SAIU DO PAPEL: O Governo federal liberou a contratação da obra para construir a ponte entre Xambioá (TO) e São Geraldo do Araguaia (PA). O projeto é de uma obra de arte com 1,7 km de extensão. Foto/Ilustração: Divulgação

O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, assinou, na semana passada, a ordem de serviço para início das obras de construção da ponte sobre o Rio Araguaia na BR-153, ligando o Tocantins (Xambioá) ao Pará (São Geraldo do Araguaia).

De acordo com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), as obras estavam paradas por conta de uma disputa judicial, mas o órgão conseguiu decisão favorável para iniciar as obras. Ao todo, serão R$ 132 milhões de investimentos do Governo Federal.

Ainda de acordo com o Dnit, os serviços na ponte de 1,7 quilômetro são fundamentais para a integração nacional, impactando em melhores condições para escoamento de cargas, redução de fretes e do tempo de viagem para os transportadores. A BR-153 é um dos principais eixos de ligação Norte-Sul do país, e atualmente, a travessia é feita de balsa, encarecendo os fretes e aumentando o tempo de viagem.

A ordem de serviço já havia sido assinada pelo ex-presidente Michel Temer em 2017, mas uma das empresas que disputava a licitação conseguiu liminar no Supremo Tribunal Federal embargando as obras, que não chegaram a começar. A expectativa é de que as obras na ponte sejam concluídas em até três anos.

BALSA: A travessia entre os dois estado é feita atualmente por balsas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Você digitou um endereço de e-mail incorreto!
Por favor, digite seu nome aqui