TRISTE REALIDADE: Caminhoneiros morrem em colisões violentas ocasionadas por fadiga. Foto: Divulgação

Medida Provisória que seria para renovar frota de caminhões acaba com a fiscalização de jornada dos caminhoneiros e vai contribuir para o aumento das mortes nas rodovias. A MP foi aprovada dia 2/8 na Câmara Federal e enviada imediatamente para o Senado; no dia seguinte (3/8), foi aprovada naquela Casa e enviada para sanção do presidente Bolsonaro. Pressa típica de várias situações não republicanas do Congresso e governos brasileiros

COMO TUDO COMEÇOU E SURGIU O “JABUTI” NA MP

O presidente da República mandou para o Congresso em abril de 2022 a Medida Provisória Provisória n° 1112, teoricamente com o objetivo de  instituir o Programa de Aumento da Produtividade da Frota Rodoviária no País (Renovar), basicamente renovação da frota.

Foram apresentadas quase 100 alterações e sugestões no projeto. Várias delas sem nenhuma relação com o tema. Algumas podem ser chamadas de “jabutis”, termo usado para caracterizar artigos mal intencionados colocados em lugar indevido.

Para nós do Estradas.com.br, focados sempre na segurança viária, o que mais chamou a atenção foi a alteração do Art.67 do Código de Trânsito Brasileiro que simplesmente acaba com o limite de tempo de direção contínua dos caminhoneiros.

No texto final do Relator, o deputado Da Vitoria (PP-ES), sem apresentar as justificativas, estudos técnicos e origem da inclusão, ao menos que seja facilmente encontrada nos documentos da Câmara, incluiu no Art. 67-C , dois parágrafos que praticamente autorizam os caminhoneiros a dirigirem quantas horas quiserem sem parar. O que facilita a vida de quem explora esses profissionais e coloca em risco milhões de brasileiros todos os dias nas estradas.

Entenda a situação

Atualmente, a Lei 13.103/15, conhecida como Lei dos Caminhoneiros, prevê:

Art. 67-C. É vedado ao motorista profissional dirigir por mais de 5 (cinco) horas e meia ininterruptas veículos de transporte rodoviário coletivo de passageiros ou de transporte rodoviário de cargas. (Redação dada pela Lei nº 13.103, de 2015)

  • 1º Serão observados 30 (trinta) minutos para descanso dentro de cada 6 (seis) horas na condução de veículo de transporte de carga, sendo facultado o seu fracionamento e o do tempo de direção desde que não ultrapassadas 5 (cinco) horas e meia contínuas no exercício da condução. (Incluído pela Lei nº 13.103, de 2015)
  • 2º Em situações excepcionais de inobservância justificada do tempo de direção, devidamente registradas, o tempo de direção poderá ser elevado pelo período necessário para que o condutor, o veículo e a carga cheguem a um lugar que ofereça a segurança e o atendimento demandados, desde que não haja comprometimento da segurança rodoviária. (Incluído pela Lei nº 13.103, de 2015)

Essa tolerância de 5 horas e meia já é considerada um absurdo em termos de segurança viária. Acima de 4 horas de direção contínua, o motorista vai perdendo a condição de dirigir com segurança. Tanto que as empresas como Cosan, Vibra Energia (BR Distribuidora), White Martins e tantas outras estabelecem limites de 3 horas de direção contínua. Em casos excepcionais, algumas empresas toleram até 4 horas.

A Lei 12.619/12, batizada como “Lei do Descanso” pelos motoristas, que antecedeu à atual, previa descanso de 30 minutos a cada 4 horas de direção contínua. O lobby dos maus embarcadores (donos da carga) e transportadores, que exploram os caminhoneiros e controlam deputados, conseguiu aumentar para 5 horas e inclusive considerar que dois motoristas podem dirigir sem parar, revezando ao volante por 72 horas. Sendo considerado descanso dormir no veículo em movimento.

Conforme está previsto no Art. 235-D da referida Lei 13.103/15 no:

“§ 5º Nos casos em que o empregador adotar 2 (dois) motoristas trabalhando no mesmo veículo, o tempo de repouso poderá ser feito com o veículo em movimento, assegurado o repouso mínimo de 6 (seis) horas consecutivas fora do veículo em alojamento externo ou, se na cabine leito, com o veículo estacionado, a cada 72 (setenta e duas) horas.”

Com a nova redação da Medida Provisória do Governo foram criados os parágrafo 8 e 9, cujo objetivo é forçar os governos a indicar pontos de parada nas rodovias. Não é atribuição do governo ficar controlando onde os caminhoneiros param mas a Lei 13.103/15 estabelecia essa obrigação que tinha que ser cumprida até março de 2021, o que não aconteceu. Na prática foram indicados 41 pontos em 75 mil km de rodovias federais e nenhum nas estaduais.

Essa foi uma jogada dos que exploram os caminhoneiros. Eles sabiam que os governos não tem condições, nem faz parte das suas atribuições, de cuidarem de áreas para pernoite dos caminhoneiros. Como não são capazes de indicar pontos, essa turma que torna os caminhoneiros escravos sobre rodas diz que eles podem dirigir quanto quiserem, porque não tem onde parar. A prova de que isso não é verdade é que a própria BR Distribuidora (atual Vibra), para citar apenas uma empresa antes ligada ao governo, consegue locais para parar com segurança em todo território nacional, respeitando as 3 horas de direção e não 5 horas e meia”, explica Rodolfo Rizzotto, coordenador do SOS Estradas e autor do estudo a ”Importância Social e Econômica dos Pontos de Parada.”

Caminhoneiro cochila ao volante e morre ao colidir com a traseira de carreta. Foto: Divulgação

Veja os parágrafos criminosos que podem virar lei

Observe que ambos parágrafos jogam a responsabilidade nos governos de indicar pontos e garantir vagas para pernoite. Seria o equivalente ao governo ser obrigado a informar onde tem pousadas e hotéis disponíveis para quem viaja a trabalho trafegando pelas rodovias e ainda garantir hospedagem gratuita.

  • 8º Constitui situação excepcional de inobservância justificada do tempo de direção e de descanso pelos motoristas profissionais condutores de veículos ou composições de transporte rodoviário de cargas, independentemente de registros ou de anotações, a indisponibilidade de pontos de parada e de descanso reconhecidos pelo órgão competente na rota programada para a viagem ou o exaurimento das vagas de estacionamento neles disponíveis.
  • 9º O órgão competente da União ou, conforme o caso, a autoridade do ente da Federação com circunscrição sobre a via publicará e revisará, periodicamente, relação dos espaços destinados a pontos de parada e de descanso disponibilizados aos motoristas profissionais condutores de veículos ou composições de transporte rodoviário de cargas, especialmente entre os previstos no art. 10 da Lei nº 13.103, de 2 de março de 2015, indicando o número de vagas de estacionamento disponíveis em cada localidade.”

Como garantem a impunidade total

Para completar o serviço sujo, alteram o § 1º ao Art. 67-E.

O texto original da Lei 13.103/15 previa:

Art. 67-E. O motorista profissional é responsável por controlar e registrar o tempo de condução estipulado no art. 67-C, com vistas à sua estrita observância. (Incluído pela Lei nº 13.103, de 2015)

  • 1º A não observância dos períodos de descanso estabelecidos no art. 67-C sujeitará o motorista profissional às penalidades daí decorrentes, previstas neste Código. (Incluído pela Lei nº 13.103, de 2015)

O parágrafo foi substituído, no texto do Relator, o deputado Da Vitoria, pelo seguinte:

  • 1º-A Não estará sujeito às penalidades previstas neste Código o motorista profissional condutor de veículos ou composições de transporte rodoviário de cargas que não observar os períodos de direção e de descanso quando ocorrer a situação excepcional descrita no § 8º do art. 67-C deste Código.

O que mais uma vez garante a exploração desses profissionais por quem não respeita as condições dos trabalhadores e muito menos assume qualquer compromisso com a preservação da vida de quem está nas rodovias.

O vice-presidente da Federação Nacional dos Policiais Rodoviários Federais (FENAPRF), Marcelo Azevedo, analisa a alteração do Código de Trânsito e reconhece que a fiscalização será praticamente inviável. “Realmente essa mudança na prática inviabiliza a fiscalização, pois condiciona a publicação dos pontos de parada que sabemos que não ocorrerá. Mudou-se para permitir a fiscalização e agora estamos retrocedendo“.

Entramos em contato com o gabinete do deputado Da Vitoria para saber como esses parágrafos surgiram? Quem introduziu essas alterações que vão causar tantas mortes na MP que não tinha absolutamente nada sobre o tema?

Até o fechamento desta matéria, nenhuma resposta foi enviada ou contato feito com nosso portal. O fato concreto é que essas modificações na legislação representam uma VITÓRIA de quem explora os caminhoneiros.

O que dizem os especialistas

O prof. dr. Marco Túlio de Mello, diretor-técnico do CEMSA – Centro Multidisciplinar em sonolência e Acidentes, um dos maiores especialistas em fadiga de motoristas profissionais analisa as mudanças.

Não tem nada positivo. O objetivo da parada não é o motorista ir ao banheiro mas mudar o ambiente para que ele tire o foco do que estava fazendo, possa descansar e voltar a dirigir com segurança. Conduzir por mais de 3 ou 4 horas, é extremamente perigoso. Com a fadiga o motorista fica mais agressivo e menos cuidadoso quanto a velocidade. A pessoa passa a não ter mais consciência do que está fazendo.   E não estamos falando apenas de tempo de direção, afinal, o motorista começa a trabalhar muito antes enquanto aguarda para carregar o caminhão. A partir da 9h de trabalho o risco aumenta, a partir da décima segunda hora o risco duplica e triplica a partir de 14 horas de trabalho. Além disso, a partir de 15 ou 16 horas acordado é como se a pessoa estivesse alcoolizada e dirigindo”, esclarece o especialista.

Mas ele vai além e diz que no caso do caminhoneiro, que precisa de 100% de atenção, e está dirigindo um veículo com dezenas de toneladas, “é um verdadeiro absurdo”. Ele observa ainda que nas profissões que colocam outras pessoas em risco não podemos ir ao extremo e deixar as coisas acontecerem. A situação piora ainda em jornadas noturnas ainda aumentam em 30% o risco de acidente, mesmo com o descanso previsto em lei. “Portanto, todas essas situações somadas fazem com que tudo esteja pronto para o acidente acontecer.”

O caminhoneiro José Antônio, que não quis revelar o sobrenome por medo de retaliação do patrão, acrescentou: “Depois, quando o caminhoneiro está rebitado e mata uma família, quem vai preso é o carreteiro. Nós somos os monstros, os drogados, e quem nos obriga a trabalhar, às vezes, 24 horas sem parar nunca aparece e ainda demite o caminhoneiro quando acontece o acidente.”

Cajau Antonelli, caminhoneiro que também trabalha como empregado, explica que na sua transportadora os motoristas não são pressionados quanto a horário mas lembra que em muitas empresas os motoristas que fazem mais viagens são considerados melhores, não importando para o patrão, se eles estão dirigindo muitas horas sem parar ou até viram a noite dirigindo. “Em muitas empresas eles são tratados como exemplo, pressionando os demais a andar mais. E na hora da demissão, quem respeita as leis acaba demitido por suposta baixa produtividade.”

Na hora que deu essa declaração, Cajau estava esperando praticamente há 48 h para descarregar e já tinha confusão no local porque os caminhoneiros autônomos e a transportadora tem direito de receber pela demora mas muitas empresas não pagam. “Quando o caminhoneiro está nessa situação, muitas vezes ele vai tentar recuperar o tempo perdido dirigindo o máximo de horas sem parar”, esclarece o experiente caminhoneiro.

Para o dr. Paulo Douglas Almeida de Moraes, do Ministério Público do Trabalho e profundo conhecedor da exploração dos profissionais da estrada, teremos mais mortes. “Na minha visão a fadiga é um fator de risco, principalmente para quem trabalha dirigindo. Nós temos um histórico de progressão da leniência legislativa quanto a fadiga do motorista profissional. Na Lei 12.619/12 não era permitido mais que 4 horas de direção contínua, foi para 5h30  com a Lei 13.103/15 e agora, com essa Medida Provisória, prestes a ser transformada em lei, nós temos a possibilidade de não ter limite. O que se espera dessa norma que desprotege o trabalhador é um aumento do número de acidentes e mortes, não só de caminhoneiros mas também dos demais usuários das rodovias.”

Como o governo apresentou essa MP, o Estradas.com.br entrou em contato com a Senatran, órgão responsável pelo Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans). Questionado sobre os malefícios dessa norma, a Senatran lavou as mãos e mandou entrar em contato com o Ministério da Economia.

Na manhã de sexta-feira (12)*, a reportagem tomou conhecimento da resposta do Ministério da Economia, que pediu para entrar em contato com a Senatran. O Estradas rebateu informando que havia sido a própria Senatran que solicitara contato com o Ministério da Economia. Nesse jogo de empurra, como ficam os usuários?

Para o coordenador do SOS Estradas, Rodolfo Rizzotto, caso essas mudanças no Código sejam sancionadas pelo presidente, teremos mais acidentes e mortes nas rodovias brasileiras, além de colocar ainda mais pressão nos caminhoneiros. A própria PRF reconhece que 47% dos acidentes com mortes nas rodovias federais tem envolvimento de caminhões, independente da culpa. Com motoristas mais cansados, dirigindo veículos com dezenas de toneladas, a única coisa que temos certeza é que teremos mais mortes. É mais uma alteração legislativa criminosa. Esperamos que o presidente, que não tem contribuído para a redução da violência no trânsito, pelo menos dessa vez vete essas mudanças. Caso contrário, assumirá sua cota de responsabilidade nas mortes decorrentes.”

(*) Matéria atualizada às 11h30 de sexta-feira (12), com a resposta do Ministério da Economia

131 COMENTÁRIOS

  1. Querem saber mesmo o q causa acidente, é o Domingueiro q pega o pé de brack enche o rabo de cachaça e sai matando mil no meio do mundo, rodovia sem estrutura q pagamos pedágio e não tem melhorias de nada,o filhinho de papai q se droga, segurança que vc não tem,para pra dormir, amanhece sem pneus, módulo de caixa de marcha, faróis, uma PRF q só humilha o trabalhador,Rodovias como 116 via montes Claros q tá a mais de 1 ano com crateras na pista,via Bahia pra quem conhece q nem se quer 3°faixa não existe isso é o q mata,de trás da tela do celular ou computador com o c.u sentado no sofá é fácil demais apontar o dedo e dizer quem tá errado.

  2. Este pessoal da Redação não entende nada de transporte …vão pesquisar os autos móvel q anda com motorista q não tem nem noção do q è um volante..bêbados drogados autos velocidades e culpam caminhões ..

  3. É inacreditável as coisas que ocorrem nesse país. Ano após ano vemos inúmeras campanhas para redução de mortes no transito e em contrapartida o próprio governo joga contra. Também é inacreditável ver caminhoneiros serem a favor desta mudança, tendo a falsa impressão que sem o controle de horas ele poderá trabalhar em “PAZ”. Trabalho no transporte rodoviário a mais de 30 anos, sou filho de caminhoneiro, e estou cansado de ver tanta hipocrisia dos governos e dos embarcadores em relação a segurança viária. Fazem diversas propagandas e campanhas de segurança no transito, exigem que o transportador invista rios de dinheiro em equipamentos para controle de velocidade e horas de trabalho, e por outro lado, mandam lobistas influenciar o governo para aprovação de medidas provisórias que vão contra a segurança viária. Não temos locais para os caminhoneiros pararem, porque não exigir das concessões que construam locais seguros para que os caminhoneiros façam suas paradas.? E o que dizer da LETPP.? Paga-se esta licença na cidade de SP para que ? Qual benefício ? O que os órgãos responsáveis pelo transporte rodoviário faz em prol da segurança viária.? Campanhas ? Acho muito pouco e o tempo já mostrou que é ineficaz. Falta é competência e vontade de fazer bem feito.

  4. Cara que site bem sem lógica puxado pra política, se vê claramente com esse sensacionalismo na matéria, querem causar certa comoção ou espanto.
    Óbviamente vemos um lado político puxado a esquerda, pelas respostas aos comentários com ofensas e sem lógica, se vê que não se trata da matéria ou de uma instituição, se trata de uma pessoa respondendo sua opinião pessoal e se ofendendo com quem tem opinião diferente.
    Que acabe logo essa lei ridícula criada por quem sequer sentou atrás de um volante.
    Esse teu ódio por tua matéria sensacionalista não ter dado certo diz muito sobre tua opinião política.
    O que vier após esse comentário é tua opinião, não é a correta nem a verdade é TUA opinião.

    Deixa o caminhoneiro livre.

    • Seguramente você não fala em nome do caminhoneiro realmente profissional. Nós somos ligados a entidades de vítimas de trânsito, nosso foco é preservação das vidas. Aliás, a violência no trânsito não escolhe as vítimas por partido político. Na nossa redação não tem ninguém com menos de 1 milhão de km de rodovias. Tanto na boléia do caminhão, quanto no ônibus ou direção de veículo leve. Portanto, conhecemos a prática e as consequências dramáticas. Mas você parece forte candidato a “TRANSPORTADORA SENZALA”.

  5. Se pegar bem, que mal que tem kkkkk desde que eu conseguisse trabalhar em paz pagar as minhas contas e sobraram algum para eu conseguir também me divertir ter uma casa boa um caminhão bom e uma vida boa eu trabalharia apenas uma hora por dia se o governo e quem quisesse, se conseguisse tudo isso, agora não querem que a gente trabalhe, e tbm não consegue subir os ganhos. Aí nem sei mais o que. Dizer.

  6. Só acho que quem escreve essas coisas deveria viver o que o caminhoneiro vive.
    Antes que diga que sou leigo e outras coisas desagradáveis, sou caminhoneiro, leigo, com pouco estudo que transporta esse país nas costas para pessoas como VOCÊ que não sabe nem o que se passa na cabine de um caminhão falar um monte de besteiras dessas. Cada um sabe o que faz.
    Quando o motorista vai tirar sua carteira profissional é perguntando a ele qual a empresa que ele vai trabalhar? Ou qual o ramo do transporte ele vai atuar?
    Cabe ao motorista saber a hora de parar e descansar. Não tem essa baboseira de empresa explorar motorista não.
    Se meu patrão me disser pra pular de uma ponte eu sou obrigado a pular porque ele paga meu salário?
    Por favor né!
    Cada um é responsável por seus atos.
    Acho que deveria focar mais é nós carros de passeio com pessoas inaptas a dirigir longas distâncias com várias adversidades de clima ou estado de rodovias precárias….

    Essa e minha opinião, a opinião de um motorista profissional que vive o que está dizendo na pele não por trás de livros e estudos. Desde já agradeço a todos

    • Vários caminhoneiros que estão comentando nesse espaço concordam com o que foi colocado na matéria. Quanto a sua tese de quem escreve deveria viver o que o caminhoneiro vive não tem fundamento. Primeiro porque no Estradas tem colaboradores que passaram anos na boléia. E quem realmente conhece o trecho sabe que está cheio de gente andando com excesso de peso, condições precárias de manutenção do veículo, sem o descanso mínimo, dormindo numa cabine que não permite a recuperação necessária para quem coloca sua vida e dos demais em risco todos os dias. Muita gente entra em desespero e aceita qualquer coisa para pagar as contas e alimentar a família. É o que chamamos de escravidão sobre rodas. Isso só vai mudar quando os profissionais da estrada não aceitarem mais essa situação. Foi assim que mudou na Europa quando os caminhoneiros, no final dos anos 80, passaram a exigir controles mínimos de jornada. Os próprios governos entenderam que essas medidas reduziram os acidentes e passaram a fiscalizar ainda mais. No Brasil, quem conheceu a realidade dos caminhoneiros nos anos 80 e 90, como nós conhecemos, só assistiu a situação ficar cada dia mais difícil. Aliás, quando a Lei 13.103/15 aprovou a situação absurda que permite que dois caminhoneiros revezem por 72h ao volante e seja considerado descanso dormir no leito improvisado da cabine enquanto o colega dirige, praticamente nenhum representante da categoria reclamou disso. É mais uma situação absurda que revela o grau de exploração da classe. Mas há quem aceite ser explorado e deve então procurar a SENZALA TRANSPORTES.

  7. Só sabem q e caminhão porque tem rodas um salário de merda os posto de combustível se N abastecer não pode nen pernoitar criticar e fácil o brabo e tá na pele de um caminhoneiro um salário de merda sou caminhoneiro e não tô mais aguentando mais a profissão qualquer outra profissão ganha mais q um caminhoneiro e tem mais valor

    • E você acha que a situação vai melhorar quando não há limite de tempo de direção e praticamente nenhum controle de jornada?

  8. Esse redação com certeza nunca entrou em um caminhão e fica só falando em estudos que mostram um monte de blá blá blá e que na prática nunca foi assim.
    Aí divulga um estudo com 365 acidentes onde o que se entende para uma pessoa que não preste atenção é que todos os acidentes foram causados pelo caminhão.
    Quer respeito faço um estudo sério e divulgue quantos acidentes o caminhão foi o culpado e quantos acidentes o automóvel foi o culpado.
    Mas antes disso embarque em caminhão e faça uma viagem de Porto Alegre RS a Fortaleza CE que vc vai ver o tanto de cagada os automóveis fazem na frente dos caminhões e que graças a Deus a maioria deles os caminhoneiros conseguem evitar um acidente por incompetência do automóvel.
    E quanto essa lei de horário e descanso tem que acabar sim.

    • O estudo não aponta culpados mas consequências. Quanto a sua afirmação de que não tem na redação gente com experiência de boléia é totalmente equivocada. Aqui não tem ninguém com menos de 1 milhão de km de rodovia, seja na boléia, como nos ônibus e veículos leves. A diferença que estudamos o assunto com foco na preservação da vida, porque somos ligados a entidades de vítimas. Muitas das quais são caminhoneiros e seus familiares. Quanto ao fim do controle do tempo de direção e descanso, você é mais um candidato a TRANSPORTADORA SENZALA.

  9. Porque não se coloca tacografo nos carros de passeio.
    Os maiores causadores de acidentes não são os caminhões.
    Porque um carro de passeio pode andar 24 horas e sem limite de velocidade?
    Sou caminhoneiro a 14 anos e até hoje as maiores imprudências e acidentes foram causados por motoristas de carros de passeio.
    Aí quando um carro de passeio faz uma ultrapassagem mal feita e causa um acidente é sempre o caminhoneiro o culpado.

  10. Tenho certeza que nenhum motorista profissional gostou dessa lei de descanso que inventaram,não mudou em nada continua tendo acidentes do mesmo jeito , e para quem ganha comissão como a maioria atrapalha muito , é só perseguição contra a gente por mim que não existisse lei de descanso nenhuma o Brasil gira em cima de caminhão e nós não temos a liberdade de trabalhar só piorou a situação essas leis sem noção

  11. Vcs caminhoneiros ainda vão vota nesse desgoverno que governa para os empresários

  12. Na verdade quem está discutindo a questão, nem sabe como funciona um caminhão, ou seja pessoas erradas nos lugares errados vai conhecer um caminhão antes de palpitar.

  13. Bom dia ,essa lei nunca fez valer nada, existem várias formas de burlar os horários, isso só piorou porque só serve pra fabrica de multas contra nós aumentar ,aí com raiva pelo acontecido e o descaso e desprezo por pessoas que fazem a fiscalização, as coisas ficam ainda pior ,.O motorista retorna a sua jornada atrasado porque ficou preso 11 horas no sol quente além de receber uma multa e é obrigado a ficar ali dentro da cabine no sol quente só pra satisfazer o ego de pessoas excêntricas que se acham os deuses ,acordem para a vida só virá escravo quem aceita o escravismo cuidem de suas próprias vidas que talvez o mundo possa melhorar ,os motoristas de um modo geral tem cada vez mais medo de um policial do que de bandido ,pois fazem só prejudicar a classe ,e assim sendo saem para pista com cada vez mais raiva e ódio em ver um automóvel ou moto fazendo o que quer sem nenhuma fiscalização os olhos é só ensima do motorista de caminhão, acorda povo ,seis vão chorar muito num futuro próximo se assim Deus permitir, por essa perseguição ensima da classe .Esta acabando os profissionais que executam o seu trabalho com êxito, mas talvez o trem ou o navio possa buscar os produtos dentro das roças e levar p cidade e andar por todo lado sem precisar desses mal falados motoristas ,que na cabeça da sociedade ipocrita só atrapalha o trânsito ,sendo proibidos de tráfegar em alguns lugares na luz do dia sendo obrigado a andar de noite enquanto os lindinhos passeiam com seus automóveis. ACONDEM PRA VIDA GENTE ANTES QUE SEJA TARDE E CADA UM VAI TER QUE SE VIRAR POR SI PRÓPRIO. motorista que se presa vai abandonar a classe e vai ficar só a escória na direção e os trens claro ,AI SEIS VAO CHORAR MUITO ESSA PERSEGUIÇÃO A CLASSE ,PESSOAS INTELIGENTES ASSISTEM CANAIS QUE DAO A VISAO VERDEDAEIRA LA DE FORA DE PAISES COM A FROTA PARADA POR FALTA DE PROFISSIONAIS POR

  14. Tem e que acabar com motorista comissionado ,tem que dar pra nós e um salário diguinos, se nós fossemos valorizado não pressizava
    andar com pouco , nós erramos para ter uma diária corrida guando sairmos de casa , estamos há desposição do caminhão e da empresa que prestamos serviço ,e nos respeitamos mas em todos os lugares que passarmos

  15. A lei do descanso é uma lei totalmente esquerdista, mais uma sabotagem para o nosso Brasil, penso eu que o motorista deve saber quando andar e quando parar, pois se não há lugar adequado pra parar será multado injustamente como já aconteceu comigo, é meu ponto de vista.

  16. Não é a poha de um comentário político, é um comentário que faz política

    Como minha mãe diz: “Se brasileiro fosse dinossauro votava no meteoro”. É incrível como o povo luta pra perder direitos.

    É impossível dirigir mais de 4 horas sem parar e não estar fadigado, você pode até não perceber mas vai estar dirigindo diferente, uma curva que no começo do turno você faria a 70km/h já vai estar fazendo a 90km/h, já não vai prestar tanta atenção ao retrovisor para mudar de faixa, os reflexos já não vão estar tão bons, e por aí vai… São mudanças por horas sutís, mas que fazem bastante diferença em momentos decisivos no trânsito.

    “A mas nem todos os postos são seguros”, a solução para isso não é tirar o descanso, e sim criar incentivos para a construção e manutenção de locais bons para a parada do caminhoneiro.

    A lei no geral pode ser boa, mas a pontos que precisam de revisão e até vetos. Basta agora confiar de que o presidente fará um bom julgamento da lei e betara os pontos negativos e passará os positivos.

    • Não é a poha de um comentário político, é um comentário que faz política

      Vetará*

  17. Exigem de mais de nós e não nos dão rodovias seguras para dirigir, inventam leis que ” acham ” criar mais segurança mas não passam nem 1 segundo dentro de um caminhão ou rodovia para realmente sabermos oq precisamos, paguem melhor que a correria acaba, está tdo mundo com a corda no pescoço e acham que colocando leis assim vão ajudar? Sabem de nda vcs que acham que sabem…..

  18. Vendo os comentários vejo que muitos são reféns da doutrinação ideológica da esquerda, sempre culpando a transportadora , o patrão Coisa de gente pequena , com mentalidade medíocre.
    O cara aceita trabalhar por produtividade , pois ganha mais , depois sai falando mal do patrão.
    As vzs pegamos trânsito lento por duas três horas , quando melhora , tem q parar pra descansar, ninguém faz isso , tem q aproveitar o fluxo livre pra rodar o que der . Seria muito mais eficiente contra acidentes, blitz nas estradas pra pegar drogados bêbados e rebitados, esse exame q é feito na renovação da carteira e um intermediário, só serve pra laboratório ganhar dinheiro .

    • Tem gente que é refém da política e não consegue entender que a violência no trânsito não escolhe vítima por partido político. O controle do tempo de direção é para preservar a vida de todos os usuários da rodovia, inclusive do caminhoneiro. Além de ajudar no combate a concorrência desleal, porque quem não respeita as leis tira serviço dos que respeitam e ainda ajuda a baixar o valor do frete. Desde os anos 80 que na Europa existem limites ao tempo de direção e não foram implantados na antiga União Soviética, muito menos nos países do Leste Europeu. Isso porque os países capitalistas entenderam que reduzir acidentes é um ótimo negócio para a economia e preservação de vidas.

  19. Não é uma MP que vai aumentar acidentes. A única coisa que aumenta o número de acidentes é a IMPRUDÊNCIA!

      • Na teoria essa lei da jornada de tempo dos caminhoneiros é muito boa mas na prática é mais uma lei voltada geração de multas e arrecadação pro estado na prática não funciona porque só se aplica a fiscalização no caminhoneiro. Deveria existir fiscalização encima das empresas q te obriga a atravessar o país em 3 dias, abrir um leque maior no tempo de trasporte das verduras e vegetais e outros perecíveis.
        Aí as pessoas falam só não carrega essas Gargas de horário.
        Seria fácil se a tabela de frente fosse respeitada só quem está no transporte sabe q muitos fretes q são ofertados mal dá pra pagar o combustível
        É uma lei q o transportador autônomo dificilmente vai conseguir comprir na realidade q se encontra o transporte brasileiro.
        E pra quem tiver alguma dúvida sobre os valores de frente existe um site de ofertas de fretes chamado Fretebras só entrar lá qualquer pessoa até mesmo leiga no assunto é capaz de ver o nível da defasagem no valor do frete

  20. Como ex-prf, minha opinião é que tem que acabar com o trânsito de bitrem, Rodotrem e similares em rodovias de pista simples.

    • Perfeito. Esse é outro absurdo. Estão autorizando cada vez veículos maiores a circular. Inclusive na principal rodovia do país, a Dutra, na descida da Serra das Araras os caminhões usam as duas faixas de rolamento.

  21. Vai aumentar os acidentes porquê não entendi e para arrancar o pedal de freio arrancar o volante quê matéria más sem lógica parece uma piada dá nojo ler uma porcaria de matéria igual a essa ridícula

    • Como você não entendeu, percebemos que é um caso mais complicado e não temos tempo de explicar. Melhor fazer um curso, voltar para a escola.

    • Talvez você tenha dificuldade de ler. Foram entrevistados dois caminhoneiros, um policial rodoviário federal, um procurador do trabalho, um médico especialista em medicina do sono. Além de especialista em segurança viária. O deputado relator não quis responder. O Senatran, órgão responsável pelo trânsito e Plana Nacional de Redução de Acidentes também fugiu da raia. Jogou a responsabilidade para o Ministério da Economia que mandou consultar o Senatran. Ficam escondidos embaixo da mesa porque sabem que não tem justificativa para a medida. Portanto, leia a matéria. Tem gente que passa pelo título e já acha que entendeu tudo. Infelizmente, o estudo no Brasil é muito deficiente.

    • Já fizemos isso, inclusive publicamos vários estudos sobre o tema. Poderia mandar o seu estudo? Temos muito interesse em conhecer.

  22. Primeiramente o idiota que fez essa lei não procurou saber como é a logística do país, lá fora essa lei funciona lá o caminhão pode andar a 120,130 km por hora com isso eles podem ter essa lei aqui o caminhão só pode andar a 80km por hora isso quando acha uma rodovia que dá pra andar a 80 como o motorista vai ficar parando pra dormir a cada 5 hs vai levar um ano pra chegar no destino e outra o retardado que fez a lei esqueceu q não tem onde parar

  23. Será um retrocesso se aprovado dessa maneira. Somente leis não resolvem os problemas, tem que fiscalizar continuamente para inibir os excessos.
    Quanto aos locais de descanso de fato não existe locais suficientes e os postos de combustíveis exigem consumo para ceder os espaços disponíveis.
    É preciso avançar de modo que melhore para patrões e empregados, pessoas não são máquinas e os acidentes devem ser evitados por todos pois causam enormes prejuízos materiais, tiram vidas ou deixam sequelas e atrasam a vida de todos.
    Ninguém merece ficar parado por causa de acidentes.
    A BR 381, Fernão Dias, duplicada e com concessionária para cuidar é uma tristeza, praticamente todos os dias tem acidentes de proporções lastimáveis e deixam grandes prejuízos de toda sorte.

    • Não cabe ao Estado prover local para pernoite. Assim como o transporte é iniciativa privada e caminhoneiro e/ou transportadora ganham na prestação desse serviço, os serviços utilizados na rodovia tem que ser pagos. Portanto, o que o governo tem que fazer é garantir que o valor justo do frete seja pago e que inclua diária para as despesas de alimentação, banho e pernoite. Exatamente como ocorre com os funcionários do governo e da iniciativa privada quando viajam: recebem diária. Na prática, o objetivo dessa MP é justamente inviabilizar o controle de jornada e tempo de direção. Tornando o caminhoneiro um escravo sobre rodas. Quem defende isso ou é explorador desses profissionais ou não entende como o caminhoneiro é explorado. Além disso, a letalidade é muito maior nos acidentes que envolvem caminhões. Estudamos 363 acidentes fatais envolvendo 1 caminhão e 1 automóvel. Nos quais morreram 17 ocupantes de caminhão e 605 pessoas nos automóveis. Por isso, que desde os anos 80 existe controle de tempo de direção e jornada de caminhoneiros na Europa. Para preservar vidas. Quanto a renovar frotas, nada contra, muito pelo contrário. Mas que a frota seja fiscalizada porque caminhão novo sem manutenção também mata.

  24. Se você quer morrer, dirija por 20 horas seguidas. Se não quiser morrer, você pára e repousa. A ESCOLHA É TUA. Decreto nenhum me faz rodar, mais do que meu corpo (sono) permite.
    SIMPLES ASSIM!!! É muito mimimi da esquerdalha.

    • As legislações sérias do mundo, estabelecem máximo de 4h de direção contínua para motoristas profissionais e recomendam, graças a estudos de medicina do sono, parar 15 minutos a cada 2h de direção. Sem contar que dirigir 5h30 numa rodovia brasileira, em condições precárias, muitas vezes em pista simples, com mais risco de acidentes, representa um stress muito maior para o motorista profissional. Isso causa ainda maior desgaste e risco de acidente. Infelizmente, muitos caminhoneiros empregados e autônomos parece que ainda não entenderam que a pressão para dirigir muitas horas, além do risco, representa baixar o valor do frete. Quanto mais horas disponíveis menos ganham. Quem sabe fazer a conta são justamente os que exploram os caminhoneiros. Por isso procuram fazer com que trabalhem o maior número de horas possíveis. Será coincidência que o deputado relator da MP é produtor agrícola e teria interesse em fazer os motoristas dirigem muito? Basta ver como trabalham os que transportam carga perecível para entender como vivem os escravos sobre rodas.

  25. Essa lei do descanso não da segurança nenhuma pra nos motoristas, aliás, ficamos em situação de risco, ora não tem estrutura nas estradas pra atender a demanda e, ficamos reféns da PRF, mais claro que meia dúzia de hipócritas vão falar em “risco de segurança nas estradas”, mais não falam que nós ficamos em risco de segurança.

    • Não cabe ao Estado prover local para pernoite. Assim como o transporte é iniciativa privada e caminhoneiro e/ou transportadora ganham na prestação desse serviço, os serviços utilizados na rodovia tem que ser pagos. Portanto, o que o governo tem que fazer é garantir que o valor justo do frete seja pago e que inclua diária para as despesas de alimentação, banho e pernoite. Exatamente como ocorre com os funcionários do governo e da iniciativa privada quando viajam: recebem diária. Na prática, o objetivo dessa MP é justamente inviabilizar o controle de jornada e tempo de direção. Tornando o caminhoneiro um escravo sobre rodas.

  26. Precisa acabar com as fiscalização das vans
    Você compra uma vam tão carro mesmo pela rmpresa e impedido de trab
    Para trabalhar vc tem um gasto enorme com vários órgão sendo que vc já gasta com empresa cambada de lixo

    • Quem criou a lei de descanso nunca soube de nada sobre tramportes rodoviários fazem as leis do dia pra noite sem saber se tem a estrutura adequada para tais fims não temos locais nenhum de parada para cumprir os postos continuam do mesmo jeito ninguém aumentou seu tamanho e o pior os caminhos só aumentaram de tamanho hoje a maioria da frota é 9 eixos a maioria dos postos se vc não abastecer vc e impedido de permanecer ali então se tá querendo liberar horário pra rodar as estradas vai continuar do mesmo jeito não é a liberação de jornada que vai causar acidentes os acidentes e causados por muitos que acham que caminhão é huma Ferrari na estrada novatos demais sem experiência e enchem o corpo de droga e sai fazendo as piores barbaridades na estradas desrespeitando velocidade só querem te jogar fora da pista se vc tá na sua velocidade correta da pista tem que aver e mais seleção rigorosa na contratação desses lunático das estradas tem muito profissionais mais tem tem muita merda brincando de ser camioneiro e isso que acaba com nossa categoria não temos respeito não temos nome não temos nada somos julgados e massacrados por esses idiotas que fazem suas besteira nas estradas

  27. O congresso nacional é o mercadão de Brasília, onde os deputados e senadores são os mercadores e fazem suas negociações, todo projeto de lei passa pelas comissões onde são discutidos e fazem os acertos, tem as audiências públicas onde os interessados e as entidades podem se manisfestar….mas infelizmente caiu no plenário as emendas são votadas de acordo com os interesses privados…o que acontece é que fazem leis fora da realidade, que gera muitos problemas, depois fazem mais outras leis também fora da realidade para tentar corrigir esses problemas…e acaba que essas leis se tornam inócuas,existe mas não são efetivas…no caso as primeiras que criava uma obrigatoriedade no descanso do caminhoneiro já estava fora do contexto das estradas, pois não tinham estruturas e equipamentos necessários para dar apoio ao cumprimento da norma imposta por lei. Pior passou anos e ainda continua do mesmo jeito ou até pior, pois alguns postos de combustíveis só permitem o pernoite no pátio se abastecerem, ou seja o caminhoneiro leva chumbo de todos os lados .

    • O caso dessa MP chamou nossa atenção porque no texto original não constava absolutamente nada sobre o tempo de direção e jornada. Efetivamente o Congresso tem funcionamento curioso, para usar um termo sutil, porque a MP veio da Câmara aprovada no dia 02 de agosto e no dias 03 de agosto foi aprovada no Senado e enviada para sanção presidencial. Estamos acostumados a ver Projetos de Lei que interessam a sociedade parados por anos. Outros, como essa Medida Provisória, saem da Câmara num dia, são aprovados no dia seguinte no Senado e está previsto ser sancionado antes do início dos programas eleitorais. Provavelmente na véspera. Assim funciona a política no Brasil. Neste governo, nos anteriores e nos que virão.
      Quanto aos pontos de parada, não cabe ao Estado prover local para pernoite. Assim como o transporte é iniciativa privada e caminhoneiro e/ou transportadora ganham na prestação desse serviço, os serviços utilizados na rodovia tem que ser pagos. Portanto, o que o governo tem que fazer é garantir que o valor justo do frete seja pago e que inclua diária para as despesas de alimentação, banho e pernoite. Exatamente como ocorre com os funcionários do governo e da iniciativa privada quando viajam: recebem diária. Na prática, o objetivo dessa MP é justamente inviabilizar o controle de jornada e tempo de direção. Tornando o caminhoneiro um escravo sobre rodas.

  28. Que o presidente aprove essa MP o quanto antes para podermos trabalhar.
    Querem que a gente pare sem ter local adequado, 11:00h parado em um pátio de posto quem inventou isso não vive na estrada.

    • A lei não determina ficar 11h parado e sim descanso de 11 h entre jornadas. Portanto, 13h a disposição da empresa ou embarcador. Não cabe ao Estado prover local para pernoite. Assim como o transporte é iniciativa privada e caminhoneiro e/ou transportadora ganham na prestação desse serviço, os serviços utilizados na rodovia tem que ser pagos. Portanto, o que o governo tem que fazer é garantir que o valor justo do frete seja pago e que inclua diária para as despesas de alimentação, banho e pernoite. Exatamente como ocorre com os funcionários do governo e da iniciativa privada quando viajam: recebem diária. Na prática, o objetivo dessa MP é justamente inviabilizar o controle de jornada e tempo de direção. Tornando o caminhoneiro um escravo sobre rodas. Mas há quem goste de ser escravizado, nesse caso deve procurar a TRANSPORTADORA SENZALA.

  29. Rapaz voces tao de brincadeira essa lei mal feita de descanso criada visa a quem ninguem puni nois caminhoneiros e dono de Posto e voce fala q vai aumentar o acidentes e so comeca a punir todos da mesma forma nois caminhoneiros e os motoristas de carro de passeio q os acidente diminue.. caminhao arquiado mata.. nao oque mata e falta de atencao na estrada… porque so nos somos obrigado ainda a fazer exame toxico e a grande maioria de carro sao de passeio nas estradas… acho q voce quer por a culpa no Bolsonario como todos q nao aceita q brasil ta crescendo.. voce sabe q e 3 h da tarde ter parar pra dormir ai voce tem q acelera a noite… eu sei como e isso… falta de fazer um lei q visa a todos nao so ao ego de certos politicos q ficam sentado atraz de um mesa no arcondicionado e fala q tem q amarrar um carga de mamao com cinta q a corda nao serve …. faz um favor pede pro jornalista q escreveu isso ir no posto de gasolina e pergunta pra maioria q somos de motorista autonomos e pergunta sob a lei de descanso ai tu vai saber da realidade…..”pode posar mas tem q por 300litro de disel”……

  30. Não tem pontos de parada quando tem cobram caro e. Aí vem as multas !não aguentamos mais. Por favor se informe antes de falar

    • Não cabe ao Estado prover local para pernoite. Assim como o transporte é iniciativa privada e caminhoneiro e/ou transportadora ganham na prestação desse serviço, os serviços utilizados na rodovia tem que ser pagos. Portanto, o que o governo tem que fazer é garantir que o valor justo do frete seja pago e que inclua diária para as despesas de alimentação, banho e pernoite. Exatamente como ocorre com os funcionários do governo e da iniciativa privada quando viajam: recebem diária. Na prática, o objetivo dessa MP é justamente inviabilizar o controle de jornada e tempo de direção. Tornando o caminhoneiro um escravo sobre rodas. O que baixa o valor do frete é justamente trabalhar cada vez mais horas para ganhar menos.

  31. Graças a Deus vai liberar deixa nois trabalhar em paz que diferença tem de um caminhao roda 5 horas ou mais e um carro de passeio tempo de jornada o cançasso nao e o mesmo os risco nao sao os mesmos as leis tinha que ser as mesmas para caminhao onibubus carro moto as fiscalização horario de rodagem exames toxicologico quero ver esses filinhos de papai ficar dirigindo carro drogado por ai fazendo merda voces do site estrada deveria sair do escritorio e ficar numa boleia de caminhao no minimo seis meses direto pra voces ver o sofrimento que é pra abastecer os mercado as casas de voces

    • Aqui no Estradas temos pessoas que passaram anos na boléia e outros nas estradas fazendo levantamento de rodovias em todo país. Não tem ninguém com menos de 1 milhão de km de rodovia nas costas. Já gostaríamos que você informasse quantos anos estudando acidentes , analisando perícias, realizando estudos, você tem? Como somos ligados a entidade de vítimas de trânsito, ainda temos vários colaboradores com mestrado e doutorado em dor. Pessoas que sofreram as consequências da violência no trânsito. Inclusive familiares de caminhoneiros que perderam a vida na estrada, nesse regime brutal de exploração da categoria. E pare com essa conversa chata de abastecer a casa de vocês. Todos são importantes, inclusive quem produz o que o caminhoneiro transporta, o socorrista que atende os acidentes, o policial que as vezes perde a vida tentando evitar uma tragédia, o lixeiro que recolhe os restos que deixamos. Aliásm durante a pandemia os funcionários dos pontos de parada correram risco atendendo diariamente centenas de caminhoneiros. Dando condições para que pudessem viajar. Muitos desses funcionários, pegaram a Covid do caminhoneiro, que naturalmente não queria transmitir a doença. Mas em virtude de estarem trabalhando na pista levaram a doença para suas casas. Muitos perderam a vida ou transmitiram para familiares que morreram. Portanto, todos são importantes, inclusive os que estão trabalhando em prol da segurança viária atrás do computador por anos, assim como nas estradas. Baixa a bola.

  32. Essa leia do descanso é a maior furada que já fizeram… isso é só pra aumentar a arrecadação

  33. Porque não fazem testes toxicológico em motoristas de automóveis e pilotos de motos ? Aí meu colega vc realmente vai verificar onde está o problema nas estradas !!!

  34. Matéria tendenciosa. Um jornal de respeito dá espaço para os dois lados se posicionarem. Aqui só se vê desabafo de quem é a favor dessa lei mal projetada. Cada um tem o momento certo para descanso, e não é em qualquer local! Leis assim tem que ser criadas ou não pelos próprios caminhoneiro assinarem! E não por qualquer engravatado de escritório com a intenção de arrecadar com multas.

    • Tendenciosa é sua manifestação. Entramos em contato com o Relator, o Deputado Da Vitoria, para que explicasse e justificasse a inclusão do tema jornada de trabalho e tempo de direção contínua numa Medida Provisória do Governo que tinha como objetivo a renovação de frota. Qual a relação entre renovação de frota e tempo de direção? Somos ligados a entidade de vítimas e poderíamos colocar milhares de depoimentos de familiares de vítimas fatais ou que ficaram com sequelas permanentes em função dos acidentes causados por motoristas que dormiram ao volante, principalmente caminhoneiros. Portanto, quer criticar, fundamente com estudos, que aliás não aparecem na MP criminosa. Será coincidência que quem colocou esse “JABUTI” na MP explora caminhoneiros que trabalham com carga perecível? Portanto, tem interesse em que dirijam o máximo de horas sem parar. É isso que está por trás da MP e que você nitidamente não vê ou não quer enxergar.

  35. Tá certíssimo o senado tem que acabar essa pesseguicao aos camioneiro isso do foi feito pra multar mesmo pq nunca acabou com a jornada qm quiser andar a noite toda q dirija e pronto

    • Quando o cara dormir ao volante e matar outros usuários da rodovia, inclusive caminhoneiros, você vai ao Senado dar os parabéns?

  36. Sou caminhoneiro ,para nós autônomos esses lei prejudica muito , não há um autônomo que consegue se manter fazendo esses horários , nunca usei nenhum tipo de droga para dirigir , mas já fiz 24 horas trabalhadas muitas vezes . Simples não tem condições para e dorme ,está em condições ,trabalha !

    • É por isso que o frete está baixo. Quanto mais horas trabalham menos ganham. Quanto mais horas de caminhoneiro disponível no mercado, menor o valor do serviço. Os donos da carga sabem fazer essa conta, já a maioria dos caminhoneiros não. São os funcionários eternos da TRANSPORTADORA SENZALA.

  37. É muito blá blá blá,mudam as leis e continua tudo a mesma coisa,o que tem que mudar é a mentalidade do povo,se está trabalhando de motorista e está cansado ,pare

  38. Infelizmente a muitos fatores que contribui pra acidentes ! Mas esse de horário de descanso não benificia ninguém que trabalha com transporte em questão de segurança ! Tem que melhorar as estradas pavimentação,sinalização e fiscalizar os excesso de velocidade que é o que mais contribui pra acidentes ! Fora a imprudência dos automóveis menores e ultrapassagem forçada! Espero que acabe com esse negócio de descanso obrigatório! Trabalho com carreta e sei quando é hora do descanso não importa se vai atrasa a entrega , vale é minha vida!

  39. Não é simplesmente obrigar que se cumpram horários) ,,, primeiro deveriam cobrar das autoridades responsáveis que se cumpram com o que foi tratado sendo obrigatório que se faz os pontos de descanso ; mas tem que ser feito ,não é passar a máquina na entrada de fazendas e margens de rodovia não” tem que ser feito espaços com segurança e também com estrutura que possa nos acolher com dignidade simples assim ” senhores autoridades;

    • Não cabe ao Estado prover local para pernoite. Assim como o transporte é iniciativa privada e caminhoneiro e/ou transportadora ganham na prestação desse serviço, os serviços utilizados na rodovia tem que ser pagos. Portanto, o que o governo tem que fazer é garantir que o valor justo do frete seja pago e que inclua diária para as despesas de alimentação, banho e pernoite. Exatamente como ocorre com os funcionários do governo e da iniciativa privada quando viajam: recebem diária. Na prática, o objetivo dessa MP é justamente inviabilizar o controle de jornada e tempo de direção. Tornando o caminhoneiro um escravo sobre rodas. Quem defende isso ou é explorador desses profissionais ou não entende como o caminhoneiro é explorado.

      • O que é frete justo?

        Como garantir preço justo do frete em um mercado que trabalha com base na concorrência?

        • O frete será justo quando as leis forem respeitadas. Empresas que transportam respeitando as leis, a jornada dos funcionários, pagando impostos, sofrem a concorrência de quem anda errado e baixa o valor do frete. O mesmo ocorre com os caminhoneiros autônomos. Quem respeita o tempo de direção, não anda em excesso de velocidade, não usa drogas, perde o frete para quem não cumpre as normas e ainda coloca os demais em risco.

    • Não sou caminhoneiro, mas também não sou cego. Está tudo errado na questão de horários para trabalhar. Traz um caminhão de verdura perecível se enquadrando na lei do descanso. E manda esperar no destino. Com o caminhão do lixo para depositar o resultado. Para tudo existe medidas corretas, mas não são especialistas com ideologias que devem descrever. Tem que ser houvido por quem está na estrada, também não por ideologias desses. Mas mesmo aqui nos comentários vocês da redação já repararam que alguns dos profissionais são imparciais, a pergunta é vocês são imparciais? Parecem estar interagindo com caminhoneiros, uns com poucos argumentos outros bons argumentos. A pergunta é mudaram uma vírgula na sua forma de pensar? Escutaram e fizeram uma média dos comentários? Tentem enxergar o mundo com os olhos da realidade. Ou melhor pensem um pouco com o seu cérebro, não os culpo, faz tempo que estão sendo doutrinados. A vida está aí, jogando as verdadeiras realidades a cada um. Quem está trabalhando na área produtiva, seja caminhoneiros, agricultores, pecuaristas, empresários, industrialistas, empregados, etc. Todos têm suas realidades nas mãos. Não está nas estatísticas de especialistas, professores de universidades a realidade deles. ACORDEM. Cuidem porque o que vc não acha ser política é a mais pura e projetada delas. Se dê a dúvida da sua convicção. Escute outros professores. Os da vida.

      • Infelizmente, quem só pensa em ideologia acredita que os outros são iguais. Nós representamos entidade de vítimas de trânsito e a violência no trânsito não escolhe vítimas por partido político ou ideologia. Você é capaz de separar estatisticamente ou na pista entre os mortos nos sinistros (acidentes) quem votaria no seu candidato e quem votaria na oposição? Quem era de direita e de esquerda? Você acredita que a dor de perder um filho é diferente para um pai com ideologia de esquerda ou de direita? No nosso portal não tem teórico de rodovia, quem rodou menos tem 1 milhão de km nas costas. Alguns tem mais de 40 anos de estrada. Mas nós estudamos as legislações do mundo, aprendemos com a experiência de especialistas internacionais e brasileiros, sobre como reduzir a violência no trânsito. Provamos com dados e estudos, não com conversa de ideologia. Muito menos tentando caracterizar alguém como doutrinado. Somos doutrinados sim em lutar para que outros brasileiros não sofram a dor de perder um ente querido ou tenham que viver com a invalidez por causa de legislações que matam. Pela falta de fiscalização, pela garantia da impunidade. Portanto, existem sim na vida ótimos professores, em todas as atividades , níveis socias e profissões. Mas também existe os péssimos professores da vida. Esses deixamos para você ouvir.

  40. Olá boa tarde; eu sou profissional da estrada a bastante tempo; e a meu ver essa tal lei; do descanso que na vdd é uma palhaçada obrigar um motorista parar onde não tem estrutura pra nada!! E segurança muito menos,, acho que todos nós profissionais da estrada deveríamos trabalhar conforme reza ao código da (CTPS) uma vez que todos que trabalham de carteira assinada tem seus respectivos horários ou seja” suas jornadas de trabalho sendo 8;00 horas e intervalo de 2;hora ou conforme contratos,, só assim acaba essa palhaçada de estarmos sendo autuados por PRFs obrigando que se cumpram horários parados sem mesmo ter onde parar ;;; isso é um absurdo fica minha indignação com essas NESCIOS sem fundamento!

  41. Essa lei de descanso nao resolve nada. Pois patrão nenhum obriga trabalhar sem parar. Quem faz o horario é o proprio motorista na maioria dos casos. Eu paro onde eu quero e saio tbm a hora que quero. Essa lei obriga nós a parar no horario que a lei quer assim nos deixando vulneráveis as multas por policias que exercem a lei. Folgar em patios de postos longe de casa e de familares nao é folga. Mas para as leis contam como folgas.

    • Existe um bem maior nas rodovias que a sua decisão de parar quando quer: a vida dos demais usuários das rodovias. A partir de 2h de direção contínua o motorista, de qualquer veículo, vai perdendo os reflexos. Depois de 4h de direção é como se estivesse sob efeito de álcool e o risco de acidente aumenta substancialmente. Quanto mais dirigindo um veículo de dezenas de toneladas, com jornada pesada , dormindo na cabine precária de um caminhão. Além disso, a letalidade é muito maior nos acidentes que envolvem caminhões. Estudamos 363 acidentes fatais envolvendo 1 caminhão e 1 automóvel. Nos quais morreram 17 ocupantes de caminhão e 605 pessoas nos automóveis. Portanto, o que está em jogo é muito mais que seu desejo mas a preservação de vidas.

  42. Olá amigos eu sou motoboy na cidade São Paulo de categoria D fiquei estarrecido ao saber que o Presidente da República não se importa com a categoria posso muitos camioneiros são adeptos do Presidente da República aí vermos ele nos ferrar isso é inadmissível já está acontecendo diversos acidente imagina agora com está mudança fica aqui minha indignação a respeito

  43. Têm que acabar é com essa mídia esquerdista dos infernos, o programa de renovação da frota é excelente e o primeiro quem vai aderir sou eu.

    • Qual a relação da renovação de frotas com tempo de direção contínua? Quanto a “mídia esquerdista”, fique sabendo que somos ligados a entidades de vítimas de trânsito. A violência no trânsito não escolhe as vítimas por partido político. Você consegue separar os mortos nas estradas em bolsonaristas e lulistas? Na hora do acidente você escolhe em quem vai bater? Não seja infantil com esse raciocínio de que querer caracterizar politicamente quem diz o que não quer ouvir. Combata com argumentos, dados, informações objetivas. Inclusive, o presidente pode perfeitamente vetar essas mudanças no Código, que não tem nenhuma relação com o documento original apresentado pelo Governo. E você poderá aderir tranquilamente ao programa.

  44. Fico indignado com matérias deste tipo, os caminhões estão rodando continuamente nas estradas, então automaticamente vão ter envolvimento em mais acidentes. Porque um motorista de caminhão tem que parar por 11 horas, fora de casa, muitas vezes sem recurso e nem local adequado e seguro pra “descansar” e o motorista de um carro pode dirigir por horas? Pode ser usuário de droga! Qual a diferença?

    • A partir de 2h de direção contínua o motorista, de qualquer veículo, vai perdendo os reflexos. Depois de 4h de direção é como se estivesse sob efeito de álcool e o risco de acidente aumenta substancialmente. Quanto mais dirigindo um veículo de dezenas de toneladas, com jornada pesada , dormindo na cabine precária de um caminhão. Além disso, a letalidade é muito maior nos acidentes que envolvem caminhões. Estudamos 363 acidentes fatais envolvendo 1 caminhão e 1 automóvel. Nos quais morreram 17 ocupantes de caminhão e 605 pessoas nos automóveis. Portanto, o que está em jogo é muito mais que seu desejo mas a preservação de vidas.

      • Só multas aqui .terminam com o tal caminhão que é melhor ai eu quero ver como fica

  45. A lei do descanso nao pode acabar. Sera um grande erro do nosso querido prrsidente se ele acabar com a lei do descanso. Eu sou carreteiro e bolsonarista. Mais sou contra esta atitude.

    • Basta ele vetar essas mudanças. Até porque não fazem parte do projeto apresentado pelo governo. Foram incluídas como jabutis em árvores.

  46. É muita hipocresia deve ser dono de transportadora ou caminhão pq tá querendo acabar pra explorar os motorista e uma lei nojenta. Sem palavras.

  47. Cada empresa ou profissional independente deve fazer sua própria rotina, a escolha é livre, condição que nem todos têm! Um empregado da indústria tem rotina diária de 8h mínimas, mas, sujeito a estender por mais duas horas diárias em toda a semana de trabalho. A conscientização, principalmente para o particular, é mandatória!
    Quando a frota está velha, reclamam que não podem renovar móde os preços; quando tem projeto federal pra facilitar, vêm de mimimi!
    O projeto é ótimo, vai alavancar a produção de caminhões, o que é bom para todos.

    • A partir de 2h de direção contínua o motorista, de qualquer veículo, vai perdendo os reflexos. Depois de 4h de direção é como se estivesse sob efeito de álcool e o risco de acidente aumenta substancialmente. Quanto mais dirigindo um veículo de dezenas de toneladas, com jornada pesada , dormindo na cabine precária de um caminhão. Além disso, a letalidade é muito maior nos acidentes que envolvem caminhões. Estudamos 363 acidentes fatais envolvendo 1 caminhão e 1 automóvel. Nos quais morreram 17 ocupantes de caminhão e 605 pessoas nos automóveis. Portanto, a escolha não é livre. Por isso, que desde os anos 80 existe controle de tempo de direção e jornada de caminhoneiros na Europa. Para preservar vidas. Quanto a renovar frotas, nada contra, muito pelo contrário. Mas que a frota seja fiscalizada porque caminhão novo sem manutenção também mata.

        • Provavelmente o senhor não é um condutor profissional, que diariamente se desloca em rodovias durante todos os dias da semana! Esse efeito se dá após vários dias consecutivos sem um descanso adequado pernoitando em cabine de caminhão sem infraestrutura nos pontos de parada!
          Quando não se é um profissional da área e está fazendo um percurso de férias sem horário para chegar e pernoitando em pousada aí fica tranquilo fazer um comentário desse.

      • Fácil de resolver!!! Faça nosso pgnto em dólares também e fica tudo certo já que querem comparar as condições europeias de trabalho com as nossas.

      • É muito mi-mi-mi desses esquerdistas!
        Deixem os caminhoneiros trabalharem sem as amarras do estado!

        • Mais um que tenta colocar as coisas de esquerda e direita. Quem anda sempre olhando para os lados e não olha para frente bate com a cara no poste.

  48. Trabalho com caminhão desde 2000 sempre andei bastante nunca matei ninguém, se me dar sono paro e durmo, tem que fazer fiscalizar esses vagabundos que anda com o cu cheio de drogas

  49. Eu só acho que,quem fez essa matéria é apenas um jornalistinha qualquer..
    Cadê o teu respeito pelo motorista?? Vc está generalizando uma classe e clamando de que??
    Vc já parou para pensar que TD oq vc come, veste ou oq usa,anda de caminhão???
    Vc tem que se colocar no lugar de cada um,e não chegar ofendendo a TDS. Acidentes acontecem com qualquer um. Se fosse pelo tempo de direção,então nenhum carro deveria sofrer acidente. Vc não concorda comigo??!
    Isso vai de cada profissional que que pega um veículo automotor,saber das responsabilidades.

    • Quem não tem argumento apenas ataca. Mostre onde está a mentira? O MP está disponível para acessar e ler. Portanto, estude o tema e não venha com essas baboseiras de esquerda e direita. Até porque, nosso objetivo, como portal ligado a entidade de vítimas, é a preservação das vidas. E a violência no trânsito não escolhe as vítimas por partido político. Você consegue separar os corpos nos acidentes rodoviários por partido?

      • Boa tarde!
        Complicado por isso que nosso país não vai nuca ser próspero.
        Com essas mentalidade, temos que trabalhar por causas coletivas esquecer esse individualismo na política. Esses caras são que administra nos país precisamos de bondade,respeito e justiça.
        Pois o sistema faz lavagem celebral nas pessos que não enxergar que so servimos de escada para eles subirem e cada lider políticos é um fantoche.
        Os partidos e empresários são os parasita na vida da nossa nação.
        Eles fazem e casoar (rirem) da nossa cara com tantos privilégio e agente discultindo qem e certo ou erredo.
        Pois a vidas deles é próspera com o nosso suor e nosso sangue.
        Se matermos com essas mentalidade vem gerações e gerações isso nuca vai mudar.
        Como posso sonhar em um país de primeiro mundo se não há justiça ⚖️.
        Para quem esta do lado da justiça ⚖️.

        • Disse tudo!!! o raça desunida é essa querem escravizar mais ainda a categoria e tem esses desinformados que batem palmas este PAÍS CHAMADO BRASIL NUNCA VAI PRA FRENTE com tanta gente de mente fechada..

  50. Cobrar LEI do descanço, sem nos dar áreas exclusivas para isso, é impossível de cumprir! O ministro TARCÍSIO teve 4 anos de mandato e só prejudicou a categoria dos CAMINHONEIROS em tudo. Trabalhou exclusivamente para facilitar o AGRO e empresários do TRANSPORTES!” Teve tempo para vender estatais…ferrivias…areroportos …portos E ETC. Mas cuidar do transportador para ele NUNCA teve IMPORTANCIA Ñ querem postar ? FDS!

    • Não cabe ao Estado prover local para pernoite. Assim como o transporte é iniciativa privada e caminhoneiro e/ou transportadora ganham na prestação desse serviço, os serviços utilizados na rodovia tem que ser pagos. Portanto, o que o governo tem que fazer é garantir que o valor justo do frete seja pago e que inclua diária para as despesas de alimentação, banho e pernoite. Exatamente como ocorre com os funcionários do governo e da iniciativa privada quando viajam: recebem diária. Na prática, o objetivo dessa MP é justamente inviabilizar o controle de jornada e tempo de direção. Tornando o caminhoneiro um escravo sobre rodas. Quem defende isso ou é explorador desses profissionais ou não entende como o caminhoneiro é explorado. Além disso, a letalidade é muito maior nos acidentes que envolvem caminhões. Estudamos 363 acidentes fatais envolvendo 1 caminhão e 1 automóvel. Nos quais morreram 17 ocupantes de caminhão e 605 pessoas nos automóveis. Por isso, que desde os anos 80 existe controle de tempo de direção e jornada de caminhoneiros na Europa. Para preservar vidas. Quanto a renovar frotas, nada contra, muito pelo contrário. Mas que a frota seja fiscalizada porque caminhão novo sem manutenção também mata.

      • Infelizmente, para quem está atrás de uma tela de computador é fácil falar e exigir, mais na prática quem bate volante sabe que as áreas de descanso não existem, portanto essa lei só serve para gerar multas a quem rala muito pra levar o papel higiênico para seu escritório. Portanto redação, nos deixe em paz, para de dizer o que você não sabe.

        • É evidente que sua preocupação com papel higiênico demonstra seu desconhecimento sobre o impacto da fadiga no organismo. Por isso, as legislações sérias do mundo, estabelecem máximo de 4h de direção contínua para motoristas profissionais e recomendam, graças a estudos de medicina do sono, parar 15 minutos a cada 2h de direção. Sem contar que dirigir 5h30 numa rodovia brasileira, em condições precárias, muitas vezes em pista simples, com mais risco de acidentes, representa um stress muito maior para o motorista profissional. Isso causa ainda maior desgaste e risco de acidente. Quanto as áreas de descanso, não cabe ao Estado prover local para pernoite. Assim como o transporte é iniciativa privada e caminhoneiro e/ou transportadora ganham na prestação desse serviço, os serviços utilizados na rodovia tem que ser pagos. Portanto, o que o governo tem que fazer é garantir que o valor justo do frete seja pago e que inclua diária para as despesas de alimentação, banho e pernoite. Exatamente como ocorre com os funcionários do governo e da iniciativa privada quando viajam: recebem diária. Na prática, o objetivo dessa MP é justamente inviabilizar o controle de jornada e tempo de direção. Tornando o caminhoneiro um escravo sobre rodas. Mas há quem goste da escravidão, nesse caso deve procurar a TRANSPORTADORA SENZALA!

          • Redação, infelizmente sou obrigado a discordar de você em várias pautas, e dizer que infelizmente você postas notícias certas, mais com finais incompletos.
            Primeiro o Brasil não é Primeiro Mundo, no Brasil ainda prevalece a lei do (Quem Pode Mais, Chora Menos).
            Segundo redação, por exemplo nos EUA, a lei do descanso prevalece, é respeitada pela sociedade que utiliza ela, e, quando o horário do descanso vence, o profissional para em qualquer lugar (em acostamentos por exemplo), e as autoridades não podem nem chegar perto, é lei, tá na emenda da constituição e ponto final. No Brasil tem a lei do descanso, mas dando o horário se você parar perto do pedágio ou no acostamento, multa sem dó.
            Outra situação é que, a Redação sitou (o estado não tem o dever de construir pontos de descanso para os caminhoneiros). Redação tem sim, se a sociedade quer segurança, tem que dar toda assistência para ter essa segurança, nas rodovias pedagiadas, tem uma base da polícia rodoviária, um ponto de apoio, uma balança de pesagem e uma praça de pedágio, o que falta: uma área de descanso.
            Portanto quem quer segurança, tem que dar segurança, motorista não é robô, motorista é ser humano.
            Outra questão que você disse, a lei do piso mínimo do frete. Se tem que haver uma lei para o empresário pagar um piso mínimo, porquê não pode haver uma lei para o estado nos dar áreas de descanso?
            Redação, o mercado é livre, quem descidiu ter Autonomia soube o que está fazendo, cada caminhoneiro autônomo sabe qual seu custo de trabalho, portanto Redação, se o Estado quiser segurança para o Caminhoneiro e para a População, que nos de Segurança. Se você Redação fizer uma pesquisa, 100% dos Motoristas Caminhoneiros são a favor da Lei do Descanso, mas desde que haja assistência para lei ser cumprida. Agora enquanto fizer a lei, e não ter essa assistência, é um modo de arrecadação, portanto Redação, não vem com essa conversa, o Caminhoneiro não é trouxa como você pensa. Deixe nos caminhoneiros em paz, blz..

      • Isso tudo é vdd mais o governo tem sim que oferecer locais adequados para o descanso .redação até pq eu não entendo se vc está pagando o pedágio e a maioria dos postos estão em vias pedágiadas …então isso não dá o direito dos postos cobrarem por estadias..no caso no pernoite até pq vc já pagou o pedágio

        • As rodovias concedidas respondem por 10% da malha pavimentada no país. Portanto, a maioria dos postos não estão em rodovias pedagiadas. Além do mais, os postos não recebem recursos do pedágio. Em muitos casos são obrigados a pagar até pelo acesso. Portanto, não cabe aos postos oferecer pernoite gratuito. A não ser o dia que o caminhoneiro e a transportadora estiver disposta a transportar de graça.

      • Não cabe ao governo prover locais de descanso, mas sim de prover preço justo pelo frete ???? O governo não paga frete .

        • É óbvio que o governo não paga frete mas criou tabela que não consegue fazer respeitar. Deve fiscalizar quem não cumpre as leis, explora os profissionais e coloca vidas em risco. Isto representa concorrência desleal que baixa o valor do frete.

          • O problema do frete e o próprio caminhoneiro que não dá valor ao próprio serviço sempre tem um que cobra menos e as empresas aproveitam muito disso

    • E mais meu Amigo, ativou bastante balança.
      Só para tirar a Paz do Autônomo.

      • Sou motorista de caminhão autônomo tem que se fiscalizar jornada de trabalho tem que tirar fora de circulação caminhões com excesso de peso além de ser um perigo para as estradas é um perigo para quem está trafegando com a família pois se um caminhão precisar parar passa por cima de todo mundo pelo excesso de peso no caminhão tudo foi exatamente calculado para deixar o caminhão seguro fazer um transporte seguro não levar excesso de peso

    • As mudanças no controle do tempo de direção e descanso não tornam caminhoneiros livres. Os transformam em escravos.

    • Sou caminhoneiro e acho um absurdo que isso seja aprovado, não precisamos de leis que vão criar mais caus e mortes nas estradas. É necessário que as polícias façam mais blits com uso de bafômetro ara detectar o uso de bebidas alcoólicas e drogas porque grande parte dos caminhoneiros fazem uso de substâncias tóxicas e vão pra estradas sem serem incomodados. Precisamos de leis duras e que sejam cumpridas.Mais fiscalização nas rodovias e que as empresas tenham responsabilidade ao contratar motoristas e exigir exames toxicológicos periódicos.de

      • Perfeito! Uma das razões do baixo valor do frete é justamente esse excesso de jornada e tempo de direção contínua.

        • Porque os pedágios, com lucros bilionários não são obrigados a nos proporcionar esse ponto de descanso?????
          Esses sanguessugas nos cobram e não resolvem os problemas.
          Nós motoristas de caminhão profissionais, com dezenas de toneladas não temos apoio de ninguém para que seja possível um descanso digno e justo!!!!!!

          • No estudo sobre pontos de parada que realizamos em 2015 demonstramos que a construção dessas estruturas será paga no pedágio. Não é que vão limitar seus lucros mas sim incluir esse custo. Pior que isso, com o dinheiro que arrecadariam no pedágio, cobrando alguns centavos mais caro na tarifa, ofereciam cerca de 100 vagas. Quando apuramos quanto receberiam ao longo dos 17 anos que restavam , da concessionária que levou esse projeto na ANTT, seria dinheiro suficiente para a iniciativa privada disponibilizar 5.000 vagas. Então, não se iluda, tudo é pago, não tem almoço grátis. Os caminhoneiros e transportadores precisam se unir para receber valor justo pelo frete, evitar a exploração que exige excesso de horas de trabalho, quase nenhum descanso, excesso de velocidade, andar acima do peso permitido. Aí está o problema e ainda sem diária que qualquer funcionário de empresa ou governo recebe quando viaja, justamente para pagar pela alimentação, pernoite e demais despesas. Observe que os políticos e embarcadores conseguiram fazer com que o caminhoneiro reclame do posto, dos policiais rodoviários que fiscalizam, mas nada façam para acabar com a exploração da categoria e garantia de frete justo.

      • Concordo com você amigo, mas alcoólotras e drogados está em todas as sociedades, está em todas as profissões, portanto não é só motoristas de caminhões que tem esses visicios.
        Portanto eu sou a favor da lei, desde que sejam para todos os habilitados do Brasil, se for só para uma certa classe, eu sou contra.
        Se a lei for para todos, te garanto que o número de acidentes cai 100%, o homicídio no trânsito praticamente acaba, então se a lei não for para todos, eu sou contra que essa lei seja só para motoristas profissionais.
        Vamos ter moderação quando citar um motorista profissional em questão de palavras como DROGADOS e ALCOÓLATRAS, pois a grande maioria dos profissionais leva a profissão a sério, e assim como todas as profissões, sempre haverá uma minoria errada fazendo cacada.
        Respeita o Caminhoneiro, nos deixem em paz.

      • Deixa nós livre que nós sabemos.os de nossas capacidades, já que não temos pontos de parada para descanso mesmo, com essas leis de secando somos obrigados a parar em acostamento pq nos potos estão lotados e ainda quando a ha uma boa vaga em posto ainda vem um rato e rouba nós como MODULOS e outras coisas de valor

  51. É como diz o ditado: “panela que muitos mexem, sai muito salgada ou sem sal”!

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