Começam nesta quarta-feira (6) as obras da ponte que está interditada sobre o Rio São João, entre os municípios de Cabo Frio e Casimiro de Abreu. Parte da estrutura metálica que vai ser usada para segurar o vão central da ponte chegou na tarde de terça-feira (5). Segundo o Departamento de Estradas e Rodagem (DER-RJ), a passagem de pedestres será liberada em dez dias. Já os veículos leves só poderão passar em um mês e, ônibus e caminhões, em cinco meses.
O desvio
Com o trânsito interditado na Rodovia Amaral Peixoto (RJ-106), a distância entre os dois distritos passou de 200 metros para 150 quilômetros, já que o desvio tem de ser feito pela BR-101, no trecho Rio-Vitória.
O trabalho de recuperação da ponte que liga o distrito de Tamoios, em Cabo Frio, a Barra de São João, em Casimiro de Abreu, está sendo realizado por 20 homens, que fazem o escoramento do ponto crítico da ponte para descartar o risco de desabamento. Para o engenheiro Rubens Venâncio Manhães, do DER-RJ, a queda de uma outra ponte, há um ano, no município de Silva Jardim, pode ter provocado a sobrecarga responsável pelas rachaduras que interditaram a ponte sobre o Rio São João.
Desvio pode chegar a 150 km
A ponte é muito utilizada pelos moradores de dois outros municípios, Rio das Ostras e Macaé, que estão tendo de fazer desvio de até 150 quilômetros para ir de um ponto ao outro. O deslocamento está sendo feito através de balsas e barcas, e, de acordo com o DER-RJ, o tráfego de veículos têm como suporte a BR-101, a RJ-124 (Via Lagos), a RJ-140 (Rodovia de Integração entre a BR-101 e Via Lagos) e a RJ-162 (Rio das Ostras/ Trajano de Moraes).
A travessia de barcos é muito lenta. As três embarcações levam, no máximo, 420 pessoas por hora, mas a procura é muito maior, o que está provocando queixas dos moradores de quatro municípios da região – Campos, Casimiro de Abreu, Rio das Ostras e Macaé.
Com 200 metros de extensão, a ponte apresentou, na última sexta-feira (1), problemas estruturais em um vão após as fortes chuvas da semana passada. A ponte foi vistoriada na sexta-feira e sábado (2) pelos técnicos do DER-RJ. Em uma primeira providência, o órgão interditou a ponte para veículos e pedestres.
Estado de emergência
Ainda no norte fluminense, o Departamento Nacional de Infraestutura de Transportes (DNIT), decretou nesta terça-feira (5) estado de emergência no km 20 da BR-101, em Campos. As obras de recuperação em parte da pista danificada pelas chuvas devem começar na próxima semana. No local, o tráfego da BR-101 está em meia pista.