De acordo com o Corpo de Bombeiros (CB), ocorrência foi registrada próximo ao trevo do parque de exposições de Umuarama. Estradas apurou que ônibus está com cronotacógrafo vencido
Mais um acidente (sinistro) que poderia ter sido evitado, caso os envolvidos fossem preocupado com a segurança de todos que trafegam pelas estradas brasileiras. Desta vez, o ônibus Volkswagen e o caminhão Ford Cargo se envolveram numa colisão frontal na PR-323, em Umuarama (PR), na tarde de sábado (18), que resultou em três pessoas feridas.
O Estradas apurou que o ônibus não poderia circular, uma vez que está com o cronotacógrafo (tacógrafo) vencido, desde fevereiro de 2021. Se a empresa e o condutor fossem conscientes e responsáveis, não teria ocorrido mais esse sinistro, porque, pela lei, é proibido o trânsito de veículos quando há irregularidades no tacógrafo.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, uma das vítimas teve ferimentos com mais gravidade, e foi socorrido pela equipe ao hospital da região. Por conta da colisão, a pista ficou interditada, uma vez que se trata de pista simples. O trecho onde ocorreu o sinistro é proibido para ultrapassagens.
Segundo os militares, a colisão frontal ocorreu próximo ao trevo do parque de exposições de Umuarama.
De acordo com os bombeiros, o caminhão Ford Cargo, modelo 2428 CN, placas AVL5D55, de Umuarama (PR), ano 2011, transportava chumbo; enquanto o ônibus Volkswagen, modelo Comil Campione R, placas AJS2A58, ano 2001, de Tapejara (PR), transportava funcionários de uma empresa em Palotina (PR).
Segundo a Corporação, o motorista do ônibus, de 53 anos, não se feriu. No coletivo, havia três passageiros. Um dos feridos teve suspeita de fratura no quadril e se queixava de muitas dores no corpo. O outro passageiro foi socorrido, mas aparentemente estava bem.
No caminhão estava apenas o condutor. Não foi possível saber informações de seu estado de saúde. A ocorrência foi atendida também pela Polícia Rodoviária Estadual de Cruzeiro do Oeste (PR). A Polícia Civil irá investigar as causas do sinistro.
Ônibus com cronotacógrafo vencido
Assim como as aeronaves têm sua ‘caixa preta’, os caminhões, os ônibus, as vans e suas variações são obrigados a utilizar o cronotacógrafo, mais popularmente conhecido como tacógrafo.
As informações que ele fornece são essenciais para a gestão do transporte seguro, controlar jornada de trabalho, abuso de velocidade, bem como evitar sinistros ou apurar responsabilidades quando eles ocorram.
O equipamento é destinado a indicar e registrar, de forma simultânea, inalterável e instantânea, a velocidade e a distância percorrida pelo veículo, em função do tempo decorrido, assim como os parâmetros relacionados com o condutor do veículo, tais como: o tempo de trabalho; período de parada e de direção.
Nessa apuração do Estradas foi possível verificar que a verificação do Inmetro está vencida desde 8/2/2021. Portanto, desde essa data, a empresa não poderia liberar o veículo para transitar.
Pelo que se observa, empresa e condutor não estão preocupados com segurança deles nem com a dos demais usuários das estradas brasileiras.
Com relação ao caminhão Ford Cargo, a reportagem apurou que o veículo está com o tacógrafo em dia; porém, conforme o site do Detran-PR, que o veículo foi autuado nove vezes, entre agosto e novembro de 2022, sendo que sete delas foram por excesso de velocidade. Já nos sistemas do Dnit, PRF não há registros recentes.