IRRESPONSABILIDADE: Motorista sem curso para transporte escolar e ônibus com diversas irregularidades foram os flagrantes feitos pela PRF de PE, na tarde desta terça (28), na BR-424, em Pedra (PE). Foto: Divulgação/PRF-PE

Falta de autorização para o transporte de estudantes, mau estado de conservação do veículo; falta de cinto de segurança e cronotacógrafo quebrado foram ‘algumas’ das infrações flagradas

Ônibus escolar com mais de dez infrações de trânsito foi recolhido, nesta terça-feira (28), em Pedra, no Sertão de Pernambuco, depois de ser flagrado pelos inspetores da Polícia Rodoviária Federal (PRF) transitando pela BR-424.

Segundo os inspetores, durante fiscalização na rodovia, o veículo – a serviço da Prefeitura Municipal de Pedra (PE) – foi parado no km20. Dentro dele, o motorista, que não tem autorização para fazer esse tipo de serviço – levava 20 estudantes, com idades entre 10 anos e 13 anos.

Após contato com o condutor, os inspetores iniciaram checagem minuciosa, na qual resultou em: motorista sem curso para realizar o transporte escolar; ônibus sem autorização para o serviço.

Além disso, os policiais verificaram os pneus do veículo em péssimo estado (‘carecas’) e a lataria em mau estado de conservação.

PNEUS CARECAS: Entre os itens flagrados pelos policiais, estão os pneus ‘carecas’, porta e cronotacógrafo quebrados. Foto: Divulgação/PRF-PE

De acordo com os policiais, outros itens checados deram conta das seguintes falhas:

  • Farol danificado
  • Mau funcionamento dos cintos de segurança (motorista e passageiros)
  • Licenciamento atrasado
  • Falta de extintor de incêndio
  • Bancos danificados
  • Porta de passageiros quebrada
  • Velocímetro sem funcionar
  • Cronotacógrafo* sem funcionar

Segundo a Corporação, o cronotacógrafo (tacógrafo) é item obrigatório e registra a velocidade média do veículo, o tempo de direção e a distância percorrida.

FALTA DE SEGURANÇA: Cinto de segurança que não segura nem protege e bancos rasgados. Condutor recebeu mais de dez multas. Foto: Divulgação/PE

Por conta das irregularidades, a PRF emitiu as devidas autuações e recolheu o ônibus para o pátio. Os responsáveis pelos alunos foram acionados para buscar os filhos.

O caso será encaminhado ao Ministério Público de Pernambuco (MPPE), que já apura o incêndio a um ônibus ocorrido no dia 28 fevereiro deste ano, também em Pedra (PE).