Mesmo com o aumento da fiscalização nas estradas federais, os transportadores de granito insistem em circular com excesso de carga. Ontem a Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu seis carretas no posto de fiscalização de Viana, com 136 toneladas de excesso de carga, no total. Para transportar o peso além do limite permitido, seriam necessários mais cinco carretas.

Foi um ato de imprudência como esse que causou a morte de quatro pessoas no último dia 16 de maio, quando um bloco de 40 toneladas caiu da carreta sobre um ônibus da Viação São Geraldo, na BR 101 Norte, em Aracruz. Outras 17 pessoas ficaram feridas. Só este ano foram registrados 62 acidentes envolvendo veículos que transportavam pedras de granito.

Os veículos retidos ontem vinham do Norte do Estado e da Bahia. Além da multa, que varia entre R$ 3 mil e R$ 8 mil reais, quem cometer a infração tem que pagar um guincho especial para retirar o excesso de carga, o que agora tem que ser feito no posto de fiscalização. O serviço custa cerca de R$ 5 mil.

Punição. “Mesmo com todos esses valores altos, as empresas insistem em transportar carga em excesso”, afirma o chefe de policiamento da PRF e superintendente em exercício, Adilson Scalfoni. Só entre maio e julho deste ano, foram mais de 800 toneladas de excesso de carga flagrado pela PRF. Entre outubro e dezembro do ano passado, foram 301 toneladas retidas nos postos de fiscalização.

Também ontem uma carreta se partiu na BR 101, em Fundão. Segundo a PRF, além de problemas de manutenção, a carreta, do tipo bitrem, carregada duas pedras de granito e estaria com cerca de 40 toneladas de excesso de carga.

Outros casos

# 16 de maio de 2007. Quatro pessoas morrem e 17 ficaram feridas depois que um bloco de 40 toneladas caiu de uma carreta sobre um ônibus da Viação São Geraldo, na BR 101 Norte, no distrito de Guaraná, em Aracruz. A fiscalização foi reforçada depois do acidente


# 17 de maio de 2007. No dia seguinte, outras quatro pedras caíram de carretas, três em Vila Velha e uma em Marechal Floriano. Dessa vez, sem vítimas


# 31 de março de 2006. Uma carreta que transportava placas de granito tombou no quilômetro 48 da BR 262, em Marechal Floriano. A carga seguia de Vargem Alta para o Porto de Capuaba. O motorista precisou ser internado em um hospital de Campinho


# Agosto de 2004. Uma carreta perdeu o controle na curva no viaduto de Carapina, Serra, após um dos pneus estourar. A carga de blocos de granito, foi projetada em direção à pista


Estado terá mais três balanças até o fim do ano

Até o final deste ano mais três balanças de fiscalização deverão estar em funcionamento nas rodovias federais que cortam o Estado, por determinação do Ministério Público Federal (MPF). Para garantir que o prazo seja cumprido, o MPF enviou ofício para as sedes da Polícia Rodoviária Federal e do Departamento de Infra-estrutura de Transportes (DNIT), em Brasília, informando que poderá abrir uma Ação Civil Pública caso a ordem seja descumprida.

A medida foi tomada porque os dois órgãos no Estado haviam informado ao MPF que teriam dificuldade de cumprir o prazo por questões orçamentárias. Segundo o superintendente do DNIT no Espírito Santo, Élio Bahia, os postos de fiscalização da Serra e de Linhares começam a funcionar em janeiro de 2008.

A terceira balança que deve funcionar este ano é um equipamento móvel da PRF. Segundo o superintendente em exercício, Adilson Scalfoni, o equipamento fica pronto mês que vem. Pela determinação do MPF, até o final de 2008 deve estar em funcionamento 11 balanças nas estradas federais.

Risco nas estradas

# Acidentes. Entre janeiro e julho deste ano aconteceram 62 acidentes envolvendo carretas que transportavam pedras de granito nas rodovias federais. Vinte pessoas ficaram feridas e quatro vítimas morreram


# Apreensões. De janeiro a julho, foram 170 apreensões por excesso de carga. Mais de 800 toneladas foram retidas entre maio e julho, em 86 carretas


# Multa. A multa por excesso de carga pode variar entre R$ 3 mil e R$ 8 mil, dependendo da quantidade de peso excedido


# Guincho. Além da multa, o responsável pelo transporte e o dono do granito têm que pagar o guincho que vai tirar o excesso de carga no posto de fiscalização. O valor é de R$ 5 mil


# Limite. O limite máximo de carga de granito, em média, é de 30t, dependendo do tamanho da carreta