Foram iniciadas ontem as primeiras intervenções no conjunto de rodovias que ligam Salvador a Camaçari e a mais seis municípios da Região Metropolitana. O contrato para as obras foi firmado na terça-feira.
A Concessionária Bahia Norte é a responsável pela recuperação e duplicação do sistema de rodovias da BA-093, constituído por trechos das rodovias BA-093, BA-512, BA- 535, BA-521, BA-524 e BA-526.
Inicialmente, serão realizadas obras emergenciais, como serviços de recuperação, tapa-buracos, substituição e complementação de placas de sinalização, limpeza do sistema de drenagem e dos acostamentos.
De acordo com o presidente da Concessionária Bahia Norte, Damião Moreno, os serviços emergenciais serão realizados em seis meses, a fim de assegurar condições de tráfego aos usuários.
A partir daí, o consórcio começa obras de duplicação do sistema, iniciando pela BA-093, trecho do entroncamento da BR-324, que liga ao entroncamento de Camaçari; BA-526 (CIA/Aeroporto) e BA-535 (Via Parafuso).
Serão construídas também cinco praças de pedágios. Duas serão localizadas na BA-093, em Mata de São João e Simões Filho; uma na BA-524, também no município de Simões Filho, outra na BA-535 (Via Parafuso) e a última na BA-526.
Além da recuperação e duplicação, estão previstas a manutenção de trechos e a prestação de serviço aos usuários. A restauração e ampliação vão facilitar o maior fluxo de produtos e serviços e reduzir custos logísticos.
O secretário estadual de Infraestrutura, Wilson Brito, explica que um dos principais motivos para a duplicação do sistema é a melhoria das condições para o transporte de cargas e tornar mais seguro e econômico o tráfego entre os grandes pólos.
A concessionária Bahia Norte, formada pelo consórcio Invepar-Odebrecht, venceu o leilão para operação do Sistema de Rodovias BA-093, em maio deste ano. O preço de pedágio definido pelo consórcio é de R$ 2,319.
Segundo o secretário estadual da Fazenda, Carlos Martins, o valor representou deságio de 30,77% do valor inicial do edital, de R$ 3,35. “O processo de licitação foi bastante transparente e serve de modelo para outros processos estaduais”.
O leilão do sistema BA-093 foi realizado na Bolsa de Valores de São Paulo (BM&F Bovespa). Concorreram nove empresas, que participaram da disputa apresentando propostas de preço para o pedágio.