Em comemoração à Semana Nacional de Trânsito, que neste ano aborda o tema “O Jovem e o Trânsito”, a NovaDutra vai distribuir aos motoristas 60 mil mensagens escritas por alunos de escolas públicas de cidades servidas pela Via Dutra. O objetivo é sensibilizar os usuários da rodovia sobre a necessidade do respeito às leis de trânsito e do bom senso ao volante.
As mensagens serão entregues nas praças de pedágio do Rio de Janeiro e de São Paulo, de 18 a 20 de setembro. Elas compõem um dos exercícios praticados pelas crianças em sala de aula, através do Programa Estrada pela Cidadania, conduzido pelos professores com apoio da NovaDutra, visando contribuir para a formação dos cidadãos-motoristas do amanhã. A proposta do Programa é envolver as crianças de comunidades vizinhas à rodovia com as questões do trânsito por meio da difusão de informações sobre segurança e cidadania.
O Programa Estrada para a Cidadania já abrangeu 90 mil alunos, desde seu início, em 2005. Em 2007, a ação está envolvendo 33 municípios que margeiam a Via Dutra, 60 mil alunos na faixa etária de 08 a 11 anos e dois mil educadores. As mensagens que serão distribuídas nas praças de pedágio foram produzidas nas escolas que estão envolvidas com o Programa.
Segundo Gilberto Pinheiro, analista de Relações Institucionais da NovaDutra, ao promover ações desse tipo, a empresa contribui para que as crianças compreendam melhor a importância dos conteúdos discutidos em sala de aula.
“A distribuição de mensagens nos pedágios ajuda a estimular as crianças que vêm recebendo os conhecimentos proporcionados pelo Estrada para a Cidadania”, diz Pinheiro. “Paralelamente, as cartinhas acabam representando um jeito simpático de falar de segurança de trânsito aos motoristas que trafegam pela Via Dutra”.
De acordo com o profissional da NovaDutra, as cartas terão a assinatura dos próprios alunos e os usuários que se sentirem tocados pela ação poderão responder as mensagens por meio de um endereço eletrônico e/ou de uma Caixa Postal tradicional, criados exclusivamente pela Concessionária para receber as eventuais respostas. Todas as mensagens enviadas pelos motoristas serão entregues pela NovaDutra às escolas e ajudarão a estimular as crianças nas atividades sobre educação para o trânsito em sala de aula.