De acordo com a marca sul-coreana, foram 2.729 licenciamentos; 80 unidades acima do concorrente direto
O hatch compacto Hyundai HB20 Nova Geração terminou abril com 83 unidades à frente de seu concorrente direto, o Novo Onix, pela primeira vez desde os respectivos lançamentos, em 2012, de acordo com a montadora sul-coreana Hyundai.
Ainda de acordo com a empresa, esse cálculo foi feito excetuando-se as unidades das gerações anteriores vendidas no período, tendo como base os números oficiais de licenciamentos.
Ainda de acordo com a empresa, em abril deste ano, foram emplacados 2.729 HB20 Nova Geração hatchback frente a 2.646 Novo Onix, não se considerando a geração anterior do HB20 (3 unidades) e o Onix Joy (967 unidades).
“Esse resultado considera os concorrentes diretos, nas gerações mais atuais. Com isso, o HB20 Nova Geração terminou abril como o carro mais vendido do País, fato inédito. O mercado de automóveis sofreu uma queda drástica devido aos impactos da pandemia de COVID-19, mas as vendas do HB20 Nova Geração caíram menos e demonstram que o modelo está retomando seu lugar de destaque no ranking nacional”, comenta Angel Martinez, vice-presidente comercial da Hyundai Motor Brasil.
Queda nas vendas
O mercado total fechou abril com queda de quase 80% na comparação com o mesmo período de 2019, com base nos emplacamentos efetivamente realizados. Houve fechamento de postos do Detran e autorização para rodar sem placa pelos primeiros 30 dias, o que pode significar um volume maior de vendas em abril que se refletirá este mês. Pelos números oficiais disponíveis, o hatch sul-coreano assumiu a liderança da lista dos 10 carros mais vendidos no dia 8 de abril.
A família HB20 teve sua linha totalmente renovada em setembro de 2019. Após a regularização da produção de todas as versões na fábrica da Hyundai em Piracicaba (SP) e a distribuição adequada pelo País conforme a demanda do consumidor, as vendas foram retomando os níveis tradicionais. A fábrica tem capacidade de produção de 210 mil unidades ao ano, das quais cerca de 60% são dedicadas à família HB20.
Atualmente, com preço promocional de R$ 44.990, a versão de entrada Sense 1.0 aspirada é a mais vendida. As versões intermediárias, Vision 1.6 e Evolution 1.0 turbo com injeção direta de combustível, também têm crescido em vendas, representando parcelas maiores no mix, em comparação com as versões similares da geração anterior.
Fonte: Assessoria de imprensa da Hyundai