NOVO DAF XF: A DAF Caminhões Brasil anunciou nesta terça-feira (18) seu mais novo lançamento: o no Brasil : o Novo DAF XF. Às vésperas de completar sete anos de operação no país, está entrando em uma nova fase com o lançamento nacional, produzido no Paraná. Fotos: Divulgação/DAF Brasil

De acordo com a montadora, objetivo é levar o caminhão à liderança do segmento de pesados no país

A DAF Caminhões Brasil anunciou nesta terça-feira (18) seu mais novo lançamento: o novo DAF XF. Às vésperas de completar sete anos de operação no país, está entrando em um novo momento da sua trajetória, marcada pelo lançamento do veículo, que é produzido na fábrica de Ponta Grossa, no Paraná.

De acordo com a montadora, o caminhão é o principal lançamento da companhia nos últimos anos, elevando o patamar de segurança, dirigibilidade e economia de combustível.

“Estabelecemos uma parceria de longo prazo com o Brasil, um mercado de grande potencial e estratégico para o nosso crescimento. Prova disso é que, independentemente do atual cenário, a empresa seguiu todos os seus planos e finalizou o aporte em seu principal lançamento no país, o novo XF, que alia robustez, conforto e tecnologia a um consumo de combustível até 14% menor em comparação à versão anterior”, afirma Lance Walters, presidente da DAF Caminhões Brasil.

Ainda de acordo com Walters, o projeto do novo caminhão iniciou em 2016, envolvendo as engenharias do Brasil e da Holanda, com o desenvolvimento do projeto, de fornecedores locais e ampliação do quadro de funcionários. Mais recentemente, foram realizadas diversas adaptações na fábrica, com novos ferramentais, treinamentos, e segurança para garantir a saúde do quadro de colaboradores, em razão do atual momento.

SUPERAÇÃO: De acordo com o presidente Lance Walters, independentemente do atual cenário, a DAF seguiu todos os seus planos e finalizou o aporte em seu principal lançamento no país, o novo XF, que alia robustez, conforto e tecnologia a um consumo de combustível até 14% menor em comparação à versão anterior.

Para atender à demanda do novo caminhão, a DAF também atuou fortemente na ampliação da força de vendas, no aperfeiçoamento do pós-venda e na abertura de novas lojas da Rede de Concessionárias. A empresa também investiu em capacitação dos times em técnicas comerciais, serviços e peças.

“Somos uma equipe muito focada na evolução dos nossos produtos, e engajada nos valores de qualidade e produtividade da marca. Tudo isso resultou no melhor caminhão, que chega em setembro ao mercado. O próximo desafio é alcançar a liderança do novo XF, em seu segmento de atuação, expandir a nossa participação no mercado nacional, e em nos aproximarmos ainda mais dos clientes”, acrescente Walters.

Mais investimentos

A companhia concluiu recentemente outros investimentos relacionados ao crescimento das operações no Brasil. O mais recente é a conclusão do novo Centro de Distribuição de Peças da PACCAR Parts, localizado dentro do parque industrial da DAF. O novo Centro de Distribuição tem capacidade de instalação seis vezes maior em comparação ao antigo espaço. Trata-se da mais recente inauguração da rede de distribuição global da PACCAR Parts, que inclui 18 centros de distribuição no mundo.

Em 2020, também celebramos um ano de operação da PACCAR Financial, o banco do Grupo que suporta a empresa em operações de crédito para clientes e Rede de Concessionárias. O Banco já financia 30% dos caminhões comercializados pela DAF.

“Tanto a PACCAR Financial quanto a PACCAR Parts são parceiros essenciais para o nosso crescimento e desenvolvimento no país. O Grupo PACCAR tem mais de 115 anos de história e é uma das empresas mais sólidas e rentáveis do setor automotivo no mundo. Portanto, nossa visão de negócios para o Brasil é nos desenvolvermos ainda mais, levando em conta o grande potencial deste país”, finaliza o presidente.

Novo DAF XF chega com conjunto de tecnologias 

  • Caminhão registra consumo até 14% menor que a versão anterior
  • Modelo agrega ao seu DNA de robustez e qualidade novos dispositivos de segurança e dirigibilidade
  • Novo XF é fabricado em Ponta Grossa (PR), junto com o novo motor PACCAR MX 13
VERSÃO BRASILEIRA: O novo XF é um projeto exclusivo para o mercado brasileiro. Apesar de totalmente inspirado na premiada versão europeia; modelo ganhou reforços para suportar as severas operações do país, mantendo atributos de conforto e dirigibilidade.

A Rede de Concessionárias DAF começa a receber no início de setembro os novos XF, fabricados em Ponta Grossa, no Paraná, e completamente remodelados para atender ao mercado nacional. O caminhão registra consumo de combustível até 14% menor que a versão anterior, fruto de um trabalho de engenharia liderado pelo Brasil, e com o suporte do Centro Tecnológico da companhia na Holanda. Foram quatro anos de desenvolvimento e testes, que resultaram em um modelo que eleva o patamar do segmento de extrapesados no Brasil.

O XF vem equipado com o novo motor PACCAR MX13, de 12,9 litros, redesenhado para trabalhar em rotações menores e mínimo atrito, garantindo alto torque e potência superior. Os clientes da marca terão opção de dois tipos de motorização, de 480 cv (até 2.500 Nm a partir de 900 rpm) e 530 cv (até 2.600 Nm a partir de 1.000 rpm).

O propulsor conta ainda com turbocompressor VGT, menor velocidade do compressor de ar-condicionado, bomba de direção variável e bomba de óleo variável de alta eficiência. O novo PACCAR MX 13 permite combinação de força, utilizando relações de eixo traseiro mais longas, movendo cargas mais pesadas com maior produtividade e menor consumo de combustível.

O modelo segue nas configurações de tração 6×4, 6×2 e 4×2, voltadas ao transporte rodoviário de cargas de longa distância.

“O novo XF é um projeto exclusivo para o mercado brasileiro. Apesar de totalmente inspirado na premiada versão europeia, o caminhão ganhou reforços para suportar as severas operações do país, mantendo atributos de conforto e dirigibilidade. Conseguimos melhorar o que já era muito bom, ouvindo nossos clientes e entendendo as novas necessidades do transportador brasileiro. O resultado é um caminhão de altíssima qualidade, que tem tudo para ser o preferido do mercado nacional”, afirma Jarno Broeze, Diretor de Desenvolvimento de Produto da DAF Caminhões Brasil.

Transmissão

A transmissão que equipa o novo XF é a ZF TraXon, automatizada, com 12 velocidades e relações mais longas. Com ela, a troca de marchas ocorre de maneira mais rápida, suave e silenciosa, trazendo conforto ao motorista.

Seu projeto, mais robusto e leve, tem papel muito importante na economia de combustível. O sistema Eco-mode, combinado ao Controle Preditivo de Cruzeiro, garante uma troca precisa de marcha, ajustando a velocidade ao tipo de relevo, diminuindo ainda mais o consumo.

“Somos parceiros de desenvolvimento da ZF na Europa, o que significa que as suas transmissões se ajustam perfeitamente ao nosso motor, trazendo ainda mais benefícios ao conjunto mecânico do novo XF”, acrescenta Jarno.

Freio Motor PACCAR MX

FREIO MOTOR: O sistema freio motor conta com três estágios, que permitem um planejamento melhor do seu uso, garantindo mais segurança e eficiência, além de trabalhar com nível menor de ruído.

O freio motor PACCAR MX ficou ainda mais potente, com 490 cv, trabalhando altas potências em baixa rotação. O sistema também conta com três estágios, o que permite um planejamento melhor do seu uso, promovendo mais segurança e eficiência, além de trabalhar com nível menor de ruído.

Um grande diferencial do novo XF é o conjunto tecnológico, concebido para melhorar a dirigibilidade, a segurança e o consumo de combustível. O primeiro deles é o Assistente de Performance do Condutor, um computador de bordo que interage com o motorista, fornecendo dicas e dando notas para a sua condução. Desta maneira, é possível dirigir o caminhão explorando o máximo desempenho.

Já o Controle de Cruzeiro Preditivo é um piloto automático, que com a ajuda do GPS e de uma leitura do relevo, consegue ajustar a velocidade e a troca de marcha ideal. Desta maneira, com a tração e velocidade correta para a percurso, há um consumo inteligente de combustível.

O modelo também é equipado com sensores de pressão dos pneus, informando na cabine se houver uma calibragem inadequada que possa interferir no desgaste e atrito. Este sensor é um grande aliado na manutenção do custo operacional do caminhão, já que os pneus representam um valor importante na manutenção do caminhão.

O motorista também conta com um monitor de nível de energia da bateria, sinalizando também quando a carga estiver abaixo do adequado. O dispositivo ajuda a aumentar a vida útil da bateria e dos demais componentes do sistema elétrico.

Com relação à segurança, o Sistema de Frenagem de Emergência Avançada freia automaticamente o caminhão em caso de possível colisão frontal. O Controle de Estabilidade do Veículo corrige possível perda de estabilidade do caminhão, evitando acidentes e o L da carreta (“efeito canivete”).

Já o Sistema de Aviso de Saída da Faixa alerta o motorista se o veículo começar a sair da faixa de rodagem, mostrando erros de condução, sonolência ou distração do motorista. Por fim, o Controle de Cruzeiro Adaptativo ajusta automaticamente a velocidade do caminhão para manter uma distância segura do veículo à frente.

Cabine e interior

São duas opções de cabine, a Space e a Super Space, sendo a última a mais espaçosa e confortável do mercado, com 2,10 metros de altura interna. No exterior, o XF conta com design totalmente renovado, com direcionamento aerodinâmico para menor atrito do ar, auxiliando no consumo e na diminuição de ruído.

MAIS ESPAÇO: São duas opções de cabine, a Space e a Super Space, sendo a última a mais espaçosa e confortável do mercado, com 2,10 metros de altura interna.

O exterior ainda possui novo parasol, logomarca no novo padrão da companhia, novos faróis com lentes Lexan®, as mesmas utilizadas em janelas de aviões, e projeto que assegura uma iluminação sólida e eficiente, com opcional de lâmpadas em LED.

O para-choque de aço é uma característica de robustez do XF, que agora recebe detalhes cromados, assim como a nova grade. Os clientes podem optar por maçanetas e para-lamas na cor da cabine, promovendo um visual mais moderno e elegante.

No interior, o painel recebe novas opções de acabamento em tons de areia, em uma composição com peças pretas ou detalhes em alumínio escovado. O pacote Exclusive conta ainda com um acabamento diferenciado em tons de conhaque, com detalhes em alumínio escovado. A ergonomia continua sendo um dos pontos altos da cabine, que ganhou novo painel de instrumentos, intuitivo, moderno e de fácil acesso pelos comandos do volante.

INSTRUMENTOS: O painel recebe novas opções de acabamento em tons de areia, em uma composição com peças pretas ou detalhes em alumínio escovado. O pacote Exclusive conta ainda com um acabamento diferenciado em tons de conhaque, com detalhes em alumínio escovado.

O ar-condicionado digital é eficiente, resfriando a cabine na temperatura desejada rapidamente, e de maneira inteligente e econômica. A iluminação interna conta com três níveis, todos com possibilidade de dimerização por meio dos controles digitais. O motorista pode ainda personalizar a posição dos botões internos, priorizando o comando que ele mais utiliza na sua operação.

Os atributos consagrados do XF continuam na nova versão: o maior e mais confortável colchão do segmento (81 cm x 220 cm) em espuma de alta densidade com opção de molas ensacadas, opção de beliche, cortinas black out, climatizador de teto, banco do motorista com ajuste pneumático e opção travas antiarrombamento Night Lock.

AR INTELIGENTE: O ar-condicionado digital é eficiente, resfriando a cabine na temperatura desejada rapidamente, e de maneira inteligente e econômica.

“O mercado recebe um novo caminhão, mas que já passou por um exaustivo processo de testes. Somamos mais de 20 mil horas de engenharia e centenas de testes de bancada, pistas de diferentes relevos e em operações reais. Utilizamos equipamentos de última geração para aferição e controle do nosso produto, o que nos permitiu ajustes precisos para que o cliente receba um caminhão totalmente adequado para a sua operação”, finaliza o Diretor de Desenvolvimento de Produto.

DAF Caminhões Brasil encerra julho com recorde histórico

  • Marca projeta crescimento acima do mercado para os próximos anos
  • DAF lança Showroom Virtual para maior interação com o cliente
  • Rede de Concessionárias segue cronograma de expansão, terminando o ano com 44 pontos de atendimento

A DAF caminhões Brasil está às vésperas de comemorar o seu sétimo ano de operações no país com resultados recordes. A companhia fechou o acumulado de julho de 2020 com 2.194 mil unidades emplacadas, um crescimento de 29% em comparação a 2019. O XF começou o ano em terceiro lugar na sua categoria, conquistando uma posição de destaque na preferência do transportador brasileiro.

Com o novo XF, a companhia espera acelerar seu ritmo de crescimento. Os modelos chegam à Rede de Concessionárias em outubro, quando serão emitidos os primeiros pedidos do caminhão. A partir desta data os clientes terão também a oportunidade de conhecer os produtos por meio do Showroom Virtual DAF.

“A DAF vem se preparando para este lançamento há muito tempo. Fomos estrategicamente fortalecendo a nossa operação, para que pudéssemos trabalhar o novo XF com todas as ferramentas e estrutura necessárias, a fim de seguirmos a nossa trajetória de crescimento no Brasil. Estamos agora em um novo patamar no mercado, mas sem perder as características que nos consagraram no segmento de pesados: qualidade, robustez e relacionamento”, afirma Luis Gambim, Diretor Comercial da DAF Caminhões Brasil.

Pela plataforma do Showroom Virtual será possível ter acesso a todas as informações sobre a linha de produtos DAF e, se houver interesse de compra, o cliente é direcionado automaticamente a um vendedor da Rede de Concessionárias. Os clientes podem acessar o Showroom pelo link www.novodafxf.com.br.

Consórcio Nacional DAF

MANUTENÇÃO: A Rede DAF segue em expansão e fechará o ano com 44 pontos de atendimento. Atualmente, são 32 concessionárias, uma Loja TRP e seis Postos de Serviço Autorizados.

Junto com o lançamento do caminhão, o Consórcio Nacional DAF também está apresentado aos clientes uma nova campanha. Serão sorteados dois caminhões DAF, um a cada 100 cotas comercializadas.

O Consórcio Nacional DAF é administrado pela Random Consórcios e é mais uma opção para os clientes adquirirem o novo XF. As cotas são comercializadas na Rede de Concessionárias DAF, ou por meio do Showroom Virtual DAF.

Rede de Concessionárias

A Rede DAF segue em expansão e fechará o ano com 44 pontos de atendimento. Atualmente, são 32 concessionárias, uma Loja TRP e seis Postos de Serviço Autorizados. São 16 Grupos investidores e uma cobertura que ultrapassa 98,5% do território nacional até o final do ano.

“O crescimento da Rede é fundamental para atingirmos nossas metas no Brasil, tanto em vendas, quanto em qualidade de serviço. Temos parceiros fortes, engajados e alinhados com a nossa cultura de atendimento diferenciado e relacionamento muito próximo com os nossos clientes. Este é um grande diferencial da DAF”, ressalta Gambim.

Pós-venda

O crescimento da Rede DAF está também relacionado ao pós-venda da marca, que vem sendo reestruturado nos últimos anos para suportar o aumento de volume da frota DAF, mantendo o padrão de qualidade e atendimento. Com o novo caminhão, as Concessionárias ampliaram o estoque de peças e receberam treinamentos comercial e técnico.

A Rede está oferendo também um novo serviço, o Express! Box Rápido, coordenado pela PACCAR Parts, para troca de óleo e filtros de maneira expressa, utilizando peças genuínas DAF e da linha multimarcas TRP.

CRESCIMENTO NAS VENDAS: Às vésperas de comemorar o seu sétimo ano de operações no Brasil, com resultados recordes, a montadora fechou o acumulado de julho de 2020 com 2.194 mil unidades emplacadas, um crescimento de 29% em comparação a 2019.

Os clientes continuam contando com os contratos de manutenção Multisuporte, com o sistema de agendamento unificado de manutenção DAF Agende Fácil (WhatsApp 42 99103-6412) e com a Oficina Móvel DAF, para serviços onde o cliente estiver, com o mesmo padrão da Concessionária. Em caso de emergências, o serviço DAF Assistance está disponível no 0800 703 3360, com atendimento técnico por telefone ou, em situações extremas, resgate em todo o território nacional.

“Nossa frota já ultrapassou os 10 mil caminhões rodando o Brasil, exigindo que tenhamos um pós-venda mais robusto. As pesquisas realizadas com clientes na Rede apontam altos índices de satisfação, o que mostra que estamos no caminho certo. Conseguimos criar um alicerce importante para o crescimento da marca no país, principalmente agora, com um produto que vai surpreender o mercado”, finaliza Gambim.

Para saber mais sobre a DAF Caminhões Brasil, acesse o site.

http://www.grupoprinter.com.br/conteudo-press/daf/AF_DAF_0009_20E_FichaTecnicas_XFFTT_A4_L10_Semcorte.pdf

http://www.grupoprinter.com.br/conteudo-press/daf/AF_DAF_0009_20E_FichaTecnicas_XFFTS_A4_L10_Semcorte.pdf

http://www.grupoprinter.com.br/conteudo-press/daf/AF_DAF_0009_20E_FichaTecnicas_XFFT_A4_L10_Semcorte.pdf

Fonte: Assessoria de imprensa da DAF Brasil