ATENÇÃO: Em dias de chuva, motorista deve redobrar a atenção nas estradas. Fotos: Divulgação

De acordo com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), a chegada das chuvas exige cuidado no trânsito

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) faz um alerta aos motoristas para redobrarem a atenção nas estradas em dias chuvosos. Alguns cuidados são extremamente necessários até mesmo para os condutores mais experientes. O objetivo é garantir a segurança dos usuários e melhorar a fluidez do tráfego nas rodovias federais, uma vez que o número de acidentes (sinistros) aumenta em 30% neste período.

Para evitar acidentes, mantenha os freios em dia e os pneus em bom estado. Outro ponto de atenção é a aquaplanagem. É o momento em que o carro perde o contato direto com o asfalto e acaba derrapando ao passar por cima de uma lâmina d’agua. Lembre-se, quando se trata de direção, precisamos ter todo o cuidado e atenção.

E com a pista molhada e a baixa visibilidade, o alerta é direcionado, também, aos ciclistas e aos pedestres. Recomenda – se que o condutor observe as condições do veículo e mantenha uma distância segura dos demais, uma vez que a pista molhada deixa qualquer manobra mais arriscada. Portanto, antes de qualquer movimento, é importante averiguar se a ultrapassagem é segura.

Neste período é comum que alguns trechos fiquem alagados. Nessa situação, evite a tentativa de trafegar sem ter plena certeza da profundidade de todo o trajeto. Fique atento aos outros veículos que estiverem passando e se a água tiver atingido metade da roda, não passe pela via.

DEIXE UMA RESPOSTA

Você digitou um endereço de e-mail incorreto!
Por favor, digite seu nome aqui