OBRAS: O tráfego no norte da BR-163, região conhecida como Posto Gil, em Diamantino (MT), ficará alterado para serviços de recuperação do pavimento, que preveem a melhoria em pontos estratégicos da rodovia. Foto: Divulgação/Rota do Oeste/Ilustrativa

De acordo com a concessionária Rota do Oeste, trecho sob concessão tem 14 equipes de manutenção em campo; fluxo de veículos será feito no sistema ‘Pare-e-Siga’ por 45 dias

O tráfego no norte da BR-163, região conhecida como Posto Gil, em Diamantino (MT), ficará alterado para serviços de recuperação do pavimento, que preveem a melhoria em pontos estratégicos da rodovia.

Segundo a concessionária Rota do Oeste, responsável pela rodovia, o fluxo de veículos será feito no sistema ‘Pare-e-Siga’ por um período de 45 dias, tempo necessário para conclusão da atividade de manutenção.

Ainda de acordo com a empresa, o cronograma de atuação pode ser acompanhado diariamente por meio do site da Rota do Oeste, na aba Alertas (Rota Informa | Rota do Oeste). Assim, os usuários conseguem verificar os pontos com obras e programar a viagem. Atualmente, a concessionária conta com 14 frentes de obras no trecho sob concessão.

O reforço nas atividades faz parte do compromisso da concessionária em restabelecer o pavimento da BR-163/364 que ficou bastante prejudicado durante o período chuvoso, que foi mais prolongado este ano e resultou em maior deformidade da pista.

No segmento do Posto Gil, em Diamantino, a empresa responsável pelas obras realiza a fresagem do pavimento (remoção da capa asfáltica) e faz a recomposição com Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ). Na sequência, recompõe a sinalização horizontal. A recuperação funcional garante uma ampliação da vida útil da rodovia e maior conforto aos usuários da BR-163.

Para ampliar a segurança nos trechos em obras, a Rota do Oeste recomenda aos motoristas que respeitem a sinalização e as orientações repassadas pelas equipes que trabalham nos pontos com intervenções. É fundamental que os condutores evitem tentativas de ultrapassagens e invasão das pistas contrárias, visto que nos locais em obras há vários maquinários pesados necessários para o desenvolvimento das atividades.

O sistema ‘Pare-e-Siga’ funciona com o fluxo de veículos de forma alternada, a cada 15 minutos, nos sentidos sul e norte, com bloqueio de uma das faixas. A medida é indispensável em rodovias que funcionam em mão dupla.

Devolução e investimento

A concessionária Rota do Oeste protocolou junto ao Governo Federal o pedido de devolução amigável do contrato de concessão da BR-163 em dezembro de 2019. A solução para a rodovia segue um processo que pode levar até 2 anos, período em que o Poder Público realização um novo leilão para escolha de outra empresa interessada em administrar a BR-163.

Até lá, a Rota do Oeste segue prestando todos os atendimentos operacionais e garantindo a trafegabilidade na rodovia. Para isso, a empresa prevê o investimento de pelo menos R$ 150 milhões no trecho sob concessão em 2022, a maior parte ainda no primeiro semestre.