DESCASO: Falta de fiscalização da Artesp e da ANTT mostra o descaso com os usuários do transporte rodoviário de passageiros no âmbito nacional e no estado de São Paulo. Foto: Marco Lúcio/TV 5A

Nos dois casos, um na SP-310 e outro na BR-163 há indícios de excesso de jornada de trabalho e/ou velocidade. Conforme o Estradas revelou em matéria recente, a qualidade do transporte rodoviário de passageiros está comprometida pela má atuação da ANTT e Artesp

Apesar de a mídia nacional ter noticiado como “acidentes”, as ocorrências envolvendo os ônibus da empresa Cruz, na Rodovia Washington Luís (SP-310), e da Viação Andorinha, na BR-163, em Mato Grosso do Sul, não podem ser considerados como tais, uma vez que há indício de fadiga dos motoristas, entre outras irregularidades, conforme o Estradas vem alertando as autoridades responsáveis pelas fiscalizações das empresas de transporte rodoviário, no caso em questão, a Artesp e ANTT.

No dia 5 de junho, o Estradas publicou matéria exclusiva na qual cita diversas ocorrências que tiveram origem por falta de fiscalização, responsabilidade e omissão, tanto das empresas de ônibus quanto das agências reguladoras (ANTT e Artesp).

Nessa terça-feira (13), a reportagem solicitou à Artesp e à ANTT posições oficiais sobre os dois casos envolvendo as empresas Cruz e Andorinha. Além disso, o Estradas também manteve contato com as empresas Cruz e Andorinha para obter uma resposta oficial.

Até a publicação desta matéria, apenas a Viação Andorinha e a ANTT responderam aos questionamentos; Artesp e empresa Cruz ficaram ‘caladas’.

“Segundo a Andorinha, por meio de sua assessoria de imprensa, o ônibus saiu de Cuiabá MT), às 18h, com 28 passageiros, e seguia para Campo Grande (MS), quando por volta das 3h20 ocorreu o tombamento.

Ainda de acordo com a empresa, o ônibus tinha dois motoristas, devidamente habilitados e com a documentação em ordem. Dos 28 passageiros, dez foram liberados e seguiram viagem em outro veículo para Campo Grande (MS). Outros 17 passageiros e o motorista foram levados para o hospital de São Gabriel do Oeste (MS) para atendimento.

Segundo a Andorinha, a passageira que faleceu estava na poltrona de n° 4. Dos 18 passageiros socorridos, seis estão em estado grave, incluindo o motorista que conduzia o ônibus no momento do sinistro; 1 em estado crítico (entubado), e 11 atendimento amarelo, o que não é considerado grave.

Andorinha ainda acrescentou que está fornecendo todo o apoio necessário às vítimas e a seus familiares, além de estar colaborando com a polícia para as investigações.”

Nota do Estradas.com.br: O fato de ter dois motoristas a bordo significa que ambos já estavam pelo menos há 10h30 à disposição da empresa, considerando o tempo de fazer a vistoria e retirar o veículo da garagem, embarque dos passageiros e início da viagem. Portanto, jornada de trabalho. Ainda que a lei permita dois motoristas a bordo, isto não significa que estar no veículo à disposição da empresa, mesmo que sentado sem dirigir, seja descanso. Mas pelo menos a Andorinha respondeu, coisa que a Empresa Cruz não fez.

SOB INVESTIGAÇÃO: Sinistro com ônibus da Viação Andorinha na BR-163, em São Gabriel do Oeste (MS), na segunda-feira (12), com 1 morte e 18 feridos está sendo investigado pela Polícia Civil do MS. Foto: Reprodução/Redes Sociais

ANTT se manifesta

Questionada sobre a situação da empresa e do veículo envolvido no sinistro da BR-163, em MS, bem como sobre as providências tomadas, a Agência Nacional de Transporte Terrestres (ANTT) respondeu, por meio de sua assessoria de imprensa, da seguinte forma:

O veículo da Empresa de Transportes Andorinha SA. é habilitado para o transporte interestadual de passageiros, na modalidade regular. O ônibus estava com cronotacógrafo e seguro regulares. O motorista é habilitado para o serviço, tem curso específico de transporte de passageiros e está com exame toxicológico em dia. O veículo saiu às 18h do dia anterior ao acidente de Cuiabá (MT) com destino a Campo Grande (MS) com 26 passageiros e mais dois motoristas. A Agência acompanhará e fornecerá todas as informações necessárias as autoridades de segurança pública, no sentido de apoiar investigações.

Alertas

Desde o ano passado, o SOS Estradas identificou que os órgãos responsáveis pela fiscalização do transporte rodoviário de passageiros estão cada vez menos eficientes e tolerantes com situações que colocam vidas em risco. Ainda que o marketing das agências reguladoras tente apresentar dados diferentes.

Veja a matéria ANTT e ARTESP toleram viagens que colocam em risco a segurança dos passageiros . Postada 1 semana antes desses dois casos. Infelizmente, são mais casos com vítimas que comprovam sobre os riscos que temos alertado.

Em 30 de dezembro do ano passado, o Estradas alertou que empresas, principalmente de determinado grupo de transporte, voltaram a operar viagens sem parada, colocando em risco a segurança de motoristas, passageiros e demais usuários das rodovias.

Na matéria Empresas de ônibus voltam a operar viagens que colocam vidas em risco para lucrarem mais denunciávamos as irregularidades que são públicas e divulgadas no site das empresas. Depoimentos de especialistas em segurança viária e da área médica mostraram o absurdo da situação.