DUPLICAÇÃO: O tão esperado início da duplicação da RSC-287, no Rio Grande do Sul, está próximo de se tornar realidade, segundo o diretor-geral da concessionária Rota de Santa Maria, Renato Bortoletti. Foto: Divulgação/Rota de Santa Maria

De acordo com o diretor-geral da Rota de Santa Maria, Renato Bortoletti, além dessa obra, haverá outros investimentos na rodovia gaúcha, em 2023

O tão esperado início da duplicação da RSC-287, uma antiga reivindicação da região Central do Rio Grande do Sul, está próximo de se tornar realidade, de acordo com o diretor-geral da concessionária Rota de Santa Maria, Renato Bortoletti.

Segundo ele, a expectativa é que a obra – que ainda aguarda o licenciamento ambiental em tramitação na Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) – tenha início até o mês de junho.

Durante encontro com a imprensa, na manhã desta terça-feira (14), junto ao Posto Chama, em Venâncio Aires (RS), Bortoletti detalhou os trabalhos já realizados na rodovia e o cronograma de investimentos para 2023.

O diretor confirmou que a duplicação vai começar entre os km 28 e 30, em Tabaí (RS) e entre os km 102 e 105, em Santa Cruz do Sul (RS), contemplando quatro quilômetros de trechos urbanos.

Já no trecho rural, 30 quilômetros entre Venâncio Aires (RS) e Santa Cruz do Sul (RS), as obras devem começar a partir de setembro. “Vamos sair com duas frentes para a duplicação da rodovia, como uma estratégia de antecipação dos trabalhos. Essa primeira fase deve ser entregue até o final de 2024”, garantiu.

Bortoletti também apresentou os números sobre o tráfego de veículos nas praças de pedágio, explicou sobre os trabalhos que serão feitos na rodovia em 2023, e fez o balanço das obras no primeiro ano de concessão.

Movimento nos pedágios

O crescimento do tráfego de veículos na RSC-287 foi um dos pontos abordados durante o encontro com a imprensa, com a apresentação dos números do fluxo de veículos nas cinco praças de pedágio sob concessão da Rota de Santa Maria.

Segundo Bortoletti, o volume de veículos ficou distribuído da seguinte forma:

  • P1, em Taquari (RS), média de 7,1 mil veículos por dia.
  • P2, em Venâncio Aires (RS), média de 12 mil veículos/dia (maior tráfego do trecho)
  • P3, em Candelária (RS), média de 8,3 mil/dia
  • P4, em Paraíso do Sul (RS), média de 5,9 mil/dia
  • P5, em Santa Maria (RS), média, 9 mil/dia

Obras nos pedágios

As obras das praças de pedágio de Candelária e Venâncio Aires, que foram iniciadas em 2022, devem ficar prontas até a primeira quinzena de março. Em Candelária, a pista automática no sentido Tabaí – Santa Maria deve ficar fechada pelos próximos 45 dias, devido à etapa final da reforma. As outras pistas continuam operando de forma mista, sendo obrigatória a parada do motorista para o registro da placa.

Investimentos em tecnologia

Os investimentos em tecnologia, que serão feitos ao longo dos 204 quilômetros entre Tabaí e Santa Maria, também foram apresentados nesta terça-feira. De acordo com o diretor-geral, a concessionária vai instalar 14 radares, 18 faixas monitoradas e quatro redutores de velocidade, todos equipamentos do Sistema de Tráfego Inteligente (ITS).

Além disso, haverá um circuito fechado com 260 câmeras de monitoramento 24 horas. “Com as imagens, será possível identificar veículos parados na rodovia, auxiliar no controle de velocidade, fazer visualização noturna e monitorar o comportamento no trânsito”, disse.

Outra novidade, adiantou Bortoletti, são os painéis fixos de mensagens em pontos da rodovia em Tabaí, Venâncio Aires, Santa Cruz do Sul, Candelária e Santa Maria, que permitirão transmitir informações aos usuários sobre situações na pista, como acidentes (sinistros) ou congestionamentos.

Ao longo da rodovia, também serão instalados 21 pontos do sistema de analisador de tráfego, que identifica os veículos e capta informações relevantes. A rodovia também contará com estações meteorológicas para informar os motoristas sobre o tempo. “Tudo isso será possível com um grande investimento em fibra óptica na extensão da RSC-287 que será feito pela concessionária”, frisou o diretor.

DUPLICAÇÃO:Vamos sair com duas frentes para a duplicação da rodovia, como uma estratégia de antecipação dos trabalhos. Essa primeira fase deve ser entregue até o final de 2024”, garantiu Bortoletti. Foto: Divulgação/Rota de Santa Maria

Balanças

Além dos trabalhos de recuperação permanente, em toda a extensão da rodovia, a concessionária também já trabalha na preparação da duplicação, com obras de drenagem.

Ainda no primeiro semestre de 2023, será iniciada a construção de terceiras faixas em Santa Maria e as melhorias em 11 acessos neste mesmo trecho.

Já o processo de implantação de balanças de pesagem de carga deve ser concluído em 2024, sendo a primeira em Taquari. Mais informações sobre as ações da concessionária pelo site: www.rotadesantamaria.com.br ou em caso de emergência pelo telefone 0800 1000 287.