Novo acidente envolvendo ônibus na Bahia deixa 29 passageiros feridos na BR-430
DE NOVO: Três dias depois da tragédia na BR-324/BA, outro acidente é registrado na Bahia, desta vez na BR-430, com um ônibus da Top Brasília e um caminhão. Felizmente ninguém morreu. Foto: Reprodução/Redes Sociais

Ocorrência foi registrada na noite dessa terça-feira (9), em Caetité (BA), três dias depois da tragédia na BR-324/BA, com 25 mortes

Um novo sinistro (acidente) na Bahia envolvendo ônibus é registrado na noite dessa terça-feira (9), três dias depois da tragédia que matou 25 pessoas, na noite de domingo (7), na BR-324/BA.

Desta vez, o sinistro ocorreu na BR-430, em Caetité (BA) e envolveu um ônibus Scania e um caminhão deixando ao menos 29 passageiros feridos na BR-430, no sudoeste da Bahia, de acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Ainda segundo a Corporação, cinco pessoas foram socorridas em estado grave. Informações preliminares dão conta de que o ônibus saiu do Distrito Federal com 66 passageiros e tinha como destino a cidade de Igaporã (BA). Por volta de 23h45, tombou na via.

Segundo os policiais, equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) prestaram os primeiros socorros do tombamento. Vinte e quatro pessoas com escoriações leves foram encaminhadas para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Caetité (BA) e os cinco passageiros, em estado grave, foram levados para o Hospital Geral de Guanambi (HGG).

De acordo com a Polícia Militar da Bahia, os outros passageiros foram hospedados em um hotel de Caetité por parte da empresa responsável pelo ônibus.

Novo acidente envolvendo ônibus na Bahia deixa 29 passageiros feridos na BR-430
TRISTEZA: Novo acidente envolvendo ônibus na Bahia deixa 29 passageiros feridos na BR-430, em Caetité (BA). Foto: Reprodução/Redes Sociais

Top Brasília Transportes

O Estradas apurou que o ônibus é um Scania, ano 2022, modelo Marcopolo Paradiso DD, prefixo 2026, e pertence à empresa Top Brasília Transportes e Serviços Eirelli. O veículos tem três multas aplicadas pelo Departamento Nacional de Transportes Terrestres (DNIT), em 2023, por excesso de velocidade.

A PRF não informou se os condutores foram submetidos aos testes de etilômetros nem se estavam com a documentação em ordem (CNH e exame toxicológico). Da mesma foram, não há informações sobre a verificação do cronotacógrafos dos veículos. O Estradas ainda não obteve mais dados do caminhão envolvido.

A reportagem solicitou da PRF da Bahia tais informações, assim como questionou a ANTT sobre a regularidade da viagem. Até a publicação desta matéria não recebeu resposta de nenhum dos órgãos.

Top Brasília presta apoio às vítimas e aos familiares

o Estradas manteve contato com a empresa Top Brasília, que informou estar prestando todo o apoio necessário às vítimas e a seus familiares.

Segundo um representante da empresa, a viagem estava autorizada pela ANTT, com tudo em ordem. Assim como as documentações estão em ordem.

Quantos aos motoristas, a Top Brasília informou que ambos estão com os exames toxicológicos em dia, assim como as CNHs.

De acordo cm a empresa, o ônibus saiu de Brasília (DF), nessa terça-feira (9), por volta de 9h, e tinha como destino a cidade de Ilhéus (BA). “A empresa está dando todo suporte para os motoristas, e está prestando todo socorro, incluindo transbordo, alimentacão e hospedagem para todos os passageiros. Nosso jurídico está ciente de todo o fato. A seguradora esta abrindo o numero do sinistro para repassar no grupo de WhatsApp que a seguradora criou para todos“, disse o representante.

Ainda de acordo com o representante, a Top Brasília está custeando hospedagem e alimentação para todos os passageiros que não estão no hospital. “Todos os passageiros estão amparados no hotel ate que o transbordo chegue“, finalizou.