CATARATAS: As obras de duplicação da Rodovias das Cataratas (BR-469), em Foz do Iguaçu (PR), atingiram, em julho, 16,75% de execução, conforme o cronograma de serviços. Foto: Divulgação/DER-PR

De acordo com o Departamento de Estradas de Rodagem, (DER) do Paraná, trabalhos avançam em trecho de 8,7 km da rodovia em Foz do Iguaçu (PR)

As obras de duplicação da Rodovias das Cataratas (BR-469), em Foz do Iguaçu (PR), atingiram, em julho, 16,75% de execução, conforme o cronograma de serviços.

De acordo com o Departamento de Estradas de Rodagem, (DER) do Paraná, responsável pela rodovia, o destaque é o serviço de terraplenagem para preparação da plataforma das novas pistas e vias marginais, que atingiu 37,60%.

Ainda de acordo com o DER, outros serviços feitos durante esta etapa de movimentação de solo são as implantações de dispositivos de drenagem e obras de arte corrente, com 16,31% de conclusão, e a construção dos passa faunas sob a pista, já 44,47% prontos.

Novos viadutos

Para os usuários que trafegam no trecho, um dos aspectos mais chamativos da obra são a implantação dos novos viadutos e da ponte sobre o Rio Tamanduá. Enquanto avançam os serviços na infraestrutura destas interseções em desnível, com estacas e fundações, a ponte já recebeu as vigas longarinas e teve sua laje concretada, sendo estes os elementos que compõem sua superestrutura.

De acordo com o cronograma de obras, foram concluídos 36,40% destes serviços, incluindo a pré-fabricação de vigas e pré-lajes de viadutos da obra, que ficam armazenadas no pátio de vigas até chegar a etapa de lançamento das mesmas sobre as mesoestruturas.

Parque Nacional do Iguaçu

Segundo o Departamento, os trabalhos vão desde o portal de entrada do Parque Nacional do Iguaçu até trevo de acesso à Argentina, passando ainda pelo Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu (PR), em uma extensão de 8,7 quilômetros.

Conforme prevê o contrato, está prevista a duplicação da rodovia com alargamento para os dois lados, sendo duas pistas por sentido, com 3,60 m de largura cada faixa, separadas por barreira de concreto dupla com largura total de 0,61 m, acostamento interno com 0,60 m de largura e acostamentos externos com 2,00 m de largura.

ANDAMENTO: Segundo o DER, já foram concluídos 36,40% destes serviços, incluindo a pré-fabricação de vigas e pré-lajes de viadutos da obra, que ficam armazenadas no pátio de vigas até chegar a etapa de lançamento das mesmas sobre as mesoestruturas. Foto: Divulgação/DER-PR

Já as vias marginais terão uma pista de rolamento com 7,00 m, passeios com 1,60 m e ciclovias bidirecional com 3,00 m ao nível da pista, ou passeios compartilhados com largura média de 3,00 m.

Segundo o DER, a obra inclui viadutos no km 2+260 (em frente ao Condomínio Ritz Cataratas), km 3+970 (acesso ao bairro Remanso) e km 7+640 (próximo ao Movie Cars), e no acesso ao Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu, localizado no km 6+760, além da nova ponte sobre o Rio Tamanduá.

O investimento na Rodovia das Cataratas (BR-469) é de R$ 129 milhões, por meio de uma parceria entre os governos estadual e federal, e a Itaipu Binacional, com a hidrelétrica responsável pelos recursos. Ao DER, coube a administração e execução da obra.

MARGINAIS: Vias marginais terão uma pista de rolamento com 7,00 m, passeios com 1,60 m e ciclovias bidirecional com 3,00 m ao nível da pista, ou passeios compartilhados com largura média de 3,00 m. Foto: Divulgação/DER-PR

Sinalização

Devido à natureza dos serviços desta obra, com atividades ocupando os todos os espaços laterais da pista existente, o trecho conta com sinalização horizontal e sinalização provisória (cones, balizadores, cerquite e cavaletes), sem possibilidade de manter a sinalização vertical prévia. A sinalização atual atende as exigências previstas em legislação e normativas.

Os condutores que trafegam pelo trecho devem redobrar a atenção, seguindo as orientações da sinalização provisória, com o objetivo de garantir a segurança de todos.

Com informações da Ascom do DER-PR