “É inadmissível acharmos normal um motorista morrer enquanto dorme no bagageiro. Principalmente quando a PRF realiza uma operação nacional intitulada “Descanso Legal”. Este caso é aboslutamente ilegal e desumano.”

Além da PRF, equipes da Polícia Militar do Piauí (PMPI), da perícia da Polícia Civil do Piauí (PCPI) e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) atuaram no local do acidente.

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1 COMENTÁRIO

  1. De que adianta lei se elas não são cumpridas e respeitadas?As vezes até são cumpridas ,mas somente em cima das transportadoras, já que a fiscalização perante as empresas de ônibus é quase inexistente.Tem várias empresas que rodam na dupla que sabem da existência da lei e insistem em desrespeita-la,inclusive uma famosa de Brasília que não vou citar o nome mas pelas cores preto e laranja todos sabem qual é.Já nas transportadoras,que é onde atuo, conheço pelo menos umas duas que ainda insiste no erro,fazendo a linha Vitória da Conquista-Ba x São Paulo direto sem intervalos de descanso para o motorista, vão na dupla e só param para refeição e abastecimento,inclusive uma muito conhecida que presta serviços aos correios.Não respeitam as leis,o descanso dos motoristas,e depois que acontece um acidente grave os advogados de defesa inventam mil e uma desculpas esfarrapadas para tentar justificar a cagada.Em relação ao ônibus que tombou,essa região do nordeste,que pega o Piauí e o Maranhão principalmente,saem muitos ônibus clandestinos para SP, Brasília e Goiânia,e tudo indica que esse veículo do acidente seja um desses piratas.A documentação do veículo em dia não significa que ele tenha autorização para fazer esse tipo de linha,que é uma concessão federal e somente autorizada pela ANTT. Infelizmente com as brechas da lei e a falta de fiscalização mais pesada por parte dos órgãos oficiais de fiscalização,esse tipo de ocorrência continua acontecendo.

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