INDICADO: Adrualdo Catão deve ser confirmado à frente da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran). Foto: Divulgação

Segundo informações obtidas pelo Estradas e confirmadas pela imprensa de Alagoas, o ministro dos Transportes, Renan Filho, teria confirmado que Adrualdo Catão, ex-diretor do Detran de Alagoas, vai assumir a Secretaria Nacional de Trânsito.

Além de Catão, também foi especulado o nome da ex-diretora geral da Polícia Rodoviária Federal, Maria Alice Nascimento Souza. Mas o próprio Catão teria admitido que será nomeado nos próximos dias e Maria Alice será a diretora de Segurança no Trânsito.

Catão, possui graduação em Direito pela Universidade Federal de Alagoas (2001), mestrado em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (2005) e doutorado em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (2009).

Atualmente, Catão é professor-adjunto da Universidade Federal de Alagoas, professor do Centro Universitário CESMAC, professor-titular do Centro Universitário Tiradentes, e exerce o cargo de diretor-presidente do Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran-AL).

O nome é visto com bons olhos no setor de trânsito pelos resultados obtidos em sua atuação no Detran de Alagoas. Segundo fontes ouvidas pelo Estradas é um profissional que realmente abraçou a causa da redução dos acidentes.

Ele vai substituir Frederico Carneiro que nunca entrou em colisão com as práticas do ex-presidente Jair Bolsonaro que contrariavam os princípios da segurança viária. Inclusive passou por situações constrangedoras como quando apareceu de motocicleta, destacando a importância do uso do capacete na Semana Nacional de Trânsito, enquanto o chefe do Executivo participava de ‘motociatas’ sem o equipamento.

Para o coordenador do SOS Estradas, Rodolfo Rizzotto, é importante que a política fique de lado. “A violência no trânsito não escolhe as vítimas por partido político. Espero que, caso confirmado o nome de Catão, o foco seja a preservação da vida e o combate a impunidade no trânsito brasileiro.”