MELHORIAS: Serviços de melhorias nas rodovias devem ser concluídos em agosto de 2023, no entanto, O DER-MG estima que este prazo seja antecipado, devido ao ritmo das obras. Foto: Divulgação/DER-MG

De acordo com o Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem do Estado de Minas Gerais (DER-MG), trabalhos têm previsão de conclusão para agosto de 2023

As obras de pavimentação das rodovias LMG-760 e MG-320 entraram na reta final. De um total de 57 quilômetros que serão executados, cerca de 49 quilômetros já foram concluídos pelo Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem do Estado de Minas Gerais (DER-MG), o que representa 86% de avanço físico no cronograma. O investimento é da ordem de R$ 179 milhões.

A previsão contratual para conclusão do trecho é agosto de 2023, no entanto, O DER estima que este prazo seja antecipado, devido ao ritmo das obras.

Também estão em andamento os serviços de drenagem, terraplenagem e a construção de pontes ao longo do trajeto, que vai da BR-262 ao entroncamento de São José do Goiabal e segue até o distrito de Cava Grande, em Marliéria, no Vale do Rio Doce.

As sinalizações horizontal e vertical estão sendo feitas por etapas, à medida que os trabalhos de pavimentação são concluídos.

Este é mais um segmento beneficiado pelo Provias, o maior pacote de obras rodoviárias da última década do Governo de Minas.

Quando concluídas, as rodovias vão favorecer as atividades econômicas da região, interligando cidades do Vale do Aço e da Zona da Mata Mineira, além de oferecer um acesso mais rápido ao Parque Estadual do Rio Doce.

Provias

Provias, lançado em abril deste ano pelo Governo de Minas, tem como objetivo reverter a situação precária em que se encontram muitas rodovias mineiras devido ao baixo investimento realizado por gestões anteriores na manutenção das estradas.

O programa conta com R$ 2 bilhões em investimentos, que serão aplicados em 100 intervenções em rodovias de todas as regiões do estado.

Dos recursos destinados ao Provias, R$ 1,4 bilhão é originado do Acordo Judicial assinado com o objetivo de reparar danos decorrentes do rompimento das barragens da Vale S.A, que tirou 272 vidas e gerou uma série de impactos sociais, ambientais e econômicos na bacia do Rio Paraopeba e em todo o estado de Minas Gerais.

MAIS SEGURANÇA: As sinalizações horizontal e vertical estão sendo feitas por etapas, à medida que os trabalhos de pavimentação são concluídos. Foto: Divulgação/DER-MG

Além disso, cerca de R$ 120 milhões têm origem no Termo de Transação e de Ajustamento de Conduta (TTAC) firmado entre o Governo de Minas e a Fundação Renova. O restante é fruto convênios e emendas parlamentares estaduais e federais, parcerias com empresas e convênios com prefeituras.

Fonte: Ascom do DER-MG