LIBERADA: Fotos: Divulgação

De acordo com o Dnit, vias marginais, alças de acesso e rotatória sob o viaduto foram liberadas ao tráfego

O tráfego no Complexo Viário do Gancho de Igapó, na BR-101/406/RN, no trecho que inclui as vias marginais, as alças de acesso e a rotatória sob o viaduto foi liberado na quinta-feira (8), e permitem agora a realização de todas as conversões, sem a necessidade de semáforo.

De acordo com Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), a obra é uma antiga reivindicação da população residente na Zona Norte de Natal e de municípios vizinhos, como São Gonçalo do Amarante, Ceará-Mirim e Estremoz. O empreendimento constitui um importante entroncamento rodoviário da BR-101/406, que cruzava com a RN-160, além de diversos acessos aos bairros em uma região densamente povoada.

Tráfego intenso

Com um fluxo de aproximadamente 70 mil veículos por dia, a BR-101/406/Norte pode ser subdividida em dois segmentos distintos: o primeiro, crítico e urbano, é justamente onde está localizado o Complexo do Gancho de Igapó. Ele se inicia no entroncamento com a BR-406/RN e termina na ponte Presidente Costa e Silva (Ponte do Igapó).

O segundo segmento possui a função de ligar as cidades litorâneas ao Norte com a cidade de Natal, atravessando o Distrito Industrial e ganhando importância turística a partir do entroncamento com a RN-160 (estrada de Genipabu).

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Outra finalidade importante da via é possibilitar a ligação da Região Metropolitana de Natal com o Aeroporto Internacional de São Gonçalo do Amarante. No momento, esse é um dos dois trechos, por rodovias federais, que possibilitam o acesso ao local. Isso reduz, significativamente, o tempo de deslocamento de motoristas, de passageiros, de cargas, de serviços e de turistas, fundamentais para o desenvolvimento do Rio Grande do Norte.

Investimento

Segundo o Dnit, até o momento, já foram investidos cerca de R$ 30 milhões na obra, incluindo os contratos de execução, de supervisão ambiental e as desapropriações. Na próxima etapa, serão instaladas sete passarelas no trecho urbano da rodovia (Avenida Tomaz Landim ), o que oferecerá maior segurança aos pedestres e reduzirá o tempo de deslocamento dos veículos, em especial do transporte urbano.

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