Audiência debateu a rodoviaPelo menos quatro novas obras com a intenção de desafogar o tráfego da BR-116 podem tomar forma ainda este ano.

O investimento prometido pelo governo federal na rodovia é de R$ 131 milhões em 2007. Mas a construção da mais esperada solução, a estrada alternativa chamada Rodovia do Parque, deverá estar concluída, na melhor das hipóteses, só em 2010.

Em audiência pública realizada ontem em Esteio, o diretor de Infra-estrutura Rodoviária do Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (Dnit), Hideraldo Caron, garantiu que há verba para a construção dos viadutos e alargamento de ponte previstos para começar até dezembro. O Orçamento de 2008 já contempla os recursos necessários para o seguimento dos projetos. Quatro obras custarão R$ 131 milhões e, a mais cara delas, um complexo de viadutos para integrar BR-116 à BR-386, orçada em R$ 50 milhões, deve ficar pronta em dois anos. Além do complexo, 2007 deve terminar com pelo menos o início da construção de um viaduto de acesso à Sapucaia, um de acesso à avenida Rincão, em Novo Hamburgo, e com o alargamento da Ponte do Rio Gravataí, que passará de 13 para 23 metros.

Mas a solução mais comemorada pelos usuários da rodovia deverá ser a construção da BR-448, a Rodovia do Parque, com 22 quilômetros de estrada duplicada, começando no entroncamento da BR-116 com a RS-118. Antes prevista para outubro, a licitação foi adiada para abril de 2008, e o início das obras, para setembro.