Obras na MG-329 devem ficar prontas até fim de abril deste ano
RIO DOCE: A professora Silvane Mussi, de 57 anos, disse que foi a primeira vez que observou uma mudança significativa na rodovia MG-329. Foto: Divulgação/DER-MG

Serviços estão sendo realizados pelo DER-MG e vão garantir mais segurança aos usuários

Até abril deste ano, os cerca de 130 mil usuários que utilizam a rodovia MG-329, na região do Rio Doce, em Minas Gerais, vão ter mais segurança e conforto em seus deslocamentos.

Isso porque as obras de melhorias na estrada estão sendo finalizadas pelo Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG), responsável pela rodovia.

Na semana passada o governador Romeu Zema vistoriou a região do Rio Doce e pôde constatar a evolução das obras da MG-329, no trecho de 25,1 quilômetros, entre Caratinga e Bom Jesus do Galho.

As melhorias, que eram aguardadas há mais de dez anos pelos mineiros, vão permitir deslocamento mais seguro e confortável para mais de 130 mil pessoas que vivem na região.

Revitalização

Segundo o DER, a rodovia, que já está com o pavimento de todo o segmento revitalizado, agora precisa apenas da finalização dos serviços complementares de drenagem e de instalação das placas de sinalização.

Com isso, todas as melhorias estarão prontas para utilização pelos moradores do Vale do Rio Doce e por aqueles que trafegam por esta estrada estadual.

Fico muito satisfeito de estar aqui na região e ver os avanços da recuperação da MG-329, que há mais de dez anos não recebia nenhuma melhoria. Tenho certeza de que o Governo de Minas tem uma presença marcante no interior do estado e estamos fortalecendo esse trabalho em parceria com os prefeitos, porque o Governo do Estado não tem braços suficientes para executar todas essas melhorias. Por isso estamos avançando na área da saúde, da educação e, principalmente, fazendo um trabalho a quatro mãos com os prefeitos”, afirmou o governador de Minas Gerais.

Obras na MG-329 devem ficar prontas até fim de abril deste ano
VISITA: Governador Zema (à dir.) visitou recentemente o trecho em obras na MG-329. Foto: Divulgação/DER-MG

Moradora

A professora Silvane Mussi, de 57 anos, disse que esta foi a primeira vez que observou uma mudança significativa na estrada. Atual secretária municipal de Educação de Bom Jesus do Galho, ela mora na beira da rodovia, na entrada da cidade. “Havia trabalho de recapeamento, tapa buraco, mas não segurava muito. Então, aconteciam muitos acidentes com gente da nossa cidade. Nunca houve um cuidado como o de agora, uma revitalização tão bem feita”, disse.

Segundo Mussi, a segurança do tráfego traz um alívio. “Minha filha pega esse trecho todo dia, às vezes volta à noite, e antes eu ficava preocupada com os buracos na via, o mato tampando a visão dos motoristas. Então, agora, isso me traz segurança, graças a Deus”, frisou.

Logo ao lado, o dono de uma mecânica também ficou satisfeito com o que promete acabar com inúmeros reparos imprevistos de veículos que passam pela região, como ocorreu com um ônibus viajando de Pernambuco a São Paulo, no ano passado. “Chegou aqui umas 9 da noite. Foi a noite inteira pra transportar pra cá e resolver, cheio de passageiros aqui. Estragos em suspensão, pneu e roda amassada é o que mais tinha aqui. Resolveu o problema. Antes, eram 40 ou 50 minutos pra chegar até Caratinga; agora dá uns 15, 20”, disse Edson Ferreira Viana, de 53 anos, que trabalha no local há cerca de 30 anos.

Contrato de serviços

De acordo com o DER, o contrato para execução da recuperação funcional da MG-329 contempla os mesmos serviços para outro segmento da região, a LMG-823, entre Inhapim e São Sebastião do Anta. Os serviços neste trecho também estão avançados e tem a conclusão prevista para abril de 2024.

Além de viabilizar mais segurança no percurso rodoviário, as melhorias nas duas rodovias também vão favorecer a economia dos municípios, uma vez que os dois trechos representam importante corredor de escoamento da safra de café da região.

Provias

As rodovias que, juntas, somam cerca de 46 quilômetros de extensão, receberam o investimento de mais de R$ 19 milhões, por meio do Provias, o maior pacote de obras rodoviárias da última década em Minas Gerais.