COLISÃO: Novamente, acidente na BR-262 no Espírito Santo, com ônibus da Gontijo e carreta Volvo, na manhã desta quinta (24), com dois feridos. Foto: Reprodução/Redes Sociais

Estradas apurou que carreta Volvo FH tem 5 multas, sendo uma por excesso de jornada, e ônibus tem 3 multas por excesso de velocidade

Novamente, outro acidente (sinistro) que deveria ter sido evitado. Desta vez, felizmente, não foi registrado nenhuma morte, somente dois feridos. A ocorrência foi na manhã desta quinta-feira (24), na BR-262, em Domingos Martins, região de serra no Espírito Santo, envolvendo um ônibus da Viação Gontijo, prefixo 18375, e uma carreta Volvo FH, da empresa PRV Transportes.

O Estradas apurou que ambos os veículos têm multas por irregularidades graves, como excesso de velocidade e excesso de jornada de trabalho. No caso do coletivo da Gontijo, o agravante é que o Scania, ano 2011, placas Marcopolo Paradiso, prefixo 18375, tem três multas por excesso de velocidade em até 20%, sendo duas aplicadas pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e uma pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER) de São Paulo.

Já a carreta Volvo FH 540, placas GGT-2I96, transportando duas máquinas, conforme apuração da reportagem, possui cinco autuações, sendo uma por excesso de jornada de trabalho, em julho de 2021, e as demais por transitar em desacordo com autorização expedida e especificações do Contran, entre outras, em julho de 2021 e setembro de 2022.

Só neste ano, o Estradas publicou ao menos duas reportagens nas quais tinham ocorrências com seis mortes envolvendo veículos da Viação Gontijo; numa delas, na própria BR-262, no Espírito Santo.

EXCESSO DE VELOCIDADE E DE TRABALHO: Ônibus da Gontijo acumula 3 multas por excesso de velocidade, enquanto carreta Volvo tem 5 multas, sendo uma por excesso de jornada do condutor. Foto: Reprodução/Redes Sociais

A reportagem procurou a Viação Gontijo para se manifestar, mas até a publicação desta matéria não obteve resposta. O Estradas procurou também a PRV Transportes para esclarecimentos, mas também não foi atendida, até o momento da publicação.

Da mesma forma, a reportagem manteve contato com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), do Espírito Santo, para saber detalhes da ocorrência. Até a publicação desta matéria, a PRF não respondeu às seguintes questões:

– Qual o local e horário da ocorrência?
– Quantos feridos foram registrados?
– Os cronotacógrafos dos veículos foram verificados? Estão em dia?
– Os condutores foram submetidos ao teste de etilômetro (bafômetro)?
– Os condutores estão com a documentação em ordem (CNH e exame toxicológico)?
– Os condutores estavam respeitando a lei do descanso?
– Os ocupantes dos veículos faziam uso do cinto de segurança?
– Qual a linha (trajeto) do ônibus?

De acordo com o Corpo de Bombeiros Militar, uma equipe de resgate foi encaminhada e, no local, constatou que se tratava de uma colisão. Uma vítima foi socorrida pela equipe para o Hospital Dr. Arthur Gerhardt (HMAG), em Domingos Martins (ES). As demais vítimas foram atendidas pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). A Polícia Civil irá investigar as causas do sinistro.

MORTES: Em maio deste ano, 5 pessoas morreram e 15 ficaram feridas numa colisão entre um ônibus da Gontijo e um Ford Fiesta, na BR-262, em Ibatiba (ES). O coletivo transportava 46 passageiros, segundo a PRF. Foto: Divulgação/PRF-ES

1 COMENTÁRIO

  1. preocupaçao infantil o site em vez de informar corretamente,de nada interessa se o bem material tem multas ou inrregularidades,os que estavam no acidente foram os causadores de tais inrregularidades?

Comentários encerrados