ATENÇÃO: Obra de manutenção da ponte sobre o Rio Piratini, no km 556 da BR-116, em Capão do Leão (RS), terá sinalização por semáforo a partir desta terça-feira(4), segundo cronograma de obras da concessionária responsável pela rodovia. Foto: Divulgação/Ecosul

De acordo com a concessionária responsável pela rodovia, medida servirá para intercalar o tráfego de veículos na ponte sobre o Rio Piratini, no km 556, em Capão do Leão (RS)

A obra de manutenção da ponte sobre o Rio Piratini, no km 556 da BR-116, em Capão do Leão (RS), terá sinalização por semáforo a partir desta terça-feira(4), segundo cronograma de obras da concessionária responsável pela rodovia.

Ainda de acordo com a empresa, o tráfego de veículos ficará intercalado no trecho  entre Pelotas (RS) e Jaguarão (RS), até meados de agosto deste ano.

Segundo a Ecosul, a medida foi implementada para realização da troca das juntas de dilatação, que faz parte do investimento no processo de renovação da estrutura. Além dos semáforos instalados em ambos os sentidos, haverá ampla sinalização luminosa para alertar os motoristas durante a noite.

De acordo com a concessionária, os semáforos instalados de cada lado, no modo automático, fará o controle do fluxo de veículos, além das viaturas de inspeção de tráfego circulando pela região.

Segundo o projeto, o serviço de manutenção da ponte é executado pela Sogel, com supervisão do Setor de Engenharia da Ecosul. A frente de trabalho conta com 20 pessoas e tem a gestão do engenheiro Marcelo Jorge Klein.

Segundo Klein, essa fase do serviço é realizada na parte superior da ponte. “O processo consiste em cortar o pavimento no ponto onde os pilares de sustentação se encontram e logo após fazer a furação para ancorar as ferragens”, detalha. O passo seguinte é a concretagem, com a aplicação da junta – elemento que ajusta a absorver a movimentação da ponte.

O cronograma de execução da obra está na metade do previsto, sendo que os primeiros meses foram destinados ao trabalho na parte de baixo da estrutura. “Aproveitamos o baixo nível de água do rio para fazer os tratamentos dos pilares e a montagem dos andaimes”, explica.

Segundo a concessionária, nesta etapa foram feitas as primeiras substituições dos aparelhos de apoio das travessas. Já foi realizado a metade desse serviço de troca dos aparelhos, falta agora o restante. Para estas trocas é necessário o bloqueio total de pista. As trocas são programadas e nos dias indicados os usuários são avisados sobre os horários de interdição.

As equipes atuam para que a ação ocorra com o menor impacto possível e a inspeção de tráfego sinaliza o trecho para orientação dos usuários. Amanhã(4) estão previstas interdições de pista às 10h e 11h, com duração de 15 minutos cada. Os horários podem variar de acordo com o andamento da atividade.

Os serviços de manutenção de pontes e viadutos integram a rotina da concessionária, traduzindo o cuidado e atenção com as rodovias do Polo Rodoviário Pelotas. A ponte possui um comprimento total de 492 metros e foi construída na década de 60.

O pavimento é de concreto protendido é sua estrutura composta por 15 tabuleiros, cada um com cerca de 32 metros de comprimento – sendo que nos extremos os tabuleiros têm comprimentos um pouco maiores.

A pista da ponte tem duas faixas de rolamento em sentidos opostos, sem acostamentos laterais, e uma largura de cerca de 8 metros. A ponte possui pilares de suporte, que são formados por tubos circulares interligados no topo por vigas horizontais. Com base na estrutura da ponte e nas medidas dos vãos e vigas, a capacidade de carga dessa obra é de 36 toneladas.

Mais informações pelo telefone 0800 724 1066, Twitter @ecosul_ ou no site www.ecosul.com.br.