Até o momento já foram confirmadas 50 pessoas mortas no acidente da empresa Costa & Turismo em Santa Catarina. Relatos de familiares indicam que o ônibus partiu de União da Vitória no Paraná na sexta-feira as 23h00 mas ficou retido em Mafra por problemas mecânicos de uma van que seguia junto com outros passageiros. Os quais teriam seguido depois no ônibus, o que explicaria a superlotação.ônibus passou reto na curva

Caso seja confirmado o horário de partida e seja o mesmo motorista que saiu do Paraná, fica a pergunta , onde ele dormiu? Outro ponto é que van não tem autorização de realizar viagem interestadual, portanto, seria uma viagem irregular.

Ainda não há informações se há marcas de frenagem no local do acidente, porque ele passou reto sem fazer a curva fechada que havia no trecho. Nenhuma informação ainda sobre o tacógrafo, autorização de realizar a viagem pela ANTT, certificação do tacógrafo, que é obrigatória para poder usar o veículo, enfim, há muitos questionamentos. Mas a hora de partida do ônibus, caso seja confirmada, dá indícios de que o motorista estaria trabalhando há pelos menos 12 horas, o que contraria a Lei 12.619/12 que estava em vigor há 11 dias e foi revogada pela Presidente da República.

Além disso, normalmente quando há um problema mecânico na maioria das vezes quem resolve é o próprio motorista, o que aumenta o cansaço e risco de acidente.