CLANDESTINO: Em menos de 60 horas, dois acidentes de trânsito na SP-340 mostraram como é a realidade do setor de transporte rodoviário de passageiros no País. Nas duas ocorrências, os ônibus não poderiam circular, pois estavam irregulares. Foto: Reprodução/Redes Sociais

Estradas apurou, com exclusividade, que veículo está com cadastro inativo na Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), portanto está irregular, e não poderia realizar a viagem. Artesp informou que o veículo já foi suspenso pela Agência

Mais um ônibus clandestino se envolveu em acidente (sinistro), conforme apuração feita, com exclusividade, pela reportagem do portal Estradas, na manhã deste domingo (17), após contatar a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

Segundo a ANTT, por meio de sua assessoria de imprensa, o veículo está inativo no cadastro da Agência, portanto, está irregular, e não poderia realizar a viagem.

Da mesma forma, a reportagem manteve contato a Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) para obter mais detalhes; Veja a posição oficial da Artesp:

A ARTESP – Agência de Transporte do Estado de São Paulo informa que, por volta de 2h50 deste domingo (17), um ônibus que vinha de Diadema/SP com destino a Capitólio/MG perdeu o controle enquanto trafegava pela Rodovia Governador Adhemar Pereira de Barros (SP-340), administrada pela concessionária Renovias, em Campinas.

O veículo invadiu o canteiro central, atingiu uma placa de sinalização e caiu no vão de um viaduto. O acidente ocorreu no Km 121+800, com duas vítimas moderadas, 29 vítimas leves e 12 vítimas ilesas.

Estiveram no local a Polícia Militar Rodoviária, Corpo de Bombeiros, SAMU e equipes da concessionária. Às 11h15, o ônibus foi removido ao canteiro central e posteriormente recolhido.

A alça de retorno precisou ser interditada durante o atendimento da ocorrência, mas foi liberada às 10h10.

Apesar do ônibus ter cadastro na ARTESP, com vencimento em 9/10/2023, ele estava realizando transporte interestadual de passageiros, não fazendo parte da jurisdição da agência reguladora, e sim da ANTT.

Vale destacar também que mesmo não estando realizando transporte intermunicipal, o veículo já foi suspenso na ARTESP, e para realizar este serviço terá que ser submetido a uma auditoria de vistoria para demonstrar que o veículo possui condições dentro dos critérios da fiscalização da ARTESP para  transportar passageiros com segurança.”

Irresponsabilidade

O sinistro ocorrido na madrugada deste domingo (17), por volta de 2h50, resultou em 31 feridos, sendo 2 em estado grave e 29 leves. Pelas características do sinistro, há indícios de excesso de velocidade ou cochilo ao volante. A Polícia Civil vai apurar as causas.

Conscientização

O portal Estradas vem realizado, há anos, alertas – por meio de campanhas e matérias especiais – sobre como fazer uma viagem de transporte de passageiros com segurança. Inclusive, ainda está em vigor a campanha “Viajar de ônibus é ótimo! Mas, depende da empresa!“, que traz dicas e faz alertas sobre os cuidados que as pessoas precisam ter antes de contratar uma empresa de ônibus ou mesmo numa viagem regular.

A campanha, idealizada pelo SOS Estradas, traz 20 dicas úteis para quem vai viajar de ônibus com segurança, ou pelo menos, saber dos riscos que corre. Caso você tenha dicas para dar, não deixe de colaborar e registre seu comentário.

Uma escolha errada pode ser uma viagem sem volta!

Na hora de decidir com quem viajar, dê sempre preferência às empresas que priorizam a sua segurança e respeitam os seus motoristas.

Não coloque sua segurança em risco por preço. O barato pode sair caro
Veja se a empresa está autorizada a realizar a viagem no site do órgão responsável.

Eis algumas dicas para viajar mais seguro:

  • Para viagens interestaduais cheque no site da ANTT: www.antt.gov.br; nos estados, o órgão competente. Por exemplo, em São Paulo, é a Artesp, no site: www.artesp.sp.gov.br
  • Pela placa, é possível o passageiro saber se a empresa está com o cronotacógrafo, a caixa-preta do transporte rodoviário, em dia. Certificação do Inmetro vencida significa que a empresa não cumpre a lei e você pode ficar na estrada, esperando outro ônibus.
  • Quando dois motoristas estiverem revezando em viagens longas e o descanso for no assento do ônibus, tudo indica que estão trabalhando em excesso de jornada.
  • Nas excursões, pergunte sempre onde o motorista vai dormir quando chegar no destino.
  • Caso seja no próprio ônibus, significa que não terá condições de descanso adequado. A não ser que você considere que dormir num bagageiro seja local de repouso para quem transporta vidas.
  • Estudos de medicina do sono indicam que quando o motorista passa de duas horas de direção contínua, começa a perder os reflexos. Quando passa de 4 horas, o risco de ocorrer uma tragédia é muito grande. Verifique antes como funcionam as paradas.
  • Nunca viaje em empresas que usam como marketing oferecer viagens sem parada em trajetos superiores a 250 km. Empresa que não faz parada pode levar você para o hospital ou cemitério.
  • Nas viagens longas, sem parada, o banheiro do veículo, normalmente, fica em péssimas condições de higiene.
  • Idosos, gestantes e pessoas com dificuldade de locomoção correm o risco de cair e sofre lesões quando vão usar o banheiro do ônibus.
  • Muitas horas sentado representa risco de embolia pulmonar. Mais uma razão para as paradas.
  • Amamentar o bebê no veículo em movimento pode representar um risco.
  • Ficar em pé no veículo em movimento representa risco de morte. Basta uma freada brusca a 80km/h para que você possa sofrer uma queda com graves lesões. Numa colisão, a chance de óbito é grande.
  • Memorize sempre o nome da empresa e o prefixo do ônibus na hora da parada.
    Fique atento ao tempo na parada informado pelo motorista.
  • O motorista tem obrigação de alertar os passageiros no início da viagem sobre a importância do uso do cinto. Valorize essa atitude.
  • Quando a viagem inicia, significa que o motorista já está trabalhando por, pelo menos, 1 hora. É o tempo da chegada na garagem, verificação das condições do veículo e da documentação. Além do deslocamento até a rodoviária ou local onde os passageiros embarcam. Portanto, considere isso jornada de trabalho.
  • A legislação prevê que o motorista de ônibus pode trabalhar 8 horas por dia, 48 horas por semana. Com previsão de 2 horas extras e 4 horas em situações excepcionais.
  • Fique sempre atento aos seus pertences no ônibus, principalmente quando sair do veículo por qualquer motivo.
  • Tenha água no veículo e alimentos leves. Você pode ficar parado na estrada no caso de acidente ou engarrafamento.
  • Acomode a bagagem de bordo com cuidado. Não coloque sua segurança e dos demais em risco com bagagens pesadas ou colocadas no compartimento acima da cabeça de forma negligente.

Além dessas dicas, procure levar um casaco porque o ar condicionado dos ônibus não é individual e você não tem como controlar a temperatura.

Lembre-se que equipamentos eletrônicos podem ser utilizados, mas com fones de ouvido para não prejudicar os demais. Caso precise tomar algum medicamento durante o trajeto, tenha o remédio à mão.

Valorize o motorista do ônibus, ele cuida da sua segurança. Mas não deixe de informar as autoridades sobre comportamentos de risco ao volante. Não discuta com o condutor, apenas faça a denúncia. Você pode inclusive ligar para o 191 da Polícia Rodoviária Federal  (PRF) quando estiver num veículo em que o motorista dirige de forma perigosa.

Saiba mais sobre os seus direitos em viagens interestaduais no site da ANTT e nas estaduais nos órgãos responsáveis.

Questões pertinentes ao excesso de jornada dos motoristas podem ser denunciadas no site do Ministério do Trabalho e/ou no Ministério Público do Trabalho.

Ajude as autoridades a manter o transporte rodoviário seguro. Afinal, a vida de muita gente depende disso.

Bagagens

Para quem não  sabe, o transporte de bagagens em viagens rodoviárias – interestaduais e estaduais – também tem limites. Diante disso, é preciso estar atento ao que levar.

É permitido levar até 30 quilos de bagagem no bagageiro que fica na parte de fora do ônibus. O volume da bagagem não deve ultrapassar 300 decímetros cúbicos, e a dimensão máxima permitida ao volume é de 1 metro.

Antes de entrar no ônibus, o passageiro deve ficar atento á identificação de sua bagagem, que é feita por um funcionário da empresa de ônibus. Em seguida, a mala recebe uma identificação e o usuário uma 2ª via dessa etiqueta de identificação, e a empresa fica com a 3ª via dessa etiqueta. No destino final da viagem, o usuário deverá apresentar essa 2ª via da etiqueta ao representante da empresa de ônibus.

BAGAGENS: Para quem não  sabe, o transporte de bagagens em viagens rodoviárias – interestaduais e estaduais – também tem limites. Diante disso, é preciso estar atento ao que levar. Foto: Aderlei de Souza

Bagageiro interno

Já no bagageiro interno, na parte acima das poltronas, é possível carregar até cinco quilos, e o volume não deve comprometer o conforto e a segurança dos demais passageiros. As bolsas e malas do porta-embrulhos são acomodadas ali pelos próprios passageiros.

Como saber se a viagem está autorizada

No site da ANTT, é possível saber quais os direitos e deveres em viagens rodoviárias interestaduais. https://portal.antt.gov.br/resultado/-/asset_publisher/m2By5inRuGGs/content/id/496716

No site da Artesp, é possível descobrir se uma empresa está regularizada. http://extranet.artesp.sp.gov.br/transportecoletivo/empresa/consulta/

Telefones úteis em casos de emergência:

ANTT – 161
Artesp – 0800 727 83 77
DER-SP – 0800 055 55 10
PRF – 191
Polícia Militar Rodoviária de SP – (11) 3327-2727