Após comprar a Via Norte, empresa pretende operar estrada que liga SP a MG. O grupo OHL vai participar da concorrência para explorar a concessão da rodovia Fernão Dias, que liga SP a Minas. A empresa, de origem espanhola, adquiriu em maio deste ano, por R$ 200 milhões, a Vianorte, trecho de 236 km de extensão localizado no norte paulista – a operadora espera para este mês a homologação do negócio pelo (BNDES).
A empresa já antecipou o pagamento de 4,86% até a liberação do BNDES que tem capital envolvido na concessão. Com a nova aquisição, a OHL passará a administrar quatro concessões de rodovias no estado de São Paulo. Intervias (317 quilômetros de extensão), Autovias (316 quilômetros), Centrovias (219 quilômetros) e Vianorte. Elas têm a características de estarem interligadas, formando malha que vai do centro à região norte de São Paulo. “Facilita a sinergia e diminui custos”, afirmou Francisco Costa, diretor Administrativo Financeiro e de Relações com o Investidores, em reunião na Associação dos Analistas e Profissionais de Investimentos do Mercado de Capitais (Apimec).
Para adquirir a nova concessão, a OHL fez a primeira emissão de notas promissórias da SPR para captar R$ 200 milhões. Deste total, R$ 135 milhões serão mantidos em caixa para eventuais novos investimentos e oportunidades. “Somos uma empresa de atitude passiva, mas sempre analisamos eventuais aquisições, como quando fomos procurados pelo pessoal da Vianorte”, afirmou o diretor da OHL.
Costa apresentou ontem também os resultados obtidos pela companhia no terceiro trimestre deste ano. Nas três concessões já sob total controle da OHL, o tráfego evoluiu 2,8% no terceiro trimestre em relação a igual período de 2005. A receita líquida de serviços cresceu 7,7%, comparando ao terceiro trimestre de 2006 ao segundo trimestre deste ano. Segundo Costa, o lucro líquido cresceu 52,3% comparando setembro deste ano com o setembro de 2005. A OHL obteve valorização de 60,56% de suas ações,
desde o lançamento na Bolsa de Valores de São Paul, desde 1998 , até novembro de 2006. No mesmo período o Ibovespa, segundo Costa, teve valorização de 56,39%. Para uma maior expansão no Brasil, a OHL aposta firme nas concessões estaduais e federais que estão em andamento. A empresa está interessada nas licitações das rodovias Fernão Dias, que liga São Paulo a Belo Horizonte, e na Parceria Público Privada para modernização do trecho da BR 116, entre a divisa de Minas Gerais e centro da Bahia.

Disputa ainda a concessão da MG-050 e está de olho em eventuais privatizações de parte do porto de São Sebastião e da rodovia Carvalho Pinto, também em São Paulo. “Somos o segundo grupo de concessões de rodovias no Brasil”, afirmou o diretor da empresa.