Construção fará a conexão entre a freeway e a Terceira Perimetral

A conclusão da transferência das redes de água na Rua Edu Chaves e na Avenida Dona Teodora, na Capital, permitirá o avanço das obras do Viaduto Leonel Brizola, segundo a prefeitura. A construção fará a conexão entre a BR-290 (freeway) e a Terceira Perimetral.

Na segunda quinzena deste mês, começa a execução das fundações da elevada, cuja extensão será de 623 metros de comprimento.

O viaduto faz parte do Programa Integrado Entrada da Cidade (Piec), conta com financiamento do Fundo Financeiro para o Desenvolvimento da Bacia do Prata (Fonplata) e terá investimentos de R$ 17 milhões. Os trabalhos são executados pelo consórcio Pelotense-Cidade. A coordenação do projeto é da Secretaria de Gestão e Acompanhamento Estratégico.

Segundo o secretário Clóvis Magalhães, a construção da elevada também impulsionará o Piec e dará visibilidade ao bairro Humaitá. Ele afirma que a duplicação da Dona Teodora será alternativa para liberar o fluxo de veículos na área do 4º Distrito.

Até agora, 60% das vigas pré-moldadas já foram executadas no canteiro de obras, instalado na Rua Edu Chaves. Além da transposição de aproximadamente 1,6 mil metros de rede de água, outros cem metros de tubulação, entre a Edu Chaves e a Dona Teodora, foram removidos por método não-destrutivo – sem gerar interrupção na via pública. As redes de esgoto pluvial e cloacal já foram feitas, e estão em andamento a transferência das redes de iluminação e a colocação dos postes de alta-tensão ligada à rede.